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Proposta retirada (por enquanto) do PPCUB, de transformar a Esplanada Ferroviária de Brasília em núcleo urbano com prédios de seis andares
Proposta retirada (por enquanto) do PPCUB, de transformar a Esplanada Ferroviária de Brasília em núcleo urbano com prédios de seis andares.
Detalhe do mapa elaborado pela arquiteta e urbanista Vera Ramos / Urbanistas por Brasília

Referências

Lúcio Costa
Relatório do Plano Piloto
de Brasília

4 – Como decorrência dessa concentração residencial, os centros cívico e administrativo, o setor cultural, o centro de diversões, o centro esportivo, o setor administrativo municipal, os quartéis, as zonas destinadas a armazenagem, ao abastecimento e às pequenas indústrias locais, e, por fim, a estação ferroviária, foram-se naturalmente ordenando e dispondo ao longo do eixo transversal que passou assim a ser o eixo monumental do sistema (fig. 4). Lateralmente à intersecção dos dois eixos, mas participando funcionalmente e em termos de composição urbanística do eixo monumental, localizaram-se o setor bancário e comercial, o setor dos escritórios de empresas e profissões liberais, e ainda os amplos setores do varejo comercial.

14 – Acima do setor municipal foram dispostas as garagens da viação urbana, em seguida, de uma banda e de outra, os quartéis e numa larga faixa transversal o setor destinado ao armazenamento e à instalação das pequenas indústrias de interesse local, com setor residencial autônomo, zona esta rematada pela estação ferroviária e articulada igualmente a um dos ramos da rodovia destinada aos caminhões.

Esplanada Ferroviária

PPCUB
Plano Piloto de Brasília
Pátios ferroviários
"Pátio de Brasília será o maior"
SIA
Soja
Areia e Trigo
Sucata
Coque
Containers
Inflamáveis
UTE

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Trens turísticos

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São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
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Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
   

Esplanada Ferroviária de Brasília
A discussão do PPCUB 2013
Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília

Flavio R. Cavalcanti - Dez. 2013

A função da ferrovia no abastecimento de Brasília ainda não entrou na atual discussão do planejamento urbano.

A proposta de liberar a Esplanada Ferroviária para a criação de um novo núcleo urbano foi um dos quatro itens que provocaram as maiores reações, e acabaram retirados do PPCUB pelo governo do DF.

No caso da Esplanada Ferroviária, porém, não transpareceu nenhum sinal de preocupação com a função indicada no Plano Piloto de Brasília por Lucio Costa e desenvolvida pela RFFSA — de reunir e organizar de modo racional os estabelecimentos de recepção, armazenagem, transformação e distribuição de produtos trazidos por trem para o abastecimento de Brasília.

Em todas as críticas, predominou a preocupação com o adensamento urbano e a preservação de características plásticas, arquitetônicas, ambientais, humanísticas etc. — mas, não, com a organização da infraestrutura material que viabilize as melhores intenções, ao menor custo ambiental e econômico.

Variações sobre uma frase

Pesquisa de mais de 500 notícias, documentos, postagens etc. sobre o PPCUB não encontrou mais do que 1 única frase com referência à “Rodoferroviária” e/ou ao “Setor Ferroviário”, com poucas variações:

 

Parâmetros da pesquisa

• 56 resultados (Google) para “PPCUB” + “ferrovi” (520 com repetições)

• “Links relacionados”, quando existentes na página e são relevantes

• Busca no site por “ferrovi”, quando especializado em urbanismo, PPCUB, política local etc.

• CTRL-F por “ferrovi” em cada página visitada

Obs.: Menos de 20 resultados no período de 1º Jan. 2009 a 6 Jun. 2012


• “criação de um núcleo urbano com prédios de até nove andares nas proximidades da Rodoferroviária[“Governo retira pontos polêmicos que permitiria construção em áreas tombadas”. Correio Braziliense, 20/11/2013]

• “A urbanização da área atrás da Rodoferroviária com prédios de até seis andares também não constarão mais no plano de preservação” [“Após reunião com distritais, GDF retira pontos polêmicos do PPCUB”. R7, 20/11/2013]

• “criação de um núcleo urbano com prédios de até nove andares nas proximidades da Rodoferroviária[“Itens polêmicos serão retirados do projeto de lei que pretende criar o PPCUB”. Correio Braziliense, 20/11/2013]

• “autorização para um novo loteamento com infraestrutura completa atrás da antiga rodoferroviária[“PPCUB: governo quer discutir canteiro no Eixo Monumental e quadra 901 Norte”. Correio Braziliense, 21/11/2013]

• “construção urbana que abrigaria edifícios de até seis andares atrás da rodoferroviária[“Quatro pontos polêmicos são retirados do PPCUB”. Jornal de Brasília, 21/11/2013]

• “autorização para um novo loteamento com infraestrutura completa atrás da antiga rodoferroviária[“PPCub: governo quer discutir canteiro no Eixo Monumental e quadra 901 Norte”. Correio Braziliense, 21/11/2013]

• “Autorização para novo loteamento com prédios de até seis pavimentos em área localizada atrás da antiga Rodoferroviária[“CAU/DF se manifesta sobre a retirada de pontos controversos do PPCUB pelo Governo do Distrito Federal”. CAU/DF, 21 de novembro de 2013]

• “Autorização para novo loteamento com prédios de até seis pavimentos em área localizada atrás da antiga Rodoferroviária[“Conselho se manifesta sobre retirada de pontos controversos do PPCUB”. CorreioWeb, 22/11/2013]

• “criação de núcleo urbano ao lado da antiga Rodoferroviária[“Reunião no IAB colocará em debate outros pontos polêmicos do PPCUB”. Correio Braziliense, 25/11/2013]

• “possibilidade de criação de uma cidade com prédios de nove andares no Setor Ferroviário, próximo à antiga Rodoferroviária e ao Setor Militar” [“PPCUB atende à especulação imobiliária em Brasília e não pode ser aprovado, dizem urbanistas”. Jornal de Brasília, 05/12/2013]

• “criação de uma cidade com prédios de nove andares no Setor Ferroviário, próximo à antiga Rodoferroviária e ao Setor Militar Complementar” [“Senadores debatem aberrações do PPCUB”. Diário do Poder, 5 de dezembro de 2013]

A fonte dessa frase — como, aliás, de boa parte do debate, — parece ter sido a análise do PLC-78/2013 (PPCUB), do PLC-79 (LUOS) etc. realizada pela arquiteta e urbanista Vera Ramos, que produziu um mapa e uma descrição das “Principais alterações propostas”. A primeira frase é do PDF; a segunda, da apresentação no site:

• “Cria novo núcleo urbano: Destina as áreas do Setor Militar Complementar - SMC e do Parque Ferroviário de Brasília - PFB (atrás da Rodoferroviária), incluídos na Área de Entorno (AE 6) do Conjunto Urbanístico de Brasília, para novo núcleo urbano com vistas à expansão da administração pública federal, e para o usos comercial, prestação de serviços e habitacional, com altura máxima de vinte e sete metros. ( Art. 31).”

• “Próximo à antiga Rodoferroviária, em área externa ao Conjunto Urbanístico de Brasília, é proposta a criação de um novo núcleo urbano” [“Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília – PPCUB – PLC 078/2013 – Principais alterações propostas”. Vera Ramos – Arquiteta e Urbanista – Diretora de Patrimônio Cultural – Instituto Histórico e Geográfico do DF – no site Urbanistas por Brasília, 9 Nov. 2013]

Quanto ao gabarito proposto, — já que a fonte aparente não tocou no assunto, vindo daí, talvez, a oscilação entre 6 e 9 andares, — havia sido indicada quase um ano e meio antes [7 Jun. 2012], no seminário “Preservação e Desenvolvimento de Sítios Históricos”, pela arquiteta Rejane Jung Viana, assessora especial da Sedhab:

“O SE-06 corresponde à AE6. As alturas ficaram limitadas a 12 m para a faixa de 500 m a oeste EPIA, além dessa faixa, 21 m (6 pav) pela Portaria. Vale lembrar, contudo, que a altura dos blocos das superquadras é, originalmente, de 24,5 m. Na Vila Estrutural, SAA e SOF Norte, pelo PPCUB, as alturas têm limite de 14 m e o Setor Militar Complementar - SMC e o Pátio Ferroviário de Brasília- PFB, têm limite de 27 m” [“O Plano de Preservação de Brasília – PPCUB – Seminário – 2012”. Arq. Rejane Jung Vianna, Assessora Especial Sedhab]

 

Questões não colocadas

• A conferir, como diria Garrincha, se “já combinou com o outro time”. — Após a chamada “privatização” das ferrovias, a RFFSA entrou em processo de liquidação e o patrimônio considerado sem interesse para a operação ferroviária foi transferido para a SPU - Secretaria do Patrimônio da União; que, por sua vez, vem transferindo imóveis para prefeituras. A questão, portanto, é saber se o terreno da Esplanada Ferroviária de Brasília foi transferido para o governo do Distrito Federal (GDF), ou se ainda pertence à União; e, neste caso, se ainda é “ferroviário” ou está para descarte. A única hipótese de se manter alguma expectativa de concretizar a “Esplanada Ferroviária de Brasília” planejada por Lucio Costa e detalhada pela RFFSA, um dia, é o terreno ser mantido (ou recuperado) para esta finalidade.

«» ª •’ — “”
Esplanada Ferroviária
"Pátio de Brasília será o maior" | Pátios ferroviários | SIA | PPCUB
Localização (1977) | Extremidade norte | Extremidade sul | Além do viaduto
Soja | Areia e Trigo | Sucata | Coque | Containers | Inflamáveis | UTE
Estação ferroviária de Brasília
Camuflagem | Pilotis | Lanchonete | Subsolo | Piso superior | Torre sul | Torre norte | Plataformas
Abastecimento | Como seria | Maquete | Como ficou
Estação Bernardo Sayão
A chegada do trem a Brasília
Um trem para Brasília | O primeiro trem para Brasília
"Trens de luxo para Brasília" | Expresso Brasil Central | Reinauguração do Bandeirante
Ligação Santos-Brasília | Balanço de fim de jornada
Pátio de Brasília será o maior | A nova estação de Brasília
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