Centro
Área central de Brasília
Flavio R. Cavalcanti - 23 Ago. 2012
4 – (...) Lateralmente à intersecção
dos dois eixos, mas participando funcionalmente e em termos de composição
urbanística do eixo monumental, localizaram-se o setor bancário
e comercial, o setor dos escritórios de empresas e profissões
liberais, e ainda os amplos setores do varejo comercial.
Lúcio
Costa, Relatório
do Plano Piloto de Brasília
Alguns setores do centro de Brasília correspondem, de fato, ao que sugerem seus nomes e siglas.
É o caso do Setor Hoteleiro Norte (SHN) e do Setor Hoteleiro Sul (SHS), que concentram inúmeros hoteis, a pequena distância do Centro de Convenções, estádio Mané Garrincha, ministérios, Três Poderes, tribunais superiores, autarquias e empresas estatais.
O Conjunto Cultural da República entre a plataforma Rodoviária e a Esplanada dos Ministérios reúne o Teatro Nacional de Brasília, o Museu Nacional, a Biblioteca Nacional de Brasília. O Setor Esportivo reúne o Estádio Mané Garrincha, o Ginásio Esportivo e o Autódromo de Brasília.
Ainda junto à plataforma Rodoviária, o shopping center Conjunto Nacional Brasília faz jus ao nome do Setor de Diversões Norte (SDN); e sob vários aspectos o conjunto Conic faz jus ao nome de Setor de Diversões Sul.
Também fazem jus a seus nomes o Setor Médico Hospitalar Norte (SMHN) e o Setor Médico Hospitalar Sul (SMHS), onde se localizam alguns dos principais hospitais de Brasília, e certo número de clínicas.
Não é tanto o caso do Setor Comercial Sul (SCS), nem do Setor Comercial Norte (SCN), que na parte baixa (abaixo da Avenida W3) concentram prédios de escritórios. Só na parte alta (acima da W3), foram implantados shopping centers Pátio Brasil e Venâncio 2000 no início da W3 Sul; Brasília Shopping e Venâncio 3000 no início da W3 Norte , próximos aos hoteis da parte alta.
O Setor Bancário Sul reúne prédios dos principais bancos estatais Banco do Brasil, Banco de Brasília, BNDES, Banco Central, Caixa Econômica Federal , mas não aglomera agências importantes de atendimento ao público.
|