Página inicial do site Brasília
Página inicial do site Brasília
 
   
   
Agenda do Samba e Choro
Croqui (desenho) apresentado por Lúcio Costa no concurso para escolha do "Plano Piloto" de Brasília
Croqui apresentado por Lúcio Costa no concurso para escolha do "Plano Piloto" de Brasília.
Não eram previstas as quadras "400", nem as quadras "700", e o Eixo Rodoviário seria
cerca de 2 quadras mais acima (oeste), mais ou menos onde hoje é a avenida W3.
O aeroporto seria no final da Asa Sul. As modificações foram sugeridas pelos jurados.

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

  

Bibliografia
braziliana

Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Plano Lúcio Costa
O Plano Piloto de Brasília


Flavio R. Cavalcanti - Ago. 2012

Lúcio Costa afirma não pretendia participar do concurso para escolha do “Plano Piloto” da nova capital, e partiu em viagem aos Estados Unidos.

Só ao final do prazo de inscrições teria sentido necessidade de se desvencilhar de uma ideia que — segundo suas palavras — tinha surgido, quase pronta, em sua mente, durante a viagem de volta ao Brasil.

Mandou comprar algumas folhas de papel de desenho, alguns lápis de desenho, uma caixa de lápis de cor, e esboçou a ideia — um texto escrito à mão, com 15 desenhos simples e um plano geral a cores.

Foi entregue minutos após o encerramento do prazo oficial.

Logo nas primeiras linhas desculpava-se pela apresentação — perante trabalhos cuidadosamente elaborados por equipes dos maiores escritórios de arquitetura do país — e propunha, singelamente, a [piedosa?] ficção de estar não concorrendo, mas apenas apresentando uma ideia, que não havia procurado, e quase que só por desencargo de consciência. Declarava, de início, não ter pretensão de desenvolver o projeto, colocando-se apenas à disposição, como mero consultor eventual, caso sua proposta viesse a ser adotada.

As primeiras reações do júri do concurso, aparentemente, foram de perplexidade. Sir William Holford, [arquiteto ou urbanista?] britânico [responsável etc.] afirma ter lido, relido, e — lá pela terceira leitura — finalmente compreendido, maravilhando-se.

Os relatos e depoimentos dos membros do júri — dos dois lados de um conflito com direito a denúncia insinuando verdadeiro escândalo — dão a entender que, a partir dali, o julgamento já estava decidido para a maioria (menos um).

Legendas do Plano Piloto de Brasília desenhado por Lúcio Costa
Plano Piloto de Brasília | Relatório Lúcio Costa
Fig. 1 e 2 | Fig. 3 e 4 | Fig. 5 a 7 | Fig. 8 | Fig. 9 | Fig. 10 a 12 | Fig. 13 a 15
A escolha do Plano Piloto | Edital da Novacap | Esclarecimentos | Carta ao IAB | Concorrentes | Relatório do Júri | Livro
Marcos históricos de Brasília
O Plano Piloto de Lúcio Costa | A escolha do Plano Piloto | O lago de Glaziou
A origem do Catetinho | Vida e morte de Bernardo Sayão
O massacre da Pacheco Fernandes
A logística da mudança | Os trens experimentais | A chegada do trem
A Pedra Fundamental | Missão Cruls | Relatório Cruls
Carta de Formosa | Emenda Lauro Müller
A idéia mudancista | Documentação
   

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Bibliografia

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

Acompanhe

     

Busca no site
  
  
Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade