Passageiros embarcam e desembarcam na primeira plataforma, fechada por
biombos de fibra de vidro para vedar o acesso, exceto pela passarela controlada.
Para completar a vedação, uma grade metálica impede
o acesso à segunda plataforma. Uma guarita com cancela controla
a entrada dos ônibus.
O acesso ao piso superior permanece vedado
por uma corrente no início da escadaria.
O subsolo é vedado por grades de
aço — tanto na escadaria interna, quanto nas duas extremidades
da pista inferior, e na direção por onde se estenderia às
plataformas seguintes. Funcionam ali o posto da Polícia Civil e
alguns serviços, porém o acesso é restrito.
Entre os quiosques: espaço fechado, iluminação desligada
(13-5-2004, 10h02)
A estação EBZ
A segunda plataforma, separada dos ônibus por uma grade,
permanece ferroviária, embora apenas para o pessoal
ligado à FCA e atividades relacionadas. O acesso se dá
por um portão que permanece fechado.
Sobre a extremidade sul da plataforma foi construído um
conjunto de duas salas (com ampla vidraça), para controle
dos trens. É onde funciona atualmente a chefia da estação
(ferroviária).
Por necessidade operacional, foi improvisada uma terceira plataforma
— estreita, com cobertura diferente, e desalinhada do projeto original
—, onde permanecem estacionados um carro e três vagões
de serviço, sem uso há anos.
O que será
O governo do Distrito Federal já anunciou a construção
de um novo terminal de ônibus interestaduais — ao lado da
Estação Shopping
do Metrô, na Estrada Parque Indústria
e Abastecimento (EPIA), e próximo à Estação
Asa Sul / Integração
Ônibus-Metrô (estação para ônibus
urbanos).
Com a liquidação da RFFSA, em princípio a
Estação Ferroviária passa ao controle da União
(a menos que tenha sido transferida para o GDF). Caso o governo
do Distrito Federal não tenha mais interesse no prédio,
o que será feito dele?
A experiência de Goiânia — entre outras cidades cujas
estações ferroviárias acabaram cercadas
pela expansão urbana — lembra o que pode ocorrer com uma
área enorme, subutilizada, cercada de valorização
imobiliária (e interesses) por todos os lados.
Caso o trem-bala Brasília - Goiânia venha a
se concretizar, a Estação Ferroviária de Brasília
poderia, finalmente, cumprir (ao menos em parte) sua função
original.
A estação de Goiânia, porém, já
não pode, uma vez que a ferrovia já não dispõe
de uma faixa de domínio para chegar até ela.
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