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Agenda do Samba e Choro
  

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

Achados e perdidos

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

   
Folheto Mafersa sobre os trens do Metrô DF
Mafersa / Divulgação

Metrô DF - Brasília
Características técnicas dos
Trens-Unidade Elétricos (TUEs)

Folha de dados Mafersa fornecida por Alfredo Rodrigues
Informações adicionais do site do Metrô DF

A composição do trem é formada por quatro carros: dois tipo “A”, com cabine de comando (pilotagem) e de passageiros, e dois tipo “B”, somente com cabine de passageiros.

  • Cada carro “A” comporta 326 usuários (44 sentados e 282 em pé). Localiza- se nas extremidades da composição, permitindo maior mobilidade nas manobras.

  • Os carros do tipo “B” encontram-se no centro da composição. Cada unidade acomoda 352 pessoas (56 sentadas e 296 em pé).

O trem como um todo tem capacidade para transportar até 1.356 usuários. No futuro, a frota do METRÔ-DF terá 40 carros “A” e 40 carros “B”, possibilitando a formação de 20 composições.

Cada composição mede 87,2 metros de comprimento. A velocidade operacional de segurança é de 80 km/h.

Os carros têm revestimento externo e estrutura em aço inox, revestimento interno em fibra de vidro, piso de borracha e bancos em fibra de vidro.

Interior dos trens do Metrô DF
Mafersa / Divulgação

Cabine de Comando

Esta cabine só existe no chamado carro do tipo "A", que fica nas extremidades das composições do METRÔ-DF. Mede aproximadamente 3 metros de largura, por 2 metros de profundidade e 1,9 metro de altura.

O sistema de controle só permite o funcionamento do trem com a pressão da mão do piloto na alavanca de comando. Se, por algum motivo, o piloto soltar a alavanca, o trem pára. Além disso, se o CCO perder o contato com o trem, pode cortar a energia elétrica da alimentação e pará-lo imediatamente.

Cabine de Passageiros

Há um mecanismo de ventilação forçada, que capta o ar e o faz circular na cabine de passageiros pelo menos 150 vezes em uma hora.

Em cada lateral estão três portas de 1,87 metros de largura, além de portas traseiras e de emergência.

Equipamentos de radiofonia interna permitem que os passageiros recebam informações do piloto, como localização do trem na linha e outros avisos.

Cada trem pode transportar até 1.356 usuários.

Desenho e medidas dos trens do Metrô DF
Vista esquemática de metade de um TUE
   
   

Bibliografia

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Bibliografia
braziliana

Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

  

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

  

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Frota do Metrô DF
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1051-1054 | 1061-1064 | 1071-1074 | 1081-1084 | 1091-1094
1101-1104 | 1111-1114 | 1121-1124 | 1131-1134 | 1141-1144
1151-1154 | 1161-1164 | 1171-1174 | 1181-1184 | 1191-1194
2221-2224 | 2261-2264 | 2281-2284 | 2291-2294 | 2301-2304
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