Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
  
   
   
Agenda do Samba e Choro
Vagão 1011 do Metrô DF em anúncio de 1993 da Abifer - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
Vagão 1011 do Metrô DF em anúncio de 1993 da Abifer - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

Achados e perdidos

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

   

Metrô de Brasília
« Para chegar no futuro, Brasília não podia perder tempo.
Por isso, pegou o Metrô na hora certa.


 
Anúncio da Abifer - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
publicado na revista Isto É, nº 1.248, 1º Set. 1993
Cortesia: Alfredo F. Rodrigues
[grifos do site]

« Com a chegada dos novos carros do Metrô Leve de Superfície de Brasília, a cidade comemora duas grandes conquistas do povo, da indústria e dos técnicos brasileiros: fazer um Metrô na hora certa e entregá-lo na hora marcada.

« O Metrô de Brasília se chama Metrô Leve de Superfície porque se trata de uma construção mais simples, mais racional e sobretudo mais econômica do que os metrôs convencionais. Para se ter uma idéia, seu custo é 10 vezes menor do que em outras cidades. E sem desapropriações.

« Mas a hora certa de fazer o Metrô Leve de Superfície de Brasília não se prende apenas ao lado econômico. É também o momento ideal de garantir à cidade um crescimento disciplinado. O Metrô Leve de Superfície de Brasília foi construído para permitir que o milhão e meio de pessoas que trabalham no Plano Piloto e moram nas cidades satélites, tenham um transporte rápido, confortável e seguro.

« Se não fosse o Metrô Leve de Superfície de Brasília, em pouco tempo as pessoas seriam obrigadas a vir para mais perto do centro urbano, gerando a favelização ou, no mínimo, a deterioração da qualidade de vida, com o uso indisciplinado do solo urbano.

« Toda cidade do mundo que não cuidou desse problema enquanto era tempo, virou um caos. E sofre muito para solucionar. Quando consegue solucionar.

« Construir o Metrô Leve de Superfície é mais barato do que custaria renovar e ampliar a frota de ônibus. E a energia elétrica custa menos do que o combustível dos ônibus. Sem falar na poluição.

« O Metrô Leve de Superfície de Brasília foi projetado por brasileiros, executado por brasileiros, empregando 3.000 pessoas na indústria em São Paulo, 10.000 na obra e prova uma coisa muito importante: a indústria ferroviária nacional pode oferecer, por um preço menor, o mesmo índice de qualidade dos equipamentos importados.

« Abifer - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária »

   

Bibliografia

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

Acompanhe no FB

Outra extremidade do vagão 1011 do Metrô DF em anúncio de 1993 da Abifer - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
Outra extremidade do vagão 1011 do Metrô DF em anúncio de 1993 da Abifer - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
Metrô DF - Brasília
Tarifas | Estudante | Horários | Integração | Achados e Perdidos | Estações | Mapa
Trens | Formação dos trens | Ficha técnica | Vídeos | AMVs
2010 | 2004 | Estações previstas | "Metrô Leve de Superfície" | Metrô, Pré Metrô ou VLT...?
VLT de Brasília
  

Busca no site
  
  
Página inicial do site Brasília
Página inicial do site Brasília
Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade