Página inicial do site Brasília
Página inicial do site Brasília
 
   
   
Agenda do Samba e Choro
  

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

Programação de Carnaval nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 6 Fev. 2015

  

Bibliografia
braziliana

Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Memórias do desenvolvimento - 19 Out. 2014

Preexistências de Brasília - 13 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

Francesco Tosi Colombina - 3 Out. 2014

Estrada Colonial no Planalto Central - 27 Set. 2014

Chegou o governador - 12 Set. 2014

Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid - 3 Out. 2013

  

Byteria

  
   

Brasília
Asa Sul


 
Flavio R. Cavalcanti

Os espaços entre as quadras de uma mesma faixa (100, 200, 300) são — alternadamente — vias de trânsito (CLS), ou espaços comunitários / de vizinhança (EQS).

Em conjunto, são "corredores" de ventilação transversais às vias norte-sul. Calçadas leste-oeste dão passagem da L-2 à W-3 Sul — não fazendo diferença, para o pedestre, se cada trecho é "via de trânsito" ou "espaço comunitário".

Outros espaços comunitários interrompem a L-1 (EQS 200/400) e a W-1 (EQS 100/300).

Espaços Comunitários e/ou de Vizinhança

Na Asa Sul, a maioria das EQS 100, 200 (par + 1) e 300 (ímpar + 1) já estão ocupadas, ao menos em parte, por quadras esportivas, clubes, escolas, institutos culturais, cinemas, mini-shoppings, templos e igrejas.

Já há alguns anos, são públicas tentativas de alterar a destinação (e o gabarito?) dessas Entre-Quadras, dando liberdade a empreendimentos imobiliários. A essas tentativas, correspondem reações da comunidade, pressionando órgãos e entidades públicas para preservar a destinação original.

  • Não há espaços similares nas "600" (SGAS), nem nas "900" (SEPS).

  • Nas SQS 400 (ímpar + 1), esse espaço é ocupado pela via única de acesso a duas quadras ("geminadas").

  • As EQS 400 (par + 1), são as "ilhas" da extremidade das CLS 400, junto à L-2.

  • As EQS 300 e 500 (par + 1) são "ilhas" na extremidade das CLS 300 junto à W-2 e à W-3.

  • Das 500 (ímpar +1), apenas a EQS 507/508 chegou a ser ocupada — pela Escola Parque que atende às SQS da primeira "Unidade de Vizinhança" — no início dos anos 60, quando a W-2 era dividida em trechos de uma quadra, todos com trânsito no sentido sul. Após a união dos trechos para cobrir duas quadras, com inversão do sentido, as demais EQS 500 (ímpar + 1) transformaram-se em estacionamentos. O zig-zag diante da Escola Parque permaneceu como único testemunho da alteração.

  • As EQS.

  • As Entre-Quadras 700 (ímpar + 1) são praças, mas existem apenas na primeira metade da Asa Sul — canalizando a passagem de pedestres entre a W-3 e a W-4 / W-5.

  • Quatro EQN 200/400 interrompem a L-1, com creches, jardins de infância, agência postal, delegacia. Já a W-1 é interrompida por quatro EQS 100/300.

 

   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

• Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015

  
Oeste Asa Norte
[ mais ... ]
Leste
N-1 — Eixo Monumental
Estação
Rodoviária
N-1 — Eixo Monumental
Torre de TV
 
 
 
 
 
S-1 — Eixo Monumental
S-1 — Eixo Monumental
SHS - Hotéis
 
 
 
W-3
SHS - Hotéis
 
SDS
Setor Cultural Sul
 
 
 
L-2
 
S-2
S-2 — Via de serviço
S-2
S-2
 
 
 
W-4
W-5
SCS
SCS - Setor Comercial Sul
Eixo
Rodoviário
SBS
 
SAS
 
 
S-3
S-3
S-3
 
901
SRTVS
SMHS - Setor Médico Hospitalar
SBS
L-1
SAS
601
 
Via
                       CLS                 CLS
CLS
 
602
902
702
502
W-2
302
W-1
102
202
402
2ª ponte
 
Via
EQS
CLS
EQS
EQS
CLS
603
903
703
503
W-2
303
103
203
403
404
 
 
Praça
EQS
EQS
CLS
CLS
604
904
704
504
304
EQS
104
204
EQS
 
 
Via
EQS
CLS
W-1
EQS
EQS
L-1
CLS
605
905
705
505
W-2
305
105
205
405
406
 
 
Praça
EQS
EQS
CLS
CLS
606
906
706
506
306
106
206
 
 
Via
EQS
CLS
EQS
EQS
CLS
607
907
707
507
W-2
307
107
207
407
408
 
 
Praça
W-2
EQS
CLS
CLS
608
908
708
508
W-2
308
EQS
108
208
EQS
 
 
Via*
EQS
CLS
W-1
EQS
EQS
L-1
CLS
609
909
709
509
W-2
309
109
209
409
410
 
 
710
EQS
EQS
CLS
CLS
610
910
Via
510
310
110
210
1ª ponte
 
711
EQS
CLS
EQS
EQS
CLS
 
911
 
511
W-2
311
111
211
411
412
611
 
712
EQS
EQS
CLS
CLS
 
912
Via
512
312
EQS
112
212
EQS
612
 
713
EQS
CLS
W-1
EQS
EQS
L-1
CLS
 
913
513
W-2
313
113
213
413
414
Parque
 
714
EQS
EQS
CLS
CLS
914
514
314
114
214
 
Via
EQS
CLS
EQS
EQS
CLS
915
715
515
W-2
315
115
215
415
416
615
 
Via
EQS
EQS
CLS
CLS
 
916
SHLS
516
W-2
316
EQS
116
216
EQS
616
Ligação EPIG – L-4 Sul
Ligação EPIG – L-4 Sul
Setor Policial Sul
Aeromodelismo
SEPS
"900"
Via
SHIGS
"700"
Via
CRS
"500"
Via
SQS
"300"
Via
SQS
"100"
Via
SQS
"200"
Via
SQS
"400"
Via
SGAS
"600"
Oeste Asa Sul Leste
 
Quadras (residenciais) e Setores (públicos)
  
Área comunitária / vizinhança: clubes, cinemas, quadras esportivas, templos e igrejas
 
Vias locais (40 km/h)
 
Vias secundárias (60 km/h) – Exceto W-4 / W-5 (50 km/h), S-2, S-3 (?) e Eixão (80 km/h)
  

Vias de Comércio Local

As transversais leste-oeste são defasadas, evitando a criação de vias diretas da L-2 até a W-3 Sul — o que resultaria em trânsito intenso no interior das áreas residenciais.

Assim, as CLS 400 (par + 1) alinham-se com as CLS 300 (par + 1) — mas para ir de uma a outra é necessário ziguezaguear pelas CLS 100 e 200 (ímpar + 1), que oferecem passagem por baixo do Eixo Rodoviário; e pelas vias L-1 e W-1 Sul. Estas duas, por sua vez, também são interrompidas.

A mensagem é: — "Mantenha-se nas vias secundárias (Eixos laterais, L-2, W-3, 60 km/h), enveredando pelas vias locais (CLN, L-1, W-1, 40 km/h) apenas nas proximidades do destino".

  • As vias de acesso (20 km/h, dentro das quadras) não dão passagem para nenhum outro lugar.

  • A via principal (80 km/h: pista central do Eixo) é ideal para entrar e sair da cidade, ou ir de uma Asa à outra.


Referência

16 – Quanto ao problema residencial, ocorreu a solução de criar-se uma seqüência contínua de grandes quadras dispostas, em ordem dupla ou singela, de ambos os lados da faixa rodoviária, e emolduradas por uma larga cinta densamente arborizada, árvores de porte, prevalecendo em cada quadra determinada espécie vegetal, com chão gramado e uma cortina suplementar intermitente de arbustos e folhagens, a fim de resguardar melhor, qualquer que seja a posição do observador, o conteúdo das quadras, visto sempre num segundo plano e como que amortecido na paisagem (fig. 13). Disposição que apresenta a dupla vantagem de garantir a ordenação urbanística mesmo quando varie a densidade, categoria, padrão ou qualidade arquitetônica dos edifícios, e de oferecer aos moradores extensas faixas sombreadas para passeio e lazer, independentemente das áreas livres previstas no interior das próprias quadras (fig. 8).
                                                           Lúcio Costa, Relatório do Plano Piloto de Brasília


   

Acompanhe

  
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília
Água Mineral EPIA N5 Eixo
Rodo-
viário
N5 L4
Norte

















L4
Sul
Av.
Nações
Clubes Lago
Noroeste Camping 916
a
902
W4
e
W5
716
a
702
W3
e
W3½
516
a
502
W2 316
a
302
W1 116
a
102
216
a
202
L1 416
a
402
L2 612
a
602
Campus
da UnB
SMU

SAAN
SRTVN SMHN - Hospitais SMHN SBN / SAN N4
N-3 N-3 N3 Embaixadas
  EPAA SCN SCN - Comercial Norte SBN / SAN
SMU Autódromo
Esportes

GDF
N2     N2 — Via de serviço Plata-
forma
Rodo-
viária

e
Estação
Central
do
Metrô
N2 N2
  SHN - Hotéis SHN - Hotéis   SDN
(CNB)
Cultural Norte Ministérios Planalto
N1 — Eixo Monumental N1 — Eixo Monumental
Ferro-viária Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes Esplanada            Congresso    
Estrutural S1 — Eixo Monumental S1 — Eixo Monumental
SIA Câmara
e
SIG



Cruzeiro

Sudoeste

Octogonal
EPIG TJDFT
SIG
S2 SHS - Hotéis W3 SHS - Hotéis   SDS
(Conic)
Cultural Sul L2 Ministérios STF
Parque
da
Cidade
    S2 — Via de serviço S2 S2
901
a
916
W4
e
W5
SCS SCS - Comercial Sul Eixo
Rodo-
viário
SBS   SAS 601
a
616
Embaixadas
S3 S3 S3
SRTVS SMHS - Setor Médico Hospitalar SBS L1 SAS
Campo da Esperança 702
a
716
502
a
516
W2 302
a
316
W1 102
a
116
202
a
216
402
a
416
S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial
Asa Norte | Centro | Asa Sul
Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões.
Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta.
Vias e Calçadas - a trama viária
Eixo Rodoviário | Transversais | Corredores leste-oeste | Calçadão, passarelas e acesso | Metrô | Galeria dos Estados | Cebolão Sul | Cebolão Norte
Vias de Brasília e Distrito Federal
Eixo Monumental | Eixo Rodoviário | Vias locais do Plano Piloto
EPIA: espinha dorsal | EPCT - Contorno da bacia do Paranoá | Estradas Parque | Vias de acesso
  

Busca no site
  
  
Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade