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Agenda do Samba e Choro
Pátio de sucata metálica anexo ao pátio ferroviário da estação Bernardo Sayão, em Brasília
Escritório da balança Estação Ferroviária Bernardo Sayão Planta esquemática fora de escala. A guarita de entrada do ferro-velho dista quase 1/2 km da Estação Bernardo Sayão;
e, dentro do ferro-velho, também se anda um bom pedaço

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

   

Pátio ferroviário Bernardo Sayão
O ferro-velho da Mendes Júnior


Flavio R. Cavalcanti
Centro-Oeste dc-16-17, de 31 Jul. 1991 (resumo)
Fotos: 11 e 12 Mai. 1991

Um terreno ao lado da ferrovia, com desvio morto, cerca de arame, guarita, escritório, balança para caminhões, alojamento, pá mecânica e galpão — é tudo que o ferreomodelista precisa para reproduzir em sua maquete um ferro-velho como o que a Siderúrgica Mendes Jr. tinha em Brasília, até cerca de 1990 (CT-14/6).

Enquanto funcionou, era proibido fotografar. Desativado, e com o terreno prestes a ser devolvido à RFFSA — que já tinha outro arrendatário em vista, — afinal pude fotografar as instalações fixas. As fotos foram feitas em 11 e 12 Mai. 1991, com filme Gold 100, em dois turnos — num sábado, à tarde, e domingo pela manhã — para captar todos os ângulos.

Em resumo, os caminhões com sucata saíam do asfalto, diante da estação, entrando na cerca externa do pátio ferroviário por um caminho de terra que cruza o desvio morto a caminho do ferro-velho.

Adiante, chegavam à cerca interna, com uma guarita de vigia e dois portões — um para os caminhões, outro para os vagões. Daí, os caminhões dirigiam-se a balança rodoviária.

Feita a pesagem, os caminhões — geralmente caçambas — despejavam a sucata ao lado dos trilhos do desvio morto. Uma pá mecânica (trator com garras) amassava a sucata como podia, e carregava as gôndolas. Miniaturas mini-brindes poderão fornecer a pá mecânica em escala.

O conjunto inclui alojamentos — um prédio longo e baixo, sem maior atrativo — e dois telheiros sem paredes, para manutenção do trator e de mais algum veículo. No telheiro do trator, o piso é como nas trocas de óleo de qualquer posto de gasolina: um fosso central com degraus, para acesso embaixo da máquina. Alguns tambores e muita sujeira ajudam a criar o ambiente.

Todo o terreno é bastante iluminado, com luminárias duplas (em V) sobre postes altos, de concreto.

   

Ferreomodelismo

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

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Estação Bernardo Sayão
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