|
|
Pátio ferroviário do
SIA
|
|
Núcleo original do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no entroncamento da EPIA, embaixo, com a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à esquerda).
A via férrea principal segue pelo lado de lá da Via Estrutural (Estrada Parque Ceilândia, EPCL), à direita, atravessando-a por baixo do segundo viaduto, próximo ao Setor de Inflamáveis (SIN).
Desta linha principal deriva o ramal que atende ao terminal ferroviário de grãos da ADM (ex-Planalto Agrícola).
Uma variante da ferrovia principal, vindo do pátio da estação ferroviária de Brasília, cruza por baixo da EPCL (Via Estrutural) atrás da Ceasa (primeiro viaduto) e atende aos terminais ferroviários da Conab, pátio de areia, Moinho Jauense (trigo), novo pátio de Coque, base de combustíveis da Petrobras e segunda base de combustíveis (Texaco?).
Até 1981, esta variante tornava a encontrar a via férrea principal depois do SIN (no alto, fora do mapa). A erradicação dessa ligação dos trilhos talvez tenha decorrido da criação do Parque do Guará, entre o SIN / SIA / EPTG e Vila Tecnológica (Conjunto Lúcio Costa), embora os mapas indiquem que os trilhos estavam fora da área de preservação.
O triângulo ferroviário à esquerda da Ceasa atende um moinho de trigo, pátio de areia, o silo da Conab. Em sua continuação, alcançaria a antiga Usina Termoelétrica de Brasília, porém ainda não encontrei qualquer indicação de que os trilhos chegassem até ela (200 metros).
No alto, o Setor de Inflamáveis (SIN), área antigamente isolada, próximo ao Corpo de Bombeiros (CBMDF). O desvio ferroviário mais à esquerda (primeira passagem de nível, dupla) percorre área cercada da base de distribuição de combustíveis da Petrobras e vai sair por outro portão mais adiante, voltando à variante do SIA.
Essa entrada foi desativada — talvez por exigir manobras demoradas justamente numa passagem de nível — e atualmente os vagões destinados à Petrobras entram pelo outro portão, em manobra de retorno.
Hoje o SIA contornou o SIN e se estendeu além dele (Setor de Transporte Rodoviário de Cargas, STRC), através da segunda passagem de nível — o viaduto com "trevo de 4 folhas".
Ferrovias Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016 Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016 U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016 A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016 |
Exibir mapa ampliado |
Localização dos ramais e terminais ferroviários no SIA - Setor de Indústria e Abastecimento de Brasília |
|
|
|
|
Vias | Rodoviária | Centro | Asa Norte | Asa Sul | Cidades | Metrô-DF | Trem | Plano Piloto | Clima | História | Livros | Links | Help | brazilias | Home |