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Agenda do Samba e Choro
Brasília em fotografia feita por satélite em 7 de Outubro de 2008
Conurbação Brasília-oeste em fotografia de satélite em 7 de Outubro de 2008: o cinturão verde que deveria envolver a cidade e proteger a bacia hidrográfica
do Paranoá — o Contorno — foi totalmente rompido a oeste da Asa Sul, formando uma urbanização quase contínua (“conurbação”) da área central
de Brasília até Ceilândia e Recanto das Emas. Com isso, as áreas conurbadas envolveram as nascentes e bacias de captação de águas dos córregos do
Guará, Vicente Pires, Águas Claras e Riacho Fundo, tributários do Paranoá

Bibliografia
braziliense

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

A mudança da capital

Brasília: história de uma ideia

Brasília: antecedentes históricos

  

Bibliografia
braziliana

A ilha do dia anterior - 18 Set. 2014

Chegou o governador - 12 Set. 2014

Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid - 3 Out. 2013

Da Monarquia à República - 25 Set. 2013

O Cosmos de Humboldt - 2011

Longitude - 2011

A filha de Galileu - 2011

  

Bibliografia
Ferroviária

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

• Viagem pitoresca e histórica ao Brasil - Jean Baptiste Debret - 15 Mai 2013

• Corcovado: a conquista da montanha de Deus - 16 Mar 2013

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Distrito Federal
Brasília, cidades satélites, bairros, condomínios e Entorno do DF


 
Flavio R. Cavalcanti

Quando o Distrito Federal foi demarcado pelo Serviço Geográfico do Exército, — e JK estava apenas iniciando sua campanha pela Presidência da República, — Planaltina e Braslândia já existiam.

Um movimento popular de reivindicação de direitos, — já durante a construção de Brasília, — fez a cúpula da Novacap planejar, às pressas, a vila de Taguatinga, junto ao Contorno da bacia hidrográfica do Paranoá.

O plano urbanístico de Lúcio Costa, — Plano Piloto de Brasília, — previa a criação de cidades satélites só num futuro ainda considerado distante, na época. Mas a necessidade de planejar às pressas a vila de Taguatinga fez com que se iniciasse logo o planejamento de mais duas cidades satélites.

Uma delas, destinada a funcionários públicos, inicialmente seria localizada nas proximidades da represa do Paranoá, mas não houve concordância, e afinal foi localizada na antiga fazenda do Gama, — cujo nome recebeu, — bem longe do Contorno.

A outra cidade satélite planejada, — com projeto urbanístico corrigido e aprovado por um representante de Lúcio Costa, — deveria servir de base à colonização e produção rural para o abastecimento de Brasília. Foi localizada na área da antiga fazenda Sobradinho, também afastada do Contorno.

Uma imprevidência, — as águas do lago Paranoá, em formação, já subiam em direção aos candangos da Vila Amaury, — justificou novo improviso, levando inúmeras famílias para Sobradinho, ainda sem infraestrutura ou projeto de desenvolvimento rural.

Para atrair uma classe social mais "elevada", — e que não mostrava interesse em morar na nova capital, — desde cedo se planejou o Setor de Mansões Parkway (SMPW), dentro do Contorno, com terrenos enormes, muitos deles presenteados, e os demais vendidos a preço baixíssimo, facilitado a perder de vista.

Também não houve planejamento para assentar e engajar os candangos e famílias da Cidade Livre (Núcleo Bandeirante) e diversos acampamentos, — Paranoá, Vila Planalto, Metroplitana, Candangolândia, DNOCS etc.

O Núcleo Bandeirante acabou sendo fixado não muito tempo depois da inauguração de Brasília, — mas permaneceu "engessado" durante muitos anos. Os "acampamentos" menores, só foram legalmente fixados após a redemocratização, quando muitos dos pioneiros e seus descendentes já tinham desistido e vendido os "direitos" a outros.

O Cruzeiro fazia parte ou foi incluído no Plano Piloto de Brasília como setor residencial ligado ao abastecimento (SIA). Com a mesma função, em tese, na década de 60 foi criado o SRIA ou Guará.

Outro projeto de agrovila foi iniciado em São Sebastião.

O êxodo rural, — permanente, desde a construção da cidade, — e outros fatores fizeram com que Brasília e o novo Distrito Federal rapidamente ultrapassassem todas as previsões de expansão urbana.

A redemocratização do país, a partir de 1985, encontrou o Distrito Federal excessivamente "engessado", com grande déficit de moradias, falência da função social da Shis e desativação do antigo BNH. Lote (ou promessa) tornou-se moeda eleitoral. Invasões, — de todas as classes sociais e empresariais, — foram praticamente liberadas, quando não incentivadas e organizadas.

O cinturão verde que deveria envolver a cidade e proteger a bacia hidrográfica do Paranoá, — o Contorno,w — foi totalmente rompido a oeste da Asa Sul, formando uma urbanização quase contínua (“conurbação”) da área central de Brasília até Ceilândia e Recanto das Emas.

Com isso, as áreas conurbadas envolveram as nascentes e bacias de captação de águas dos córregos do Guará, Vicente Pires, Águas Claras e Riacho Fundo, tributários do Paranoá

   

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Metrô de Salvador entra em operação experimental - 11 Jun. 2014

Trem Vitória - Belo Horizonte volta a circular - 2 Jan. 2014

Trem Vitória - Belo Horizonte oferece desconto de 20% nas Festas, Férias e Carnaval - 5 Nov. 2013

“Trens do Brasil” - série de reportagens da TV Record - 22 Jul. 2013

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Brasília em fotografia feita por satélite em 17 de Novembro de 1990
Conurbação Brasília-oeste em fotografia feita por satélite em 17 de Novembro de 1990, quando várias das atuais áreas urbanas
a oeste da Asa Sul ainda não existiam, ou apenas começavam a ser ocupadas. Fonte: Nasa
Mapa simplificado do Distrito Federal e algumas cidades do Entorno
Mapa simplificado do Distrito Federal e algumas cidades do Entorno, com indicação dos trilhos do Metrô (vermelho, verde laranja)
e da ferrovia (em ocre), e algumas estradas principais
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