Referências
10 – Nesta plataforma onde, como se via anteriormente,
o tráfego é apenas local, situou-se então o
centro de diversões da cidade (mistura em termos adequados
de Piccadilly Circus, Times Square e Champs Elysées). (...)
Na face fronteira foram concentrados os cinemas e teatros, cujo
gabarito se fez baixo e uniforme, constituindo assim o conjunto
deles um corpo arquitetônico contínuo com galeria,
amplas calçadas, terraços e cafés, servindo
as respectivas fachadas em toda a altura de campo livre para a instalação
de painéis luminosos de reclame (fig.
11). (...). Previram-se igualmente nessa extensa plataforma
destinada principalmente, tal como no piso térreo, ao estacionamento
de automóveis, duas amplas praças privativas dos pedestres,
uma fronteira ao teatro da ópera
e outra, simetricamente oposta, em frente a um pavilhão de
pouca altura debruçado sobre os jardins do setor cultural
e destinado a restaurante, bar e
casa de chá. (...) (fig.
8).
|
|
Plataforma Rodoviária de Brasília
Setor de Diversões Norte:
CNB - Conjunto Nacional Brasília
Flavio R. Cavalcanti - Dez. 2013
Após os problemas originados do loteamento do Setor
de Diversões Sul, o lado norte foi entregue em bloco ao grupo que
construiria o shopping Conjunto Nacional Brasília.
Embora construído em três etapas — a primeira, bem próxima
à marquise da Rodoviária
— pôde seguir um planejamento comercial (privado), inclusive quanto
à distribuição de lojas por setores.
Da mesma forma que o Setor de Diversões
Sul, o Conjunto Nacional segue padrão clássico: — uma muralha
retangular de prédios com salas e escritórios (2º ao 5º
pavimento) em torno de um terraço central ajardinado.
Aqui, porém, o jardim foi elevado para o nível do 2º pavimento,
deixando totalmente cobertos o térreo, em pé direito de dupla
altura; e o 1º piso, onde se localizam cinemas e praças de alimentação.
O piso inferior — na verdade, acima do estacionamento aberto a oeste do shopping
— reúne grandes lojas. O 2° subsolo, além da garagem coberta,
abriga alguns serviços automotivos.
O shopping, propriamente dito, ocupa todo o piso inferior, o térreo
(Plataforma Rodoviária) e o 1º andar.
«» ª ’
|
|
|