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Maquete da estação ferroviária
"Estão previstas, ao todo, cinco plataformas, mas no início só serão construídas duas"

A nova estação de Brasília

Revista "Refesa", (1972?)
Acervo: José Emílio Buzelin (SPMT) / Pesquisa e digitalização: Chris R.

A estação ferroviária de Brasília, cujas obras estão sendo iniciadas, deverá estar concluída em março de 1974, segundo anunciou o ministro Mário Andreazza, dos Transportes, quando lhe foi apresentada a maquete do projeto.

Estrategicamente situada no prolongamento do Eixo Monumental, próximo ao Setor de Indústria e Abastecimento, a futura Estação de Passageiros, projetada por Oscar Niemeyer, se constituirá num dos mais belos edifícios da capital.

Simples e funcional, mas também arrojada em termos de arquitetura do gênero, a Estação terá três pavimentos destinados à administração, um subsolo de aproximadamente 7 mil metros quadrados e pavimento térreo de 6 mil m2. Ao todo terá a Estação 27 mil metros quadrados de área coberta, incluindo cinco plataformas com 280 metros cada uma, a fim de possibilitar a operação simultânea de seis composições. Inicialmente, só serão construídas duas, interligadas entre si e ao prédio da administração.

Orçado em 21 milhões já consignados no Programa Plurianual de Investimentos para o triênio 72 / 74, o terminal ferroviário de Brasília será dotado de toda a aparelhagem moderna e de todas as comodidades exigidas para uma Estação do seu porte. Possuirá dois restaurantes, posto médico, guarda-volume, cabines telefônicas, posto policial, túneis de acesso, escadas rolantes etc. O (...) estacionamento da Estação terá uma área de 42 mil metros quadrados, capaz de receber um número elevado de veículos, de forma a evitar congestionamento de tráfego, proporcionando maior conforto.

   
Maquete da estação ferroviária apresentada ao ministro
"A maquete da estação é apresentada ao ministro dos Transportes e outras autoridades de Brasília, convidadas para o ato"
     

Brasília construirá moderna estação ferroviária em 2 anos

Revista "Refesa", Jul-Ago 1970, p. 30
Acervo: José Emílio Buzelin (SPMT) / Pesquisa e digitalização: Chris R.

Dentro de dois anos Brasília contará com moderníssima estação ferroviária. Convênio nesse sentido foi assinado entre o Departamento Nacional de Estradas de Ferro e a Novacap, ficando assentado que a execução dos trabalhos deverá ser feita dentro de um prazo de 24 meses, com um orçamento global de 30 milhões de cruzeiros.

O convênio estabelece ainda que caberão à Novacap os serviços de urbanização do pátio da estação e suas imediações, construção de todas as vias de acesso rodoviário, extensão das redes de eletricidade, água e esgotos.

Brasília é hoje atingida por trens de carga e de passageiros, estes de luxo, com partidas de Belo Horizonte (5ª Divisão - Centro-Oeste) e de Campinas, São Paulo (Estrada de Ferro Mogiana). Caberá à RFFSA o uso das instalações da estação ferroviária do Distrito Federal.

Na mesma edição...

Nova ligação de Uberaba a Ribeirão Preto

Foram iniciadas as obras de construção da variante ferroviária de Ribeirão Preto a Uberaba, na estrada de ferro Mogiana, que encurtará a distância entre as duas cidades de 210 para 173 quilômetros, em melhores condições técnicas, proporcionando um rendimento muito maior do que a simples diferença de quilometragem.

As obras, no valor de 145 milhões de cruzeiros, estão sendo financiadas pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro, do Ministério dos Transportes, e pelo governo de São Paulo, ao qual pertence aquela ferrovia. O prazo para execução é de 28 meses e em 1972 o novo trecho já estará em utilização.

  

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