Metrô DF
Estações
- 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
- 7h a 19h - Domingos e Feriados
Intervalos entre os trens
- 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação
Tarifas
Achados e perdidos
|
|
Metrô DF - Brasília
Trens-Unidade Elétricos (TUEs)
Flavio R. Cavalcanti
A composição-padrão dos trens do Metrô DF é formada
por quatro carros, que é como são chamados os vagões de passageiros:
-
2 carros tipo “A”, com cabines de comando (pilotagem) e
de passageiros, para 326 usuários (44 sentados e 282 em pé);
e
-
2 carros tipo “B”, somente com cabine de passageiros, para
352 pessoas (56 sentadas e 296 em pé).
A formação do trem-unidade é A+B+B+A (cabines nas extremidades),
com extensão de 87 metros, e capacidade total para até 1.356 usuários.
A previsão inicial era de uma frota de 20 TUEs.
|
|
Interior do TUE, sapata lateral e frente, ainda com a antiga logomarca.
Fotos: Metrô
DF
|
Os primeiros TUEs foram produzidos pela Mafersa, com projeto muito semelhante
dos TUEs da Linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro. Os últimos trens
recebidos foram produzidos pela Alstom, que em 1997 adquiriu os contrados da Mafersa.
A alimentação é feita por sapatas laterais em contato
com o "terceiro trilho" (alumínio), em 750 Volts DC (corrente
contínua), e transformada para 375 Volts.
A numeração das composições avança por dezenas,
com mais dois dígitos detalhando as unidades de 1 a 4 (1011 a 1014, p.ex.), sempre com a unidade
terminada em "1" voltada para a Estação Central *[Documentação fotográfica de Janeiro de 2014 mostra trens com as numerações voltadas aleatoriamente em ambos os sentidos].
Até 2009 foram fotografados os trens 1011-1014, 1021-1024,
1031-1034, 1041-1044, 1061-1064, 1081-1084, 1101-1104, 1111-1114, 1121-1124,
1131-1134 (até aqui, aparentemente todas Mafersa), 1151-1154, 1161-1164,
1181-1184 (esta última, Alstom).
As primeiras fotos feitas em Janeiro de 2014 flagraram os trens 1114, 2264, 1124; 1104~1101; 2294~2291; 2284~2281; 1171~1174; 2304~2301; 2224~2221; 1184~1181; 1011~1014;
|
|
Acompanhe
|