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Agenda do Samba e Choro
Trilhos do pátio ferroviário que recebia os vagões de coque
Antigo pátio de recebimento de coque na extremidade sul da sétima linha do pátio de Brasília — a mais afastada da plataforma da Estação.
Foto: Centro-Oeste, 7 Set. 2002 (Inverno / Winter)

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

• Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015

   

Esplanada da estação ferroviária de Brasília
Pátio de coque de petróleo


 
Flavio R. Cavalcanti - 7 Set. 2015

Acima - Pátio de recebimento de coque na extremidade sul da sétima linha do pátio de Brasília — a mais afastada da plataforma da Estação — visto da Via Estrutural (Estrada Parque Ceilândia, EPCL). A linha atravessa por dentro do galpão, naquela época fechado com lona pelos dois lados.

Em primeiro plano, a linha dupla da saída do pátio. Ao fundo, a moega da ATC / Multigrain, no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN), ao centro; e a Estação de Brasília, à direita. (Foto: Centro-Oeste, 7 Set. 2002)

O coque (de bôrra de petróleo) é importado uma vez por ano, na época da entressafra, e utilizado por 1 (ou mais?) das 3 fábricas de cimento de Sobradinho — cerca de 25 km a nordeste da Estação de Brasília. O trajeto final é feito por caminhões, enfrentando uma subida íngreme de 3 km do Torto ao Colorado. Uma quarta fábrica de cimento funcionava em Cocalzinho (GO), no prolongamento da Estrutural / BR-70; há informações de que estaria desativada.

Embaixo - Relativamente leve e pegajoso, o coque não escorre com facilidade, exigindo intervenção dos funcionários para completar a descarga pelo fundo dos vagões. (Foto: Centro-Oeste, 6 Fev. 2003)

Abaixo - A pá mecânica carrega o coque nos caminhões — que trafegam cobertos por lona — e vai formando pilhas para liberar a retirada dos vagões vazios. Ao fundo a Via Estrutural, ou EPCL. (Foto: Centro-Oeste, 6 Fev. 2003)

   

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Ferreomodelismo

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em palitos de fósforo - 17 Dez. 2014

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Vagão gôndola com coque nos trilhos do pátio ferroviário de Brasíia
Relativamente leve e pegajoso, o coque não escorre com facilidade, exigindo intervenção dos funcionários para completar
a descarga pelo fundo dos vagões. Foto: Centro-Oeste, 6 Fev. 2003 (Verão / Summer)
Descarga dos vagões de coque no pátio ferroviário de Brasília
A pá mecânica carrega o coque nos caminhões — que trafegam cobertos por lona — e vai formando pilhas para liberar
a retirada dos vagões vazios. Ao fundo a Via Estrutural, ou EPCL. Foto: Centro-Oeste, 6 Fev. 2003 (Verão / Summer)
Dormentes cobertos de coque. Ao fundo, o galpão da pá mecânica
Dormentes cobertos de coque. Ao fundo, o galpão da pá mecânica
Terminal de coque
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