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Metrô DF - Brasília
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Segundo o site do Metrô DF, em 2009, estavam previstas 29 estações.
A numeração completa de 1 a 29 jamais sofreu esforço regular de divulgação, exceto algumas dicas em mapas elaborados pela Codeplan a instituição oficial de cartografia e estatísticas do DF , vários dos quais amplamente divulgados em todos os catálogos telefônicos, há mais de 10 anos.
Neles, são (ou eram) indicadas pelos números as estações 12; 16 a 21; 23 a 27; e 30 a 33.
No entanto, a seleção dos mapas divulgados nos catálogos focava somente as áreas com maior concentração de endereços telefônicos, e não cobria, p.ex., o local da Estação Shopping (lado norte da EPIA), n° 11. Em troca, indicava uma estação n° 12 do outro lado da via, entre o Park Shopping e o Carrefour Sul. E de fato, segundo toda divulgação regular dos últimos 15 anos, existem 11 estações da Rodoviária até a EPIA.
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Haveria previsão, no "projeto original", de atendimento ao estádio Pelezão então (ainda) existente próximo da indicação "n° 12"?
Também fica no mistério o local reservado à estação n° 15. A lógica sugere as proximidades da Estrada Parque Vicente Pires (EPVP) que separa o Setor de Mansões Park Way (SMPW) de Águas Claras , seja pelo intervalo entre as estações n° 14 (Guará) e n° 16 (Arniqueiras), seja pela possibilidade oferecida pela própria EPVP para integração, concentrando e distribuindo passageiros numa vasta área transversal à linha do Metrô. Há espaço na faixa de domínio de Furnas Centrais Elétricas (linha de transmissão), tal como as estações Feira (nº 13) e Guará (nº 14).
Além disso, as estações n° 28 e 29 do "projeto original" não deveriam pertencer à "expansão" anunciada agora. Não sendo a expansão parte do projeto original, só caberiam no início da Linha Laranja uma na área desértica que poderia ser um "ramo sul" de Águas Claras, e a outra (pela lógica) um pouco mais próxima ao Pistão Sul (Universidade Católica, Unimed), do lado oposto à Estação Taguatinga Sul. E, de fato, é um longo trecho sem estações.
Número | Estação | Cidade / Via | Fonte | Inauguração | Observações |
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? | Comercial Norte | Plano Piloto | Divulgação | Expansão | |
01 | Central | Plano Piloto | |||
02 | Galeria | Plano Piloto | |||
03 | 102 | Plano Piloto | 4 Jun. 2009 | ||
04 | 104 | Plano Piloto | |||
05 | 106 | Plano Piloto | |||
06 | 108 | Plano Piloto | 16 Abr. 2008 | ||
07 | 110 | Plano Piloto | |||
08 | 112 | Plano Piloto | 9 Mai. 2009 | ||
09 | 114 | Plano Piloto |
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10 | Asa Sul |
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11 | Shopping | EPIA |
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Não há mapa Codeplan cobrindo este lado da EPIA, onde de fato existe a Estação Shopping. | |
12 | Pelezão? | Codeplan |
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Os mapas indicam uma estação (inexistente) entre o Park Shopping e o Carrefour Sul, próximo ao antigo estádio Pelezão (demolido). | |
13 | Feira | Guará |
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14 | Guará | Guará |
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Havia um espaço cercado pelo Metrô DF, próximo ao viaduto da FCA, porém um pouco depois do local onde de fato está sendo construída a Estação Guará. | |
15 | EPVP? |
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Não existem indicações de uma Estação nº 15. O local mais lógico seria junto à EPVP, que separa Águas Claras do SMPW, na faixa de domínio de Furnas Centrais Elétricas (linha de transmissão), tal como as estações Feira (nº 13) e Guará (nº 14). | ||
16 | Arniqueiras | Águas Claras | Codeplan |
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17 | Aguas Claras | Águas Claras | Codeplan |
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18 | Concessionarias | Águas Claras | Codeplan |
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19 | Estrada Parque | EPTG / EPCT | Codeplan |
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20 | Relógio | Taguatinga | Codeplan |
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21 | Onoyama | Taguatinga | Codeplan |
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A indicação do mapa fica em frente ao estádio Cerejão. |
22 | Centro Metropolitano | Taguatinga |
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Não há mapa Codeplan Listel cobrindo este local. | |
23 | Ceilândia Sul | Ceilândia | Codeplan |
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Operação experimental desde 30 Mar. 2006 |
24 | Guariroba | Ceilândia | Codeplan | 16 Abr. 2008 | Operação. (Testes iniciados em 3 Mar. 2008) |
25 | Ceilândia Centro | Ceilândia | Codeplan | ||
26 | Ceilândia Norte | Ceilândia | Codeplan | ||
27 | Ceilândia (Terminal) | Ceilândia | Codeplan | ||
28 | 28 | Ceilândia | Divulgação |
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29 | 29 | Ceilândia | Divulgação |
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30 | Taguatinga Sul | Taguatinga | Codeplan |
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31 | Furnas | Samambaia | Codeplan |
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32 | Samambaia Sul | Samambaia | Codeplan |
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33 | Samambaia | Samambaia | Codeplan |
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34 | 34 | Samambaia | Divulgação |
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35 | 35 | Samambaia | Divulgação |
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Codeplan: - Mapas produzidos
pela Codeplan (do governo do DF), tradicionalmente incluídos
nos antigos catálogos telefônicos anteriores a 2007.
Divulgação: - Divulgação feita pelo novo governo local, iniciado em 2007. |
Bibliografia Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Bibliografia
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Ferrovias Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016 Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016 Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016 A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016 Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016 G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015 Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015 Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015 Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015 |
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