Congresso, 1893
Mogiana vs. Central do Brasil

Anais da Câmara dos Deputados, vol. V, [1893], pág. 57,
sessão de 2 de setembro de 1893, cf. AH1:244-248

p. 244

O sr. Domingos Rocha — Sr. Presidente, pedi a palavra para remeter à mesa duas emendas que vou justificar resumidamente.

Na segunda discussão do orçamento da Indústria e Viação, foi aprovada pela Câmara uma emenda aditiva do sr. Lauro Müller, autorizando o governo a mandar (lê):

« Proceder na zona demarcada no planalto central aos estudos necessários à fixação do local em que deve ser, na forma da Constituição, construída a futura capital da República, fazendo proceder ao levantamento topográfico da zona respectiva e ao reconhecimento de uma via-férrea que mais diretamente possa ligar aquela região a esta cidade, para o que poderá abrir os necessários créditos, até a quantia máxima de 350:000$000. »

p. 245

Esta autorização contém duas idéias principais: a primeira é a determinação dentro do quadrilátero já demarcado, do local apropriado à edificação da futura capital, e a segunda é o estudo de uma via férrea que mais diretamente a ligue ao Rio de Janeiro.

Lendo a redação para a terceira discussão das emendas aprovadas pela Câmara à proposta do governo que fixa a despesa do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, vejo que a emenda votada foi prejudicada na sua última parte, que contém a autorização para o governo mandar proceder desde já ao reconhecimento da estrada de ferro que ponha em direta ligação a futura capital com a atual.

O § 9, letra E, está, com efeito, assim redigido:

« É o governo autorizado a levar à zona demarcada para futura capital a linha férrea, podendo a comissão que for incumbida da exploração da linha estratégica de Catalão a Cuiabá proceder aos estudos de um ramal que vá à referida zona. »

A comissão de orçamento na redação deste parágrafo determina que seja feita por um ramal da linha de Catalão a Cuiabá. Ora, senhor Presidente, o que a Câmara aprovou foi a autorização para os estudos da linha-férrea de ligação direta entre a futura e a atual capital federal.

Basta uma ligeira inspeção no mapa da República para se reconhecer que um ramal partindo da linha de Catalão a Cuiabá não pode satisfazer ao objetivo que teve em mira a comissão aceitando a emenda do sr. Lauro Müller.

O mapa nos mostra que a ligação mais direta é a que se obtém com o prolongamento da Estrada de Ferro Central, de Pirapora a Formosa, cuja extensão é de menos de 300 quilômetros.

Como V. Exª sabe, sr. Presidente, os estudos até a margem do São Francisco já se acham feitos pela comissão de prolongamento da Estrada de Ferro Central, de modo que só resta a estudar o trecho a partir de Pirapora.

Se for aprovada a redação proposta pela comissão de orçamento, o reconhecimento deverá partir de Catalão para Formosa.

Ora, segundo o relatório parcial da comissão encarregada da demarcação da zona reservada ao Distrito Federal, esta distância será pelo menos de 360 quilômetros, e além da maior extensão a estudar acresce que a ligação não será direta, conforme foi resolvido pela Câmara...

p. 246

O sr. Demétrio Ribeiro — Nesta região já existe uma linha federal cuja concessão está em vigor.

O sr. Domingos Rocha — ... e como bem disse o ilustre deputado pelo Rio Grande do Sul, digno presidente da Comissão de Viação, já existe nessa região a linha de ligação de Catalão a Palmas, que é uma concessão feita pelo governo federal, cujos estudos já estão contratados.

O sr. Lauro Müller — Na minha emenda determino que se façam os estudos da ligação mais direta.

O sr. Demétrio Ribeiro — O orador restabelece a emenda de V. Exª.

O sr. Domingos Rocha — Neste sentido, envio à Mesa uma emenda restabelecendo a emenda do sr. Lauro Müller, fixando, porém, para ponto de partida, o Pirapora, que é atualmente o objetivo da Estrada de Ferro Central.

   

Documento

Referências

Brasília nos planos ferroviários (DF)
Ferrovias concedidas do plano de 1890 | EF Tocantins | Cia. Mogiana | Ferrovia Angra-Catalão | EF Goiás | Ferrovia Santos - Brasília
O prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil | A ferrovia da Cia. Paulista | Ferrovias para o Planalto Central | Documentação
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