Metrô DF
Estações
- 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
- 7h a 19h - Domingos e Feriados
Intervalos entre os trens
- 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação
Tarifas
Achados e perdidos
|
|
Metrô DF - Brasília
Frota de trens-unidade elétricos (TUEs)
Flavio R. Cavalcanti - Ago. 2015
A tabela à direita é apenas um controle dos registros fotográficos dos trens do Metrô DF e respectivas placas de fabricante e não representa tudo que se sabe sobre a frota.
É um universo pequeno, de apenas 10 dias às vezes poucos minutos dedicados a fotografar especificamente o Metrô, de 2002 a 2014.
Levantamento a partir de fotos feitas em: |
Ano |
Mês |
Dia |
2002* |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2003 |
Jan. |
28 |
Mar. |
20 |
Out. |
27 |
2004 |
Jan. |
29 |
2007 |
Abr. |
21 |
2009 |
Mai. |
8 |
2014 |
Jan. |
19 |
2015 |
Ago |
4 |
(*) As fotos de 2002 foram feitas com câmera amadora, sem zoom nem foco automático e provavelmente com baixa qualidade também na revelação / ampliação (tipo em 50 minutos), sendo ilegível a numeração dos vagões na maioria das fotos examinadas. Nenhuma imagem em estação subterrânea, por falta de sensibilidade do filme (100 ASA). |
|
|
|
Ao adquirir os contratos da Mafersa em 1997, a Alstom assumiu a fabricação dos 4 últimos trens da encomenda inicial do Metrô DF [CO, 1º Out. 1994], de 20 trens [Gazeta Mercantil, 9 Fev. 1998; 21 Jul. 1998].
Como estes 4 trens (16 vagões) chegaram bem depois dos anteriores [23 Mar. 2001], pode-se adotar provisoriamente a hipótese de que seriam os trens numerados 1161-1164, 1171-1174, 1181-1184 e 1191-1194.
Até aí, trata-se da chamada série 1.000.
Já a nova encomenda, feita diretamente à Alstom pelo governo Arruda / Paulo Octavio em 2009(?), totalizando mais 12 trens (48 vagões), forma a chamada série 2.000.
|
|
Acompanhe no FB
|