|
|
Metrô DF - Brasília
|
|
O Metrô DF não costuma divulgar a lista completa das estações previstas em seu projeto. Dessa forma, balanços do que falta colocar em funcionamento tomam como referência um "total" parcial divulgado, sempre, sem esta ressalva , variando de 26 a 29 estações cujos nomes já são mais ou menos bem conhecidos.
Acontece que os mapas elaborados pela Codeplan — uma empresa oficial do mesmo GDF, controlador do Metrô — indicam a localização de pelo menos 30 estações, designadas somente por números, de 1 a 33 (com três lacunas).
Nº | Estação | Cidade |
---|---|---|
01 | Central | Plano Piloto |
02 | Galeria | Plano Piloto |
03 | 102 | Plano Piloto |
04 | 104 | Plano Piloto |
05 | 106 | Plano Piloto |
06 | 108 | Plano Piloto |
07 | 110 | Plano Piloto |
08 | 112 | Plano Piloto |
09 | 114 | Plano Piloto |
10 | Asa Sul - Integração ônibus / Metrô | Plano Piloto |
11 | Shopping | SIA |
12 | • proximidades do estádio Pelezão | SIA |
13 | Feira | Guará |
14 | Guará | Guará |
15 | • não indicada — possivelmente EPVP | SMPW |
16 | Arniqueiras | Águas Claras |
17 | Águas Claras | Águas Claras |
18 | Concessionárias | Águas Claras |
19 | Estrada Parque | Águas Claras |
20 | Praça do Relógio | Taguatinga |
21 | Onoyama | Taguatinga |
22 | Centro Metropolitano | Ceilândia |
23 | Ceilândia Sul | Ceilândia |
24 | Guariroba | Ceilândia |
25 | Ceilândia Centro | Ceilândia |
26 | Ceilândia Norte | Ceilândia |
27 | Ceilândia — final da Linha Verde | Ceilândia |
28 | • não indicada | |
29 | • não indicada | |
30 | Taguatinga Sul | Taguatinga |
31 | Furnas | Samambaia |
32 | Samambaia Sul | Samambaia |
33 | Samambaia — final da Linha Laranja | Samambaia |
Estação nº 12
|
Alguns mapas da Codeplan, utilizados em catálogos telefônicos ou guias turísticos, assinalam uma estação nas proximidades do estádio Pelezão, atrás do Carrefour sul.
Não consta do mapa do DF disponibilizado pelo site da Codeplan. Também não constava do mapa das linhas, disponível no site do Metrô DF em 31 Jan. 2004, nem do esquema pintado no interior dos carros em 21 abr. 2007.
Estação nº 14 – Guará
Vem sendo indicada nos site e nos carros, com indicativo de "não operacional".
Estação nº 15
Não existem indicações de uma Estação nº 15. O local mais lógico seria junto à EPVP, que separa Águas Claras do SMPW, na faixa de domínio de Furnas Centrais Elétricas (linha de transmissão), tal como as estações Feira (nº 13) e Guará (nº 14).
O nome permanece desconhecido.
Estações nº 28 e 29
Pela ordem numérica, poderiam ser no lado sul da cidade de Águas Claras, que permanece em grande parte vazio.
Os nomes permanecem desconhecidos.
Ferreofotos Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016 G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016 “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016 U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016 C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016 Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016 G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016 Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016 Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015 Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015 Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015 |
Ferrovias Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016 Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016 U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016 A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016 |
Bibliografia Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
|
|
|
|
Vias | Rodoviária | Centro | Asa Norte | Asa Sul | Cidades | Metrô-DF | Trem | Plano Piloto | Clima | História | Livros | Links | Help | brazilias | Home |