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Agenda do Samba e Choro
Portão de entrada de vagões para a segunda base de combustíveis servida pelo pátio ferroviário do Setor de Inflamáveis (SIN) de Brasília
Portão do acesso de vagões à segunda base de combustíveis. Foto: 11 Ago. 1991 (Inverno / Winter)

Setor de Inflamáveis - SIN

1ª Passagem de nível
2ª Passagem de nível
1ª Base
2ª Base
Fim de linha
Oleoduto SP–Brasília
SIA

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Plano Piloto de Brasília
Pátios ferroviários
"Pátio de Brasília será o maior"
SIA
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Trens de passageiros
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Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

   

Pátio ferroviário do SIN
Desvio ferroviário da
segunda base de combustíveis


 
Flavio R. Cavalcanti - Dez. 2012

Afora a base de combustíveis da Petrobras, esta é a única do SIN que chegou a ter um desvio ferroviário para recepção de vagões tanque.

Mas, ao contrário da base da Petrobras — situada na via principal, frequentemente interrompida pelas manobras com vagões — o desvio ferroviário da “segunda base de combustíveis” ficava mais ao fundo, sem nenhuma rua próxima. Só descobri sua existência num Domingo, em 1991, percorrendo caminhos de terra em busca de desvios e terminais ferroviários.

Infelizmente, até hoje nunca me esforcei excessivamente para identificar a “segunda base de combustíveis”, e vou ficar devendo o nome por mais algum tempo.

Ela parece não apresentar identificação ou logomarca, exceto por uma faixa vermelha na parte superior de dois tanques menores, um dos quais pode ser visto por trás dos outros, na primeira foto abaixo.

A página da Wikipedia sobre o SIA cita apenas que em seu Setor de Inflamáveis estão localizados empresas como Petrobras e Texaco, com seus tanques de armazenamento de combustível[2 Dez. 2012].

Cruzamentos das ruas e ramais ferroviários entre o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e o Setor de Inflamáveis (SIN) de Brasília
Numeração dos primeiros lotes do SIN nos catálogos telefônicos das últimas décadas

O mapa da Codeplan (acima), reproduzido nos catálogos telefônicos das últimas décadas, mostra apenas um pedaço da primeira base do lado sul (lote 15) e as duas primeiras do lado norte (lotes 1A1, da Onogás; e 2A2).

Mapa de localização dos desvios ferroviários do SIN - Setor de Inflamáveis de Brasília
Mapa do SIN — a “segunda base de combustíveis” fica à esquerda do lote triplo da Petrobras

Enquanto a base de combustíveis da Petrobras ocupa os primeiros três módulos circulares do lado sul e tem como endereço “lote 15”, a segunda base servida por desvio ferroviário ocupa somente um módulo circular, o quarto a partir da direta. Poderia ser o “lote 14b” — endereço atribuído à base da Texaco em alguns guias da internet [2 Dez. 2012].

Parece pouco provável que mais alguma base de combustíveis venha a receber um desvio ferroviário.

Desde a inauguração do Oleoduto São Paulo - Brasília (Osbra), no início da década de 1990, o transporte ferroviário de combustíveis para Brasília se reduziu a uma fração ínfima do que era até então. Até hoje, limita-se a um pequeno número de vagões tanque para derivados pesados de petróleo (vagões com serpentina para aquecimento na descarga).

Placa do Oleoduto São Paulo - Brasília (Osbra) — na verdade, um “poliduto” — ao lado do ramal ferroviário do Setor de Inflamáveis (SIN) de Brasília
Placa do Oleoduto São Paulo - Brasília (Osbra) — na verdade, um “poliduto” — ao lado do ramal ferroviário do Setor de Inflamáveis (SIN) de Brasília

Uma placa fotografada em 2002 dá a entender que o oleoduto passa exatamente na faixa da “variante” ferroviária que passa entre as duas fileiras de lotes do SIN. Nesta hipótese, o oleoduto — na verdade, “poliduto” — poderia atender a todas as outras bases atuais ou futuras, dos dois lados da “variante” ferroviária, e não seria de se esperar a implantação de novos desvios.

   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

  

Bibliografia
braziliana

Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Memórias do desenvolvimento - 19 Out. 2014

Preexistências de Brasília - 13 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

Francesco Tosi Colombina - 3 Out. 2014

Estrada Colonial no Planalto Central - 27 Set. 2014

Chegou o governador - 12 Set. 2014

Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid - 3 Out. 2013

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas

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Início do desvio ferroviário que leva os vagões à segunda base de combustíveis do Setor de Inflamáveis (SIN) de Brasília
Início do desvio ferroviário da segunda base de combustíveis do SIN em 15 Set. 2002 (Inverno / Winter)
Desvio ferroviário que leva os vagões à segunda base de combustíveis do Setor de Inflamáveis (SIN) de Brasília
Vista do desvio ferroviário da segunda base de combustíveis do SIN em Brasília. 15 Set. 2002 (Inverno / Winter)
Pátio de manobra de vagões e AMV do desvio ferroviário dasegunda base de combustíveis do Setor de Inflamáveis (SIN) de Brasília
Pátio de manobra de vagões e AMV do desvio ferroviário dasegunda base de combustíveis do SIN de Brasília. 15 Set. 2002 (Inverno / Winter)
Esplanada Ferroviária
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