Página inicial do site Brasília
Página inicial do site Brasília
 
   
   
Agenda do Samba e Choro
  

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

  

Bibliografia
braziliana

Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

  

Bibliografia

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Mboabas

   

braziliense: Brasília, Brasil
Brasília: o mito na trajetória da Nação

Flavio R. Cavalcanti - 9 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação
Márcio de Oliveira
Paralelo 15 / Câmara Legislativa do DF
Brasília, 2005

O “mito” central nesse estudo, — resultado de pesquisa para defesa de tese de doutoramento na Sorbonne, — povoou o ideário de gerações de intelectuais e políticos brasileiros: a reiterada “constatação” de que o Brasil era “um país sem povo” (por exemplo), ou de que ainda não era uma “nação”, entre outras variações do mesmo tema. Admitida tal premissa, cada pensador ou político propôs seu caminho para forjar o “povo” brasileiro, para tornar o país uma “nação” de verdade, e assim por diante:

“Tratava-se de um tipo de análise que considerava o Brasil, visto sempre de uma maneira geral, como uma nação em formação, sem povo, sem identidade, inacabada e incompleta”.

   
Capa do livro “Brasília: o mito na trajetória da Nação”, de Márcio de Oliveira
Capa do livro “Brasília: o mito na trajetória da Nação”, de Márcio de Oliveira

Não se trata de “provar” ou rejeitar, seja a premissa geral, sejam as inúmeras propostas para “construir” a nação, mas de investigar a contribuição do “mito”, — amplamente difundido no imaginário brasileiro, — para o êxito da tarefa quase impossível que o presidente Juscelino Kubitschek se dispôs a realizar, de implantar Brasília “no meio do nada” e nela instalar o governo do país, no curtíssimo prazo de 3 anos e 10 meses.

“Observava sempre o tempo que levavam para construir um único edifício: entre dois e três anos. Achava normal o tempo despendido em função do trabalho que via dia-a-dia ser realizado. Dois a três anos. Talvez tenham sido aquelas imagens dos tempos de infância que me levaram a tentar compreender como tinha sido possível para um país ainda pouco industrializado, como aquele Brasil dos anos 1950, construir uma cidade, uma capital, no exíguo prazo de 3 anos e 10 meses”.

Retoma e aprofunda a linha esboçada por Vânia Maria Losada Moreira em “Brasília: a construção da nacionalidade: um meio para muitos fins”, da insuficiência de cada uma das principais “explicações” da construção de Brasília, — a da “capital da geopolítica”, a do “nacional desenvolvimentismo”, a da “capital do autoritarismo” etc., — em favor da capacidade do “mito” para aglutinar as mais diversas tendências e interesses.

De passagem, oferece um dos mais completos panoramas dos “esquemas explicativos” de Brasília e respectiva bibliografia.

«» ª … •’ — “”

Capítulo 1

  • Os anos JK
  • O programa de metas
  • O contexto social, econômico e político
  • Juscelino Kubitschek de Oliveira
  • O presidente JK e Brasília

Capítulo 2

  • A nova capital: o cenário e a história
  • O Planalto Central
  • O passado de um mito: histórico das ideias sobre mudança da capital
  • Um parêntesis sobre a questão militar

Capítulo 3

  • A arquitetura e o mito
  • Le Corbusier e o Brasil
  • Lúcio Costa e Oscar Niemeyer
  • A cidade, o mito e os arquitetos

Capítulo 4

  • Brasília e o mito da nação
  • O mito de cimento
  • 1956: O mito no poder
  • 1957: O mito se move
  • 1958: As primeiras inaugurações da cidade-mito
  • 1959: A cidade-mito a pleno vapor
  • 1960: A cidade-mito inaugurada
  • Passos da inauguração
  • Os candangos, os pioneiros e a cidade: o mito no canteiro de obras

Conclusões

Livros sobre Brasília
Plano Piloto de Brasília | Nas asas de Brasília | História de Brasília | A mudança da capital
No tempo da GEB (O outro lado da utopia) | Brasília: a construção da nacionalidade
Brasil, Brasília e os brasileiros | Brasília: Memória da construção
A questão da capital: marítima ou no interior? | revista brasília
JK: Memorial do Exílio | Quanto custou Brasília
Brasília: história de uma ideia | Brasília: antecedentes históricos
braziliense | braziliana | ferroviaria
   

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Byteria

Acompanhe

     

Busca no site
  
  
Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade