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Traçado da estrada de ferro no Distrito Federal
     

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Traçado do acesso ferroviário iniciado pela Novacap, buscando as curvas de nível para atravessar a chapada semi-circular que contorna a bacia hidrográfica do Paranoá. — Algumas curvas da ferrovia acabaram alteradas na década de 1960, em especial nas proximidades do Núcleo Bandeirante e do Guará. Este mapa do "novo Distrito Federal" foi organizado e desenhado pelo eng° cartógrafo Clóvis de Magalhães, possivelmente no final dos anos 50, indicando apenas a "Vila de Taguatinga" e o (já oficialmente denominado) Núcleo Bandeirante — porém ainda não o campus da Universidade de Brasília (UnB), o Gama, Sobradinho, ou mesmo a Estrada Parque Taguatinga. É interessante observar o antigo leito dos rios que seriam represados no boqueirão do Paranoá para formar o lago. Existe pelo menos uma foto aérea, relativamente conhecida, mostrando a área do Palácio da Alvorada com o lago ainda por preencher mas já delineado por uma faixa desmatada acompanhando a curva de nível de 1.000 metros acima do mar (Cota Mil). As usinas hidrelétricas de Saia Velha (divisa sul, próximo à ferrovia) e do Paranoá foram inicialmente complementadas pela Usina Térmica (termoelétrica) instalada no SIA — e que só foi desativada após a chegada da linha de alta tensão de Furnas, proveniente da hidrelétrica de Cachoeira Dourada, na divisa de Goiás com o Triângulo Mineiro, já na segunda metade dos anos 60.

     
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