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Agenda do Samba e Choro
Trem unidade 1101-1104 do Metrô de Brasília
Detalhe do trem 1101-1104 chegando à Estação Arniqueiras, em Águas Claras, a caminho da Praça do Relógio. Foto: 29 Jan. 2004

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

Achados e perdidos

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

   

Metrô DF - Brasília
Trens-Unidade Elétricos (TUEs)

Flavio R. Cavalcanti

A composição-padrão dos trens do Metrô DF é formada por quatro carros, que é como são chamados os vagões de passageiros:

  • 2 carros tipo “A”, com cabines de comando (pilotagem) e de passageiros, para 326 usuários (44 sentados e 282 em pé); e

  • 2 carros tipo “B”, somente com cabine de passageiros, para 352 pessoas (56 sentadas e 296 em pé).

A formação do trem-unidade é A+B+B+A (cabines nas extremidades), com extensão de 87 metros, e capacidade total para até 1.356 usuários. A previsão inicial era de uma frota de 20 TUEs.

Interior dos trens do Metrô DF Sapata lateral de captação de energia elétrica dos trens do Metrô DF
Interior do TUE, sapata lateral e frente, ainda com a antiga logomarca. Fotos: Metrô DF

Os primeiros TUEs foram produzidos pela Mafersa, com projeto muito semelhante dos TUEs da Linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro. Os últimos trens recebidos foram produzidos pela Alstom, que em 1997 adquiriu os contrados da Mafersa.

A alimentação é feita por sapatas laterais em contato com o "terceiro trilho" (alumínio), em 750 Volts DC (corrente contínua), e transformada para 375 Volts.

A numeração das composições avança por dezenas, com mais dois dígitos detalhando as unidades de 1 a 4 (1011 a 1014, p.ex.), sempre com a unidade terminada em "1" voltada para a Estação Central *[Documentação fotográfica de Janeiro de 2014 mostra trens com as numerações voltadas aleatoriamente em ambos os sentidos].

Até 2009 foram fotografados os trens 1011-1014, 1021-1024, 1031-1034, 1041-1044, 1061-1064, 1081-1084, 1101-1104, 1111-1114, 1121-1124, 1131-1134 (até aqui, aparentemente todas Mafersa), 1151-1154, 1161-1164, 1181-1184 (esta última, Alstom).

As primeiras fotos feitas em Janeiro de 2014 flagraram os trens 1114, 2264, 1124; 1104~1101; 2294~2291; 2284~2281; 1171~1174; 2304~2301; 2224~2221; 1184~1181; 1011~1014;

Frota do Metrô DF
1001-1004 | 1011-1014 | 1021-1024 | 1031-1034 | 1041-1044
1051-1054 | 1061-1064 | 1071-1074 | 1081-1084 | 1091-1094
1101-1104 | 1111-1114 | 1121-1124 | 1131-1134 | 1141-1144
1151-1154 | 1161-1164 | 1171-1174 | 1181-1184 | 1191-1194
2221-2224 | 2261-2264 | 2281-2284 | 2291-2294 | 2301-2304
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