Metrô DF - Brasília
Estação Guará
A estação Guará foi aberta ao público sem alarde, no dia XXXX, após o cancelamento (também discreto) da inauguração festiva, prevista para poucos dias antes.
Mais do que meros atrasos em um ou outro detalhe da obra, pode ter pesado no cancelamento a turbulência política e administrativa no governo do Distrito Federal.
O maior corpo visível ao nível do terreno é a cobertura das plataformas (subterrâneas) de parada dos trens para embarque e desembarque de passageiros.
Situa-se, paralelamente, a poucos centímetros da Via de Contorno do Guará II [Mapa], que nesse ponto se alarga para o acostamento dos ônibus que farão a integração local com o Metrô.
Espaço bem mais amplo é o que existe do outro lado dos trilhos a faixa de domínio das linhas de transmissão de Furnas Centrais Elétricas, que separa o Guará II do Guará I.
A faixa de Furnas parece ser o único espaço disponível para o centro comercial anunciado nas notícias oficiais.
Não há sinal de cobertura no ponto de ônibus ao lado das plataformas, nem do ponto até os acessos ao Metrô, alguns metros à direita (fora das fotos), ou até o futuro centro comercial, ainda por construir.
|