Este site (incompleto) começou a ser feito entre 2003 e 2006, e a maior parte das informações ainda se referem a esse período. Como a atualização está sendo feita por hobby, pode demorar um pouco, em vista do grande número de obras e alterações iniciadas pelo governo local de Janeiro de 2007 até fins de 2009; e dos novos rumos a partir de 2011.
Por enquanto, o site cobre alguns setores da cidade (em especial o Centro); alguns "monumentos" (em acepção bastante liberal); e um pouco das diferentes raízes (com frequência contraditórias) da chamada "ideia" de sua construção, ao longo de alguns séculos inclusive velhas questões de (infra)estruturação do espaço nacional, e das próprias concepções de "nação" e de "Estado alimentadas por correntes contraditórias.
Documentos históricos mais antigos ainda estão desorganizados, e podem ser encontrados aqui e ali, um tanto ao acaso, inclusive na forma de rascunhos de páginas ainda por estruturar.
As seções referentes à Ferrovia e ao Metrô estendem-se para outro site mais específico sobre esse tema, embora não diretamente ligados à cidade.
In Brazil we speak Portuguese ("PT-BR"), and write both "Brasil" and "Brasília" (with "s"). The old use of "Brazil" (with "z") was left a few years after the Republic (1889+).
Since 1960, when government has been installed at Brasília, there is here a newspaper "Correio Braziliense" (with "z"). Its name comes from the first brazilian newspaper, issued at London (1808-1823), before the political independence (1822).
This site (2003-2006, incomplete) aims to cover some aspects of the city, its architecture, urbanism, history, and the long history of its discussion and planning an old "idea", involved with the long discussion around nation (land ordinance, colonization, civil rights) and planning of "structure" of brazilian territory (roads, railroads, telegraph).