Folha de dados Mafersa fornecida por Alfredo Rodrigues
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A composição do trem é formada por quatro carros: dois tipo “A”, com cabine de comando (pilotagem) e de passageiros, e dois tipo “B”, somente com cabine de passageiros.
Cada carro “A” comporta 326 usuários (44 sentados e 282 em pé). Localiza- se nas extremidades da composição, permitindo maior mobilidade nas manobras.
Os carros do tipo “B” encontram-se no centro da composição. Cada unidade acomoda 352 pessoas (56 sentadas e 296 em pé).
O trem como um todo tem capacidade para transportar até 1.356 usuários. No futuro, a frota do METRÔ-DF terá 40 carros “A” e 40 carros “B”, possibilitando a formação de 20 composições.
Cada composição mede 87,2 metros de comprimento. A velocidade operacional de segurança é de 80 km/h.
Os carros têm revestimento externo e estrutura em aço inox, revestimento interno em fibra de vidro, piso de borracha e bancos em fibra de vidro.
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Esta cabine só existe no chamado carro do tipo "A", que fica nas extremidades das composições do METRÔ-DF. Mede aproximadamente 3 metros de largura, por 2 metros de profundidade e 1,9 metro de altura.
O sistema de controle só permite o funcionamento do trem com a pressão da mão do piloto na alavanca de comando. Se, por algum motivo, o piloto soltar a alavanca, o trem pára. Além disso, se o CCO perder o contato com o trem, pode cortar a energia elétrica da alimentação e pará-lo imediatamente.
Há um mecanismo de ventilação forçada, que capta o ar e o faz circular na cabine de passageiros pelo menos 150 vezes em uma hora.
Em cada lateral estão três portas de 1,87 metros de largura, além de portas traseiras e de emergência.
Equipamentos de radiofonia interna permitem que os passageiros recebam informações do piloto, como localização do trem na linha e outros avisos.
Cada trem pode transportar até 1.356 usuários.
Bibliografia Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Bibliografia
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