Metrô DF
Estações
- 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
- 7h a 19h - Domingos e Feriados
Intervalos entre os trens
- 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação
Tarifas
Achados e perdidos
|
|
Metrô DF - Brasília
Estágio de implantação (2004)
Encontram-se em operação 32 km dos 42 km previstos no projeto
inicial. Falta ser aberto o trecho do centro de Taguatinga (Praça
do Relógio) até a última estação
de Ceilândia Norte.
Esse trecho inclui parte do túnel sob o centro de Taguatinga (após
a Estação Praça do Relógio), a ponte sobre
o córrego Cortado, o túnel Onoyama (em
obras) e o viaduto na inflexão para noroeste na Ceilândia
(já construído há anos). No final de Fevereiro de
2004, o governo prometeu entregar "o trecho entre Taguatinga e Ceilândia"
às 15h do dia 30-Jun-2005.
O túnel Onoyama terá 1.200 metros, começando ao
lado da Chácara Onoyama (após a ponte sobre o córrego
Cortado) até o Ginásio de Esportes Serejinho.
Em Maio-2004 foi aberta ao público a estação
Concessionárias — a 14ª
das 23 estações que o governo promete deixar em funcionamento
até o final de 2006.
Pela numeração dos mapas da Codeplan (Cia. de Desenvolvimento
do Planalto Central), Concessionárias
é a Estação n° 18, de um total de 33. Várias
dessas 33 nunca foram anunciadas, nem constam dos mapas:
-
Dentro do Plano Piloto, funcionam apenas 3 estações:
Central (n° 1), Galeria
(2) e 114/115 Sul (9). Faltam 6 estações, de 3
a 8, cujas estruturas de concreto já estão construídas,
enterradas, sendo visíveis aos passageiros dentro do
túnel; e seus "narizes de submarino" são
visíveis no gramado oeste do Eixão.
-
Logo após o final da Asa Sul, funciona
a estação Asa Sul —
integração ônibus/metrô
(10); em seguida Shopping (11);
depois Feira (n° 13, Guará).
-
De acordo com os mapas da Codeplan, falta
uma entre o Park Shopping e o Carrefour sul, perto do estádio
Pelezão
(12); outra entre o Guará I e II, em área mais
central (14); e ainda uma na Estrada
Parque Vicente Pires, antes de entrar em Águas
Claras (15). Portanto, são mais três estações,
jamais anunciadas, e muito menos iniciadas.
-
Dentro de Águas
Claras e em seu limite oeste, existem 4 estações
construídas. Duas delas funcionam há tempos (16
e 17). A terceira (Concessionárias,
18) há anos tinha pessoal, mas só foi inaugurada
em Maio-2004. A quarta estação (Estrada
Parque, 19) está fechada, embora construída.
-
Em seguida vem a estação do centro
de Taguatinga (Praça
do Relógio, n° 20). É a última
da linha Verde.
-
Cruzando o córrego Cortado, viriam as
estações 21 (ainda Taguatinga);
22 (perto da divisa Taguatinga / Ceilândia Sul); e de
23 até 27 num eixo reto que divide Ceilândia
ao meio. Há muitos anos está construído
o viaduto sobre a avenida, imediatamente antes da estação
n° 23. Ao todo, sete estações fora de operação,
bem como toda sua linha correspondente (os 10 km que faltam).
-
Na linha Laranja, existem 4 estações
em funcionamento: Taguatinga Sul
(30), Furnas (31),
Samambaia Sul (32) e Samambaia
(33)
-
Ficam faltando as estações 28
e 29, nunca anunciadas, e muito menos iniciadas.
As estações assinaladas em cinza [mapas]
ainda não estão construídas, ou falta concluir
e colocar em funcionamento.
|
|
Acompanhe
|