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Metrô DF

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Intervalos entre os trens

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Ferrovias

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• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

• Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015

   

Terminais ferroviários de grãos em Brasília
Terminais de trigo e soja

Flávio R. Cavalcanti, 31-Out-2003

Principal carga de exportação da região de Brasília, a soja é embarcada em vagões fechados nos silos da ADM (Archer Daniels Midland Co.), da Multigrain e da Conab (Cia. Nacional de Abastecimento, Ministério da Agricultura).

Em Agosto de 2002, não encontrei sinais de embarque em nenhuma das três instalações. Segundo funcionários da Multigrain, a safra já estava acabando de ser escoada. Em 27-Out-2003, também na Multigrain, a informação foi de que o embarque ocorre de março a novembro, embora a ADM já houvesse encerrado os embarques deste ano.

Situados no Setor de de Transporte Rodoviário de Cargas (STRC, expansão do SIA, além do SIN), os silos da ADM ainda ostentavam a inscrição Planalto Agrícola em 1992, quando os descobri, fotografei e conversei com um dos responsáveis (ainda não encontrei as anotações). Era um local ermo, então. Voltando lá em 29-Ago-2002, encontrei essas instalações visualmente fechadas por uma cerca-viva de árvores altas, e a lateral norte guardada por uma barreira de altos montes de terra (não verifiquei a lateral sul). O acesso à via férrea (ocupada nesse dia por uma composição de vagões tanque de inflamáveis) está bloqueado por uma cerca de tela e arame farpado. A vizinhança também mudou bastante, com vários prédios novos e trânsito intenso de carros e caminhões.

O silo da Multigrain situa-se na direção oposta, ao norte da Estação / pátio de Brasília (EBZ), no Setor de Armazenagem Norte (SAAN). Em Ago-2002, a caixa d'água ainda ostentava a sigla ATC. Funcionários dali e da Estação informaram que era a sigla de outra empresa, com sede em São Paulo, que teria vendido ou arrendado as instalações à Multigrain. Segundo eles, alguns vagões ainda eram esperados, para levar a soja que restava no local. Em 27-Out-2003, finalmente pude fotografar o carregamento de soja e a manobra dos vagões por um trator pequeno, comum.

O silo da Conab fica a meio caminho entre os demais, no SIA, ao lado da Feira dos Importados (popularmente, "Feira do Paraguai"), próximo à Ceasa. Dois funcionários confirmam que ainda é feito embarque ferroviário de soja no local, mas também não pude testemunhar em 2002. Em 28-Out-2003, pude presenciar o carregamento de 20 vagões com soja da Multigrain armazenada em uma de suas células, mas infelizmente não havia obtido licença prévia para fotografar. É o único em concreto, formando uma estrutura colossal — silo "bufalo" —, enquanto os demais são estruturas metálicas Kepler Weber. O "bufalo" da Conab tem 7 células para 3 mil toneladas de grãos, cada; e 4 células de serviço para 1,2 mil toneladas, cada.

As informações não descartam que essas três instalações também possa realizar o embarque de soja em carretas. Na Multigrain, um tubo do lado oposto à ferrovia destina-se justamente a isso, segundo os funcionários.

O antigo armazém de cargas da RFFSA, na Estação Bernardo Sayão (EJK), encontra-se desativado. Havia ali uma instalação para embarque de soja, no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, inclusive com balança para pesagem de caminhões.

Há indicações de que embarques rodoviários também são feitos na área do PAD-DF, área leste do Distrito Federal, quase na divisa com Minas Gerais (vi os silos Kepler Weber em 1995); na área sul do DF, próximo a Santa Maria, antigo projeto do Grupo OK, onde seria o "Porto Seco" de Brasília, quase na divisa com Goiás; e em Luziânia (GO), onde se informa que os silos KW da Ceval são operados hoje pela Bunge & Born. Em Luziânia, segundo essas informações, está o escritório regional da KW.

A confirmação de todas essas informações é programa para vários meses, entre telefonemas e visitas. Até o momento, as fotos são do final de Agosto/2002 e final de Outubro/2003.

Terminais ferroviários de grãos em Brasília
Conab | Multigrain | ADM, 2002 | Planalto Agrícola, 1992 | Bernardo Sayão
Esplanada Ferroviária
"Pátio de Brasília será o maior" | Pátios ferroviários | SIA | PPCUB
Localização (1977) | Extremidade norte | Extremidade sul | Além do viaduto
Soja | Areia e Trigo | Sucata | Coque | Containers | Inflamáveis | UTE
Ferrovia e terminais graneleiros
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