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Agenda do Samba e Choro

Passagem pela várzea do córrego Vicente Pires, entre o Guará e Águas Claras, em 29-Jan-2004.

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

Achados e perdidos

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

   

Metrô DF - Brasília
Os longos anos de déficit (2004)

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Notícia de 12-Jun-2006 indica que, após investir R$ 1,6 bilhão em 14 anos, o Metrô DF está longe de atender à população de 2 milhões de habitantes do Distrito Federal — e tem um custo 17 vezes maior que a arrecadação: até Mai-2006, arrecadou R$ 3,1 milhões e custou R$ 102 milhões aos cofres do governo do DF (GDF). Apenas 60 mil pessoas circulam diariamente por suas linhas, de segunda a sexta-feira.

Notícia de 15-Jan-2003 indicava um movimento de 30 mil passageiros diários: "O metrô do DF só começou a funcionar em 31 de abril de 2001, nove anos após o início da construção. Operou experimentalmente até junho daquele ano. Em julho, começou a cobrar tarifa. A obra já consumiu R$ 1,45 bilhão. E precisa de mais R$ 180 milhões para ligar Ceilândia a Samambaia. Com a tarifa a R$ 1, o serviço dá um prejuízo mensal de R$ 5,2 milhões".

O prejuízo mensal estaria em torno de R$ 6 milhões, segundo notícia veiculada no final de 2003 — quando a Câmara Distrital aprovou projeto transferindo as secretarias e órgãos públicos do DF para Águas Claras, visando estimular o uso do Metrô, cuja capacidade ociosa estaria em 2/3.

Outra notícia, de Maio-2004, indicava um movimento diário de 50 mil passageiros, prevendo-se mais 2 mil com a inauguração da Estação Concessionárias.

Uma vez colocado em operação o trecho da praça do Relógio (Taguatinga) à Ceilândia, deve aumentar bastante o número de passageiros transportados. A conclusão das estações ao longo da Asa Sul também deve elevar a demanda.

Outro fator que poderá aumentar o giro das roletas — em especial na Estação Asa Sul / Integração Ônibus-Metrô —, será o fechamento de um acordo com as demais empresas de transportes coletivos para estabelecer um bilhete único, reduzindo o consumo de óleo diesel e o número de veículos nas ruas e estradas do Distrito Federal.

O fechamento nos finais de semana restringe a utilidade das estações Shopping (em frente ao Park Shopping e Carrefour Sul) e Feira (ao lado da feira do Guará). O site do Metrô DF informa que do lado norte da Estação Shopping será construída a nova Rodoviária interestadual de Brasília; e do lado sul, um centro cultural.

O encerramento diário às 20h, deixando de atender aos estudantes das faculdades noturnas, também reduz a demanda — assim como os custos fixos.

   

Bibliografia
braziliana

Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

Acompanhe

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Estações do Metrô DF
Central | Galeria | 102 | 108 | 112 | 114
Asa Sul | Shopping | Feira | Guará | Arniqueiras | Águas Claras
Linha Verde
Concessionárias | Praça do Relógio | Centro Metropolitano
Ceilândia Sul | Guariroba | Ceilândia Centro | Ceilândia Norte | Ceilândia
Linha Laranja
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