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Agenda do Samba e Choro
Balança de caminhões e escritório do pátio ferroviário de sucata metálica
Balança de caminhões e cabine de controle (escritório) vistos do lado norte. Em frente, após a Estação
e o Armazém de carga (fora da foto), a linha segue para o Núcleo Bandeirante

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Pátio ferroviário de sucata metálica
A balança de sucata


Flavio R. Cavalcanti
Centro-Oeste dc-16-17, de 31 Jul. 1991 (resumo)
Fotos: 11 e 12 Mai. 1991

O escritório — verdadeira cabine de controle — é uma construção muito simples, na tradicional falta de estilo da região — um caixote com telhado de telha colonial em 2 águas (e isso já é um luxo), sem grande inclinação. Nada de tijolo aparente, nem pedra aparente, janelas de guilhotina, calha de chuva, ou portais abobadados.

A necessidade, porém, obrigou o construtor a variar um pouco.

Era preciso controlar o movimento, de um ponto acima do nível normal — e o piso foi elevado em pouco mais de 1 metro, com um patamar externo.

O tamanho do terreno — cercado de invasões — e a precariedade da cerca exigiam um posto de vigilância. Sendo o prédio elevado em relação ao solo, acrescentou-se uma torre, sobressaindo do telhado, com acesso externo pelos fundos.

Essa torre é o que dá certa graça ao prédio. Parece ter pouco mais de 1 metro quadrado, com 3 seteiras horizontais para reduzir a insolação e dificultar o alvo do exterior.

O charme do telhado vai um pouco além das telhas coloniais em duas águas:

É um pouco maior que o prédio, reduzindo a insolação nas paredes, em torno do meio-dia.

Uma leve curvatura nas duas águas do telhado completa o aspecto singular do conjunto.

O resultado é um prédio interessante, diferente do que se vê na região. Quem quiser, naturalmente, pode fazê-lo ainda mais interessante, em sua mini-ferrovia imaginária.

   

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

• Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015

  

Ferreosfera

  

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