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Distribuição dos trilhos do pátio ferroviário no SIA - Setor de Indústria e Abastecimento de Brasília Segunda passagem de Nível no Setor de Inflamáveis (SIN) e segundo Viaduto da Via Estrutural (EPCL) Primeira passagem de Nível, dupla: Variante & Desvio da Base de Distribuição da Petrobras Ramais ferroviários de Areia e do Moinho Jauense (trigo) Ramal ferroviário do silo de grãos da Conab Primeiro viaduto ferroviário da Via Estrutural Terminal do Oleoduto São Paulo Brasília - Osbra Antiga usina termoelétrica no pátio ferroviário do Setor de Indústria e Abastecimento de Brasília Novo pátio ferroviário de Coque de petróleo no SIA - Setor de Indústria e Abastecimento de Brasília
Mapa parcial do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) de Brasília, com a localização dos ramais e terminais ferroviários

  

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Pátio ferroviário do SIA
Ramais ferroviários do Setor de Indústria e Abastecimento


 
Flavio R. Cavalcanti - Dez. 2012

Núcleo original do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no entroncamento da EPIA, embaixo, com a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à esquerda).

A via férrea principal segue pelo lado de lá da Via Estrutural (Estrada Parque Ceilândia, EPCL), à direita, atravessando-a por baixo do segundo viaduto, próximo ao Setor de Inflamáveis (SIN).

Desta linha principal deriva o ramal que atende ao terminal ferroviário de grãos da ADM (ex-Planalto Agrícola).

Uma variante da ferrovia principal, vindo do pátio da estação ferroviária de Brasília, cruza por baixo da EPCL (Via Estrutural) atrás da Ceasa (primeiro viaduto) e atende aos terminais ferroviários da Conab, pátio de areia, Moinho Jauense (trigo), novo pátio de Coque, base de combustíveis da Petrobras e segunda base de combustíveis (Texaco?).

Até 1981, esta variante tornava a encontrar a via férrea principal depois do SIN (no alto, fora do mapa). A erradicação dessa ligação dos trilhos talvez tenha decorrido da criação do Parque do Guará, entre o SIN / SIA / EPTG e Vila Tecnológica (Conjunto Lúcio Costa), embora os mapas indiquem que os trilhos estavam fora da área de preservação.

O triângulo ferroviário à esquerda da Ceasa atende um moinho de trigo, pátio de areia, o silo da Conab. Em sua continuação, alcançaria a antiga Usina Termoelétrica de Brasília, porém ainda não encontrei qualquer indicação de que os trilhos chegassem até ela (200 metros).

No alto, o Setor de Inflamáveis (SIN), área antigamente isolada, próximo ao Corpo de Bombeiros (CBMDF). O desvio ferroviário mais à esquerda (primeira passagem de nível, dupla) percorre área cercada da base de distribuição de combustíveis da Petrobras e vai sair por outro portão mais adiante, voltando à variante do SIA.

Essa entrada foi desativada — talvez por exigir manobras demoradas justamente numa passagem de nível — e atualmente os vagões destinados à Petrobras entram pelo outro portão, em manobra de retorno.

Hoje o SIA contornou o SIN e se estendeu além dele (Setor de Transporte Rodoviário de Cargas, STRC), através da segunda passagem de nível — o viaduto com "trevo de 4 folhas".

   

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