Foto: 7 Set. 2002, Sábado
Pátio ferroviário do
SIN
Trilhos do antigo ramal da base
de combustíveis da Petrobras
Flavio R. Cavalcanti - Nov. 2012
Até a década de 1980,
presenciei vários engarrafamentos neste ponto onde a rua cruzava em nível os trilhos do desvio ferroviário, enquanto os vagões eram
manobrados demoradamente, entre a variante ferroviária do SIN e o desvio da Petrobras.
Talvez por isso o desvio de acesso dos vagões à base de combustíveis da Petrobras foi desativado deste lado — passando
as manobras para a outra extremidade.
Para que as manobras com vagões passassem a ser feitas do lado de lá da passagem de nível, se não me engano, foi feita a duplicação da variante ferroviária do SIN. E é possível que para isso os engenheiros da RFFSA tenham reaproveitado trilhos e AMV retirados do final da variante, onde tornava a entroncar na via principal. Nas chamadas décadas perdidas, a RFFSA trabalhou no osso, e nessas condições esta hipótese faria sentido. Seria uma explicação lógica para a amputação da variante, tornando-a mero ramal sem saída, com características de pátio de manobras após a duplicação.
Porém, Com isso, o engarrafamento se transferiu para
a segunda passagem de nível.
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