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Final do ramal ferroviário do Setor de Inflamáveis (SIN) de Brasília
Final do ramal ferroviário do SIN em 15 Set. 2002 (Inverno / Winter)

Setor de Inflamáveis - SIN

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• Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015

   
Mapa de localização dos ramais ferroviários do SIN - Setor de Inflamáveis de Brasília
Mapa do SIN com o traçado da antiga variante ferroviária passando entre os lotes circulares

Pátio ferroviário do SIN
Final dos trilhos do ramal ferroviário
do Setor de Inflamáveis

Flavio R. Cavalcanti - Nov. 2012

Até 1981, o ramal ferroviário do SIN prolongava-se até encontrar novamente a linha principal da ferrovia, já nas proximidades do viaduto da EPTG — limite do Guará I e da atual Vila Tecnológica ou Conjunto Lúcio Costa.

Dessa forma, o ramal de manobras do SIN constituía, também, uma variante da ferrovia entre a estação de Brasília (EBZ) e a estação Bernardo Sayão (EJK) — ampliando as possibilidades de manobra de vagões entre o pátio do SIN, o pátio do SIA e a esplanada ferroviária da estação de Brasília.

Ao percorrer novamente os trilhos da ferrovia em 2002, esta ligação já não existia. Nenhum sinal do antigo AMV perto do viaduto da EPTG lembrava mais a antiga ligação, na via férrea principal. A antiga variante do SIN era agora um ramal sem saída deste lado.

Percorrendo os trilhos desde o outro lado — o SIA — passava-se pelo desvio da Petrobras, em seguida pelo desvio da segunda base de combustíveis e — ao aproximar-se da Vila Tecnológica ou Conjunto Lúcio Costa — os trilhos e dormentes desaparecem, vendo-se ainda o aterro e parte do lastro (brita) por mais algumas centenas de metros.

Imagens mais recentes de satélite, disponibilizadas pelo Google em Nov. 2012, dão a impressão de que o último trecho ainda existente e relativamente bem cuidado 10 anos antes pode já estar sem uso e até parcialmente erradicado.

Nesse ponto, os últimos lotes circulares do SIN aparecem sub-loteados, formando vilas e chácaras. Uma foto no Panorâmio chama esta parte do Setor de Inflamáveis de “Setor de Chácaras do Lúcio Costa”.

   

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

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Trilhos erradicados na ligação do pátio ferroviário à linha principal da ferrovia
O aterro e um pouco de brita — já nas proximidades da Vila Tecnológica / Guará I — são os únicos sinais do final da variante do SIA que, assim, perdeu a conexão com a via principal antes desta atravessar o viaduto da EPTG rumo à Estação Bernardo Sayão. Foto: 15 Set. 2002 (Inverno / Winter)

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