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Ferrovias para Brasília - 1967
Ligação ferroviária Santos - Brasília

Ana Maria Marques Camargo Morangoni
"Orientação" – Órgão do Instituto de Geografia da USP
Março-1967

Esta nota publicada em um órgão do Instituto de Geografia da USP relata, em primeira mão, o percurso dos trilhos da ligação ferroviária de Santos a Brasília, completada (porém ainda sem tráfego comercial) nos últimos dias do antigo Ministério da Viação e Obras Públicas (MVOP), no final do governo Castelo Branco.

“Com a conexão de linhas das Estradas de Ferro Sorocabana, Mojiana e Centro-Oeste, e a construção do ramal de Pires do Rio, tornou-se possível a ligação ferroviária direta entre Santos e Brasília.

“A extensão do percurso é de aproximadamente 1.300 km, e o tempo que os trens de carga levarão para percorrê-lo deverá ser de no máximo 20 horas.

“Viagem-teste já realizada provou a viabilidade de tal ligação, que possibilitará o transporte de carga em grandes quantidades, com vantagens de preços do frete (possivelmente até 70% mais baixo que o rodoviário).

“No sentido Brasília - Santos, as cargas constituir-se-ão na maior parte por produtos agro-pecuários da região (arroz, feijão, milho, gado bovino e suíno, produtos avícolas, etc.), e no sentido Santos - Brasília, por produtos manufaturados de que São Paulo fornece 80% do total consumido nas regiões atingidas pela ligação ferroviária em questão.”

   Mapa da ligação ferroviária de Santos (SP) até Brasília em 1967
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