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Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

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Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

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Brasília: a construção da nacionalidade

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Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Edital do Concurso Nacional
do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil

A escolha do
Plano Piloto” de Brasília

Flavio R. Cavalcanti

A construção da cidade seguiu um projeto urbanístico — o "Plano Piloto de Brasília" — escolhido em concurso de âmbito nacional promovido pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial da União de 30-Set-1956.

A Novacap havia sido criada, oficialmente, oito dias antes, em 22-Set-1956. Tinha um presidente, três diretores, conselho administrativo e conselho fiscal:

  • Presidente - Israel Pinheiro, engenheiro, deputado federal pelo PSD
  • Diretor Administrativo - Ernesto Silva, médico
  • Diretor Técnico - Bernardo Sayão, engenheiro
  • Diretor Financeiro - Íris Meinberg, da lista tríplice apresentada pela UDN, principal partido de oposição

Diante das consultas formuladas pelos concorrentes, informações complementares foram apresentadas em correspondência ao Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

  • Inicialmente, foi sondado o arquiteto francês Le Corbusier, que considerou mais adequado construir a nova capital com um projeto de arquitetos brasileiros.

O plano piloto deveria considerar o lago a ser formado pela represa do Paranoá e os locais fixados para o Palácio da Alvorada, o Brasília Palace Hotel e o Aeroporto — as inscrições no concurso ainda estavam em andamento, quando a primeira turma de trabalhadores chegou a Brasília para iniciar a construção da pista do aeroporto definitivo. O palácio e o hotel começaram a ser construídos em 1957 e foram inaugurados em 1958.

  • Em 1958 teve início a construção do Congresso Nacional (em estrutura metálica), do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, já de acordo com o projeto de Lúcio Costa, formando uma praça triangular — a praça dos Três Poderes.

O júri do concurso foi formado por:

  • Israel Pinheiro - Presidente da Novacap
  • Oscar Niemeyer - Diretor do Departamento de Urbanismo e Arquitetura da Novacap
  • Hildebrando Horta Barbosa - Representante do Clube de Engenharia
  • Paulo Antunes Ribeiro - Representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB)
  • William Holford
  • André Sive
  • Stamo Papadaki

Lúcio Costa foi um dos últimos a se decidir a participar do concurso (o 22° num total de 26 concorrentes) e sua apresentação — páginas manuscritas, com alguns esboços feitos a mão — chegou a causar constrangimento. Principalmente ao ser declarado vencedor.

O júri começou por selecionar 10 projetos finalistas e, embora fossem previstos prêmios para os cinco primeiros colocados, considerou quatro à altura da nova capital, antes de chegar ao vencedor.

O relatório indicando esses quatro projetos valeu uma disputa após ser declarado o resultado final — um deles argumentou que seus quatro autores deveriam ser chamados a participar coletivamente na elaboração de um projeto final.

   

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

  • Segunda a Sexta - R$ 3,00
  • Sábados, Domingos e Feriados - R$ 2,00
  • Estudante - Passe Livre

Achados e perdidos

Trens de passageiros

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São Luís - Parauapebas

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Expresso da Mantiqueira
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Cruzeiro do Sul
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