A nova estação de Brasília
Revista "Refesa", (1972?)
Acervo: José Emílio Buzelin
(SPMT) / Pesquisa
e digitalização: Chris R.
A estação ferroviária
de Brasília, cujas obras estão sendo iniciadas, deverá
estar concluída em março de 1974, segundo anunciou o ministro
Mário Andreazza, dos Transportes, quando lhe foi apresentada a
maquete do projeto.
Estrategicamente situada no prolongamento do Eixo
Monumental, próximo ao Setor
de Indústria e Abastecimento, a futura Estação
de Passageiros, projetada por Oscar Niemeyer, se constituirá num
dos mais belos edifícios da capital.
Simples e funcional, mas também arrojada em termos de arquitetura
do gênero, a Estação terá três
pavimentos destinados à administração, um subsolo
de aproximadamente 7 mil metros quadrados e pavimento térreo de
6 mil m2. Ao todo terá a Estação 27 mil metros quadrados
de área coberta, incluindo cinco plataformas com 280 metros cada
uma, a fim de possibilitar a operação simultânea de
seis composições. Inicialmente, só serão construídas
duas, interligadas entre si e ao prédio da administração.
Orçado em 21 milhões já consignados no Programa
Plurianual de Investimentos para o triênio 72 / 74, o terminal ferroviário
de Brasília será dotado de toda a aparelhagem moderna e
de todas as comodidades exigidas para uma Estação do seu
porte. Possuirá dois restaurantes, posto médico, guarda-volume,
cabines telefônicas, posto policial, túneis de acesso, escadas
rolantes etc. O (...) estacionamento da Estação terá
uma área de 42 mil metros quadrados, capaz de receber um número
elevado de veículos, de forma a evitar congestionamento de tráfego,
proporcionando maior conforto.
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"A maquete da estação é apresentada ao ministro
dos Transportes e outras autoridades de Brasília, convidadas para
o ato"
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Brasília construirá moderna estação ferroviária
em 2 anos
Revista "Refesa", Jul-Ago 1970, p. 30
Acervo: José Emílio Buzelin (SPMT)
/ Pesquisa e digitalização: Chris R.
Dentro de dois anos Brasília contará com moderníssima
estação ferroviária. Convênio nesse sentido foi assinado
entre o Departamento Nacional de Estradas de Ferro e a Novacap, ficando assentado
que a execução dos trabalhos deverá ser feita dentro de
um prazo de 24 meses, com um orçamento global de 30 milhões de
cruzeiros.
O convênio estabelece ainda que caberão à Novacap os serviços
de urbanização do pátio da estação e suas
imediações, construção de todas as vias de acesso
rodoviário, extensão das redes de eletricidade, água e
esgotos.
Brasília é hoje atingida por trens de carga e de passageiros,
estes de luxo, com partidas de Belo Horizonte (5ª Divisão - Centro-Oeste)
e de Campinas, São Paulo (Estrada de Ferro Mogiana). Caberá à
RFFSA o uso das instalações da estação ferroviária
do Distrito Federal.
Na mesma edição...
Nova ligação de Uberaba a Ribeirão Preto
Foram iniciadas as obras de construção da variante ferroviária
de Ribeirão Preto a Uberaba, na estrada de ferro Mogiana, que encurtará
a distância entre as duas cidades de 210 para 173 quilômetros, em
melhores condições técnicas, proporcionando um rendimento
muito maior do que a simples diferença de quilometragem.
As obras, no valor de 145 milhões de cruzeiros, estão sendo
financiadas pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro, do Ministério
dos Transportes, e pelo governo de São Paulo, ao qual pertence aquela ferrovia.
O prazo para execução é de 28 meses e em 1972 o novo trecho
já estará em utilização.
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