Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Gráfico da evolução do transporte ferroviário de cargas, exceto bagagens, encomendas e animais, de 1916 a 1985
Gráfico da evolução do transporte ferroviário de cargas, exceto bagagens, encomendas e animais, de 1916 a 1985

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreosfera

   

Evolução das ferrovias do Brasil
Transporte de cargas

Flavio R. Cavalcanti - 9 Abr. 2011

Ao contrário do registrado nos trens de passageiros, o transporte ferroviário de cargas exibe grandes incrementos justamente em momentos de indefinição / retração:

  • os governos Jânio Quadros / João Goulart, cujas decisões de investimento só foram tomadas já no final;

  • o primeiro governo militar, marcado pela recessão no quadro econômico.

Mesmo sem conferir as datas de qualquer projeto específico, nem qualquer outra estatística, o chute óbvio é: "minério de ferro".

É a commodity por excelência do último meio século das estradas de ferro brasileiras. O agrobiz mecanizado, em geral, e a soja, em particular, ainda engatinhavam no Brasil de 1960 a 1970. E transporte entre mercados internos ainda era projeto, na recém criada RFFSA (1957).

Com todo investimento nos mais diversos setores básicos da economia, para acelerar o desenvolvimento industrial do país, seria impensável o governo JK deixar de investir no ferro das Minas Gerais — fonte de recursos para novos investimentos industriais.

Mega projetos de mineração — como é o caso do minério de ferro — são de montagem bem mais demorada do que uma simples melhoria em serviços já existentes de transporte de passageiros. Enquadram-se naquilo que Lucas Lopes chama de desenvolvimento inercial — investimentos cuja maturação e resultados se projetam para além do quinquênio planejado.

Obs.: Esta não é uma análise exaustiva, mas simples aproximação inicial ao assunto — conversão de planilhas para o código adotado no site, geração de tabelas parciais e gráficos por tópicos (FRC, 9 Abr. 2011).

   
Transporte quilométrico das estradas de ferro — 1904-85
Anos Bagagens
e enco-
mendas (1.000 t / km)
Merca-
dorias (1.000 t / km)
Animais (1.000 cabeças / km ) (1)
1904 12 082 556 236 110 049
1905 14 592 618 549 128 452
1906 ... ... ...
1907 ... 709 650  
1908 15 053 718 174 154 506
1909 ... ... ...
1910 18 809 950 095 204 935
1911 24 135 1 046 711 233 131
1912 25 692 1 096 951 261 529
1913 ... ... ...
1914 ... ... ...
1915 ... ... ...
1916 30 569 1 691 274 428 155
1917 45 730 2 003 027 511 500
1918 48 260 2 294 284 514 431
1919 52 783 2 129 085 392 279
1920 68 495 2 230 822 475 619
1921 62 943 2 104 886 412 788
1922 64 782 2 226 016 520 276
1923 78 821 2 720 758 639 651
1924 107 284 2 838 421 693 934
1925 122 376 3 443 018 643 950
1926 113 995 3 443 702 586 527
1927 128 296 3 894 164 609 064
1928 131 423 4 230 675 546 688
1929 149 120 4 347 883 634 249
1930 133 222 3 556 833 506 600
1931 135 668 3 569 863 539 225
1932 107 561 3 404 019 602 512
1933 135 592 3 553 802 690 873
1934 119 805 3 696 661 620 187
1935 128 581 4 317 858 827 429
1936 139 633 4 850 954 881 202
1937 126 059 5 404 229 990 693
1938 146 289 5 995 043 949 231
1939 151 697 6 126 171 1 050 963
1940 175 712 6 074 578 1 177 572
1941 168 061 6 489 565 1 164 593
1942 186 300 6 592 481 1 295 681
1943 219 924 6 992 485 1 192 663
1944 262 197 7 385 484 1 154 731
1945 265 619 7 218 075 1 349 894
1946 241 973 7 417 126 1 498 763
1947 217 218 7 511 974 1 487 013
1948 215 536 7 757 706 1 387 391
1949 213 986 8 100 800 1 429 512
1950 216 289 8 066 303 1 560 183
1951 230 240 8 564 615 1 623 934
1952 214 092 8 486 871 1 434 480
1953 205 188 8 474 362 1 679 158
1954 236 093 8 674 028 1 629 504
1955 269 543 9 690 073 1 119 183
1956 254 364 9 776 798 1 731 773
1957 257 613 10 220 278 1 870 751
1958 257 300 10 471 241 1 870 853
1959 241 432 12 033 796 1 568 612
1960 131 247 12 078 817 1 605 524
1961 122 014 12 866 123 1 528 451
1962 117 971 14 921 007 1 371 617
1963 120 268 17 914 311 1 321 895
1964 133 883 16 387 271 542 080
1965 106 362 18 259 078 555 953
1966 78 467 18 861 203 493 498
1967 51 222 19 487 461 405 441
1968 37 649 21 528 034 446 063
1969 31 309 16 150 000 376 000
1970 28 797 17 260 000 265 000
1971 24 566 17 178 000 203 000
1972 14 443 33 308 000 229 000
1973 16 000 42 509 000 189 000
1974 23 000 55 079 000 141 000
1975 19 000 58 763 000 126 000
1976 16 000 63 110 000 120 000
1977 10 000 60 565 000 145 000
1978 6 000 63 956 000 77 000
1979 3 000 73 686 000 49 000
1980 4 000 86 130 000 35 000
1981 5 000 79 227 000 37 000
1982 4 000 77 817 000 44 000
1983 5 000 74 751 000 36 000
1984 5 000 92 143 000 19 000
1985 7 000 99 863 000 11 000
FONTE — Estatísticas históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1988 2 ed rev e atual do v 3 de Séries estatísticas retrospectivasRio de Janeiro: IBGE,1990
NOTA: — Até 1935, os dados não abrangeram a totalidade das empresas ferroviárias
(1) De 1964 a 1985, os dados estão expressos em 1000 t / km
   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  
Evolução da rede de estradas de ferro no Brasil
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