Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
  
   
   
Agenda do Samba e Choro

Viaduto sobre a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), entre Águas Claras e o Setor de Mansões Park Way (SMPW), vendo-se
ao fundo o Guará II (à direita) e o viaduto da Ferrovia Centro-Atântica - FCA (à esquerda), em 29-Jan-2004.
Estação Águas Claras: - Águas Claras - Integração das linhas Verde e Laranja Estação Arniqueiras: - Águas Claras Estação Feira: - Feira do Guará Estação Shopping: - Park Shopping, Carrefour Sul Estação Asa Sul: - Integração Ônibus-Metrô Estação 114/115 Estação Central: - Rodoviária de Brasília Estação Galeria: - Setor Comercial Sul e Setor Bancário Sul Pátio ferroviário de Brasília (EBZ) Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) Viaduto ferroviário sobre o Metrô Viaduto sobrea EPVP

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

Achados e perdidos

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
   

Metrô DF - Brasília
Estágio de implantação (2004)

2009 | 2004

Encontram-se em operação 32 km dos 42 km previstos no projeto inicial. Falta ser aberto o trecho do centro de Taguatinga (Praça do Relógio) até a última estação de Ceilândia Norte.

Esse trecho inclui parte do túnel sob o centro de Taguatinga (após a Estação Praça do Relógio), a ponte sobre o córrego Cortado, o túnel Onoyama (em obras) e o viaduto na inflexão para noroeste na Ceilândia (já construído há anos). No final de Fevereiro de 2004, o governo prometeu entregar "o trecho entre Taguatinga e Ceilândia" às 15h do dia 30-Jun-2005.

O túnel Onoyama terá 1.200 metros, começando ao lado da Chácara Onoyama (após a ponte sobre o córrego Cortado) até o Ginásio de Esportes Serejinho.

Em Maio-2004 foi aberta ao público a estação Concessionárias — a 14ª das 23 estações que o governo promete deixar em funcionamento até o final de 2006.

Pela numeração dos mapas da Codeplan (Cia. de Desenvolvimento do Planalto Central), Concessionárias é a Estação n° 18, de um total de 33. Várias dessas 33 nunca foram anunciadas, nem constam dos mapas:

  • Dentro do Plano Piloto, funcionam apenas 3 estações: Central (n° 1), Galeria (2) e 114/115 Sul (9). Faltam 6 estações, de 3 a 8, cujas estruturas de concreto já estão construídas, enterradas, sendo visíveis aos passageiros dentro do túnel; e seus "narizes de submarino" são visíveis no gramado oeste do Eixão.

  • Logo após o final da Asa Sul, funciona a estação Asa Sulintegração ônibus/metrô (10); em seguida Shopping (11); depois Feira (n° 13, Guará).

  • De acordo com os mapas da Codeplan, falta uma entre o Park Shopping e o Carrefour sul, perto do estádio Pelezão (12); outra entre o Guará I e II, em área mais central (14); e ainda uma na Estrada Parque Vicente Pires, antes de entrar em Águas Claras (15). Portanto, são mais três estações, jamais anunciadas, e muito menos iniciadas.

  • Dentro de Águas Claras e em seu limite oeste, existem 4 estações construídas. Duas delas funcionam há tempos (16 e 17). A terceira (Concessionárias, 18) há anos tinha pessoal, mas só foi inaugurada em Maio-2004. A quarta estação (Estrada Parque, 19) está fechada, embora construída.

  • Em seguida vem a estação do centro de Taguatinga (Praça do Relógio, n° 20). É a última da linha Verde.

  • Cruzando o córrego Cortado, viriam as estações 21 (ainda Taguatinga); 22 (perto da divisa Taguatinga / Ceilândia Sul); e de 23 até 27 num eixo reto que divide Ceilândia ao meio. Há muitos anos está construído o viaduto sobre a avenida, imediatamente antes da estação n° 23. Ao todo, sete estações fora de operação, bem como toda sua linha correspondente (os 10 km que faltam).

  • Na linha Laranja, existem 4 estações em funcionamento: Taguatinga Sul (30), Furnas (31), Samambaia Sul (32) e Samambaia (33)

  • Ficam faltando as estações 28 e 29, nunca anunciadas, e muito menos iniciadas.

As estações assinaladas em cinza [mapas] ainda não estão construídas, ou falta concluir e colocar em funcionamento.

   

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

Acompanhe


No Plano Piloto, falta concluir seis estações, cujas estruturas em concreto já estão prontas (n° 3 a 8). A numeração sugere que
poderá haver uma estação próxima ao estádio Pelezão (12); uma no centro das vias do Guará (14); e uma no início de
Águas Claras, na Estrada Parque Vicente Pires, atendendo parte do Setor de Mansões Park Way. Estação Águas Claras: - Águas Claras - Integração das linhas Verde e Laranja Estação Arniqueiras: - Águas Claras Estação Feira: - Feira do Guará Estação Shopping: - Park Shopping, Carrefour Sul Estação Asa Sul: - Integração Ônibus-Metrô Estação 114/115 Estação Central: - Rodoviária de Brasília Estação Galeria: - Setor Comercial Sul e Setor Bancário Sul Pátio ferroviário de Brasília (EBZ) Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) Viaduto ferroviário sobre o Metrô Viaduto sobrea EPVP

A Linha Verde ainda termina na praça do Relógio (n° 20), centro de Taguatinga. Faltam uma ponte e todo o trecho seguinte,
com sete estações (21 a 27), até o final da Ceilândia. Na Linha Laranja, a numeração prevê mais duas estações (28 e 29).
Estação Feira: - Guará I e II Estação Praça do Relógio: - Taguatinga Centro (Linha Verde) Estação Samambaia: - Samambaia (Linha Laranja) Estação Samambaia Sul: - Samambaia (Linha Laranja) Estação Furnas: - Samambaia (Linha Laranja) Estação Estrada Parque: - Vicente Pires? (Linha Verde) Estação Taguatinga Sul: - Pistão Sul (Linha Laranja) Estação Concessionárias: - Águas Claras (Linha Verde) Estação Águas Claras: - Águas Claras - Integração das linhas Verde e Laranja Estação Arniqueiras: - Águas Claras Estação Bernardo Sayão Viaduto sobre a EPVP Viaduto  Ferroviário
Estações do Metrô DF
Central | Galeria | 102 | 108 | 112 | 114
Asa Sul | Shopping | Feira | Guará | Arniqueiras | Águas Claras
Linha Verde
Concessionárias | Praça do Relógio | Centro Metropolitano
Ceilândia Sul | Guariroba | Ceilândia Centro | Ceilândia Norte | Ceilândia
Linha Laranja
Taguatinga Sul | Furnas | Samambaia Sul | Samambaia
Metrô DF - Brasília
Tarifas | Estudante | Horários | Integração | Achados e Perdidos | Estações | Mapa
Trens | Formação dos trens | Ficha técnica | Vídeos | AMVs
2010 | 2004 | Estações previstas | "Metrô Leve de Superfície" | Metrô, Pré Metrô ou VLT...?
VLT de Brasília
  

Busca no site
  
  
Página inicial do site Brasília
Página inicial do site Brasília
Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade