Metrô DF - Brasília
Os longos anos de déficit (2004)
xxxxxx
Notícia
de 12-Jun-2006 indica que, após investir R$ 1,6 bilhão
em 14 anos, o Metrô DF está longe de atender à
população de 2 milhões de habitantes do Distrito
Federal — e tem um custo 17 vezes maior que a arrecadação:
até Mai-2006, arrecadou R$ 3,1 milhões e custou R$
102 milhões aos cofres do governo do DF (GDF). Apenas 60
mil pessoas circulam diariamente por suas linhas, de segunda a sexta-feira.
Notícia
de 15-Jan-2003 indicava um movimento de 30 mil passageiros diários:
"O metrô do DF só começou a funcionar em
31 de abril de 2001, nove anos após o início da construção.
Operou experimentalmente até junho daquele ano. Em julho,
começou a cobrar tarifa. A obra já consumiu R$ 1,45
bilhão. E precisa de mais R$ 180 milhões para ligar
Ceilândia a Samambaia. Com a tarifa a R$ 1, o serviço
dá um prejuízo mensal de R$ 5,2 milhões".
O prejuízo mensal estaria em torno de R$ 6 milhões, segundo
notícia veiculada no final de 2003 — quando a Câmara Distrital
aprovou projeto transferindo as secretarias e órgãos públicos
do DF para Águas Claras, visando estimular o uso do Metrô,
cuja capacidade ociosa estaria em 2/3.
Outra
notícia, de Maio-2004, indicava um movimento diário
de 50 mil passageiros, prevendo-se mais 2 mil com a inauguração
da Estação Concessionárias.
Uma vez colocado em operação o trecho da praça
do Relógio (Taguatinga) à Ceilândia, deve
aumentar bastante o número de passageiros transportados.
A conclusão das estações ao longo da Asa Sul
também deve elevar a demanda.
Outro fator que poderá aumentar o giro das roletas — em
especial na Estação Asa Sul
/ Integração Ônibus-Metrô
—, será o fechamento de um acordo com as demais empresas
de transportes coletivos para estabelecer um bilhete único,
reduzindo o consumo de óleo diesel e o número de veículos
nas ruas e estradas do Distrito Federal.
O fechamento nos finais de semana restringe a utilidade das estações
Shopping (em frente ao Park Shopping e Carrefour Sul) e Feira (ao lado
da feira do Guará). O site
do Metrô DF informa que do lado norte da Estação
Shopping será construída a nova Rodoviária interestadual
de Brasília; e do lado sul, um centro cultural.
O encerramento diário às 20h, deixando de atender aos
estudantes das faculdades noturnas, também reduz a demanda — assim
como os custos fixos.
|