|
Metrô DF
Achados e perdidos
|
Metrô DF - Brasília
|
|
Encontram-se em operação 32 km dos 42 km previstos no projeto inicial. Falta ser aberto o trecho do centro de Taguatinga (Praça do Relógio) até a última estação de Ceilândia Norte.
Esse trecho inclui parte do túnel sob o centro de Taguatinga (após a Estação Praça do Relógio), a ponte sobre o córrego Cortado, o túnel Onoyama (em obras) e o viaduto na inflexão para noroeste na Ceilândia (já construído há anos). No final de Fevereiro de 2004, o governo prometeu entregar "o trecho entre Taguatinga e Ceilândia" às 15h do dia 30-Jun-2005.
O túnel Onoyama terá 1.200 metros, começando ao lado da Chácara Onoyama (após a ponte sobre o córrego Cortado) até o Ginásio de Esportes Serejinho.
Em Maio-2004 foi aberta ao público a estação Concessionárias — a 14ª das 23 estações que o governo promete deixar em funcionamento até o final de 2006.
|
Pela numeração dos mapas da Codeplan (Cia. de Desenvolvimento do Planalto Central), Concessionárias é a Estação n° 18, de um total de 33. Várias dessas 33 nunca foram anunciadas, nem constam dos mapas:
Dentro do Plano Piloto, funcionam apenas 3 estações: Central (n° 1), Galeria (2) e 114/115 Sul (9). Faltam 6 estações, de 3 a 8, cujas estruturas de concreto já estão construídas, enterradas, sendo visíveis aos passageiros dentro do túnel; e seus "narizes de submarino" são visíveis no gramado oeste do Eixão.
Logo após o final da Asa Sul, funciona a estação Asa Sul — integração ônibus/metrô (10); em seguida Shopping (11); depois Feira (n° 13, Guará).
De acordo com os mapas da Codeplan, falta uma entre o Park Shopping e o Carrefour sul, perto do estádio Pelezão (12); outra entre o Guará I e II, em área mais central (14); e ainda uma na Estrada Parque Vicente Pires, antes de entrar em Águas Claras (15). Portanto, são mais três estações, jamais anunciadas, e muito menos iniciadas.
Dentro de Águas Claras e em seu limite oeste, existem 4 estações construídas. Duas delas funcionam há tempos (16 e 17). A terceira (Concessionárias, 18) há anos tinha pessoal, mas só foi inaugurada em Maio-2004. A quarta estação (Estrada Parque, 19) está fechada, embora construída.
Em seguida vem a estação do centro de Taguatinga (Praça do Relógio, n° 20). É a última da linha Verde.
Cruzando o córrego Cortado, viriam as estações 21 (ainda Taguatinga); 22 (perto da divisa Taguatinga / Ceilândia Sul); e de 23 até 27 num eixo reto que divide Ceilândia ao meio. Há muitos anos está construído o viaduto sobre a avenida, imediatamente antes da estação n° 23. Ao todo, sete estações fora de operação, bem como toda sua linha correspondente (os 10 km que faltam).
Na linha Laranja, existem 4 estações em funcionamento: Taguatinga Sul (30), Furnas (31), Samambaia Sul (32) e Samambaia (33)
Ficam faltando as estações 28 e 29, nunca anunciadas, e muito menos iniciadas.
As estações assinaladas em cinza [mapas] ainda não estão construídas, ou falta concluir e colocar em funcionamento.
|
|
|
|
Vias | Rodoviária | Centro | Asa Norte | Asa Sul | Cidades | Metrô-DF | Trem | Plano Piloto | Clima | História | Livros | Links | Help | brazilias | Home |