Plataforma Rodoviária no final da tarde
Plataforma Rodoviária no final da tarde: 8 Mar. 2004, 17:40 (Verão / Summer)

Sobre o site
brazilia

Flavio R. Cavalcanti - Dez. 2012

Este site (incompleto) começou a ser feito entre 2003 e 2006, e a maior parte das informações ainda se referem a esse período. Como a atualização está sendo feita por hobby, pode demorar um pouco, em vista do grande número de obras e alterações iniciadas pelo governo local de Janeiro de 2007 até fins de 2009; e dos novos rumos a partir de 2011.

Por enquanto, o site cobre alguns setores da cidade (em especial o Centro); alguns "monumentos" (em acepção bastante liberal); e um pouco das diferentes raízes (com frequência contraditórias) da chamada "ideia" de sua construção, ao longo de alguns séculos — inclusive velhas questões de (infra)estruturação do espaço nacional, e das próprias concepções de "nação" e de "Estado alimentadas por correntes contraditórias.

Documentos históricos mais antigos ainda estão desorganizados, e podem ser encontrados aqui e ali, um tanto ao acaso, inclusive na forma de rascunhos de páginas ainda por estruturar.

As seções referentes à Ferrovia e ao Metrô estendem-se para outro site — mais específico sobre esse tema, embora não diretamente ligados à cidade.

About the site
brazilia

In Brazil we speak Portuguese ("PT-BR"), and write both "Brasil" and "Brasília" (with "s"). The old use of "Brazil" (with "z") was left a few years after the Republic (1889+).

Since 1960, when government has been installed at Brasília, there is here a newspaper "Correio Braziliense" (with "z"). Its name comes from the first brazilian newspaper, issued at London (1808-1823), before the political independence (1822).

This site (2003-2006, incomplete) aims to cover some aspects of the city, its architecture, urbanism, history, and the long history of its discussion and planning — an old "idea", involved with the long discussion around nation (land ordinance, colonization, civil rights) and planning of "structure" of brazilian territory (roads, railroads, telegraph).

Brasília e a ideia de interiorização da capital
Varadouro | Hipólito | Bonifácio | Independência | Vasconcelos | Império | Varnhagen
República | Cruls | Café-com-leite | Marcha para oeste | Constitucionalismo | Mineiros | Goianos
CC | A origem da “história” | Ferrovias para o Planalto Central


Marcos históricos de Brasília
O Plano Piloto de Lúcio Costa | A escolha do Plano Piloto | O lago de Glaziou
A origem do Catetinho | Vida e morte de Bernardo Sayão
O massacre da Pacheco Fernandes
A logística da mudança | Os trens experimentais | A chegada do trem
A Pedra Fundamental | Missão Cruls | Relatório Cruls
Carta de Formosa | Emenda Lauro Müller
A idéia mudancista | Documentação

Vias | Rodoviária | Centro | Asa Norte | Asa Sul | Cidades | Metrô-DF | Trem | Plano Piloto | Clima | História | Livros | Links | brazilias | Home

Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade