Jânio Quadros, 1961
Mensagem ao Congresso

p. 36-38

b - Ferroviário

As estradas de ferro federais continuam a apresentar os mesmos problemas que se definiram logo após o término da última guerra. O programa de reaparelhamento, iniciado em 1952, conseguiu melhorar as condições de atendimento da demanda aparente, mas ainda há várias atividades ou regiões cuja expansão é contida pela incapacidade de transporte das estradas da Rede Ferroviária Federal S/A. Pequenos foram os progressos na eficiência da operação e na qualidade do serviço; e, não obstante o esforço de investimento no setor, o déficit de operação vem aumentando aceleradamente. A revisão dos vencimentos e vantagens dos servidores públicos no ano passado, elevando as despesas com o pessoal da RFFSA, em 1961, a mais do dobro do que eram em 1959, faz prever o déficit de operação ferroviária no corrente exercício em mais de 35 bilhões de cruzeiros. A despesa total da RFFSA em 1961 corresponderá a cerca de 2,8 vezes a sua receita, fazendo do sistema ferroviário federal o mais deficitário do mundo. Cerca de 16% de toda a arrecadação tributária federal serão aplicados na cobertura deste déficit, que contribui com parcela significativa para o desequilíbrio orçamentário da União; constitui grave fator inflacionário, e é causa de transferências injustas de renda e de distorções na economia.

Não é possível ao País continuar a suportar esta situação, e será indispensável um esforço esclarecido, coordenado e constante para reduzir o déficit em prazo curto, e criar as condições para sua eliminação. Parte importante do déficit deve ser atribuída a tarifas insuficientes, principalmente no tráfego de passageiros, matérias-primas e gêneros alimentícios; às despesas excessivas com o pessoal; ao desaparelhamento técnico; e à administração e operação ineficientes. Por conseguinte, além da continuidade de execução do programa de reaparelhamento, será necessário reduzir os gastos ao estritamente indispensável, restabelecer o espírito empresarial e a preocupação comercial, reorganizar a administração ferroviária, modernizar os métodos de operação, e adotar política corajosa e realista de tarifas.

A experiência passada mostra, entretanto, que, embora essas medidas possam contribuir para reduzir o déficit em percentagem significativa, não serão suficientes, com a atual densidade do tráfego, para alterar a sua tendência de crescimento. Será impossível restabelecer o equilíbrio do sistema ferroviário, ou sequer estabilizar o déficit de operação, se a sua utilização não for elevada e mantida acima do nível mínimo exigido para exploração econômica de linhas férreas. Toda a política ferroviária deve orientar-se, portanto, para o aumento da densidade de tráfego.

Nas regiões cujas características não oferecem perspectivas de assegurar o volume de tráfego indispensável à exploração de ferrovias, não há outra alternativa senão a sua substituição pela rodovia. Pretende, pois, o governo aplicar a legislação em vigor, que prevê a substituição de linhas férreas antieconômicas por estradas de rodagem.

No sistema de grandes eixos a que se deve restringir a rede ferroviária, o aumento de densidade poderá ser conseguido, em algumas linhas, pelo incremento da extração mineral, atividade que tem sido limitada pela insuficiência de transporte ferroviário. Mas na sua maior extensão, o crescimento do tráfego será função da sua capacidade de competir com o transporte rodoviário, tanto em preço quanto em qualidade de serviços; e esta capacidade dependerá de reaparelhamento técnico das ferrovias (especialmente remodelação da via permanente) e de uma política geral que não altere as vantagens relativas de cada meio de transporte, resultantes das suas características técnicas e econômicas. No entanto, as atuais condições de traçado das linhas férreas federais oferecem limitação intransponível para que o sistema alcance a produtividade e densidade crescentes, que lhe permitam absorver os aumentos reais de renda do pessoal, e compensar os progressos tecnológicos dos meios de transporte mais modernos. Será indispensável, portanto, iniciar um programa de obras visando a dar às linhas férreas federais condições técnicas atualizadas. Os recursos exigidos por este programa são vultosos, mas poderão ser obtidos, sem aumento apreciável de nível relativo de capitalização no setor, pela reorientação dos investimentos ferroviários e pela eliminação de desperdícios.

A situação do sistema existente e as necessidades de investimento para sua correção impõem a concentração de esforços nesta tarefa prioritária, antes de procurarmos expandir a rede ferroviária nacional. Alcançada a exploração econômica, será ocasião de prosseguir na construção das linhas com justificativa econômica, e os recursos liberados pela eliminação do déficit permitirão terminar as obras novas em curso mais rapidamente do que no regime atual de pulverização do capital disponível.

p. 77-79

7 — Imigração e colonização

A aspiração de ordem a harmonia que criou o Instituto Nacional de Imigração e Colonização, como órgão federal de planejamento e execução de uma política nacional de imigração, ainda não produziu os seus frutos na execução continuada de uma política objetiva.

(...) É do interesse nacional captar aqueles imigrantes capazes de trazer consigo sistemas agrícolas e técnicas de produção superiores em qualidade e produtividade àquelas ainda vigentes em nosso País.

Os índices de crescimento vegetativo da população brasileira não recomendam, antes contra-indicam, uma política indiscriminada de crescimento da população. Precisamos sim, e muito, de imigrantes que venham incrementar o nível de educação tecnológica da nossa população.

(...) Os planos de imigração devem ser feitos em função de prévios planos de colonização, de industrialização ou de colocação de mão-de-obra especializada, e nesses planos não pode ser esquecido o caráter prioritário de orientação das migrações internas.

O problema do migrante nacional e do imigrante estrangeiro são, em verdade, duas faces de um problema maior, qual seja o da reforma da estrutura agrária brasileira.

Em matéria de colonização, já é tempo de se retomar presentemente o que se executou no século XIX, de cujos frutos magníficos são exemplos os Estados de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná. A mesma experiência da pequena propriedade em áreas adequadas, conjugada com as medidas complementares necessárias ao seu funcionamento eficiente, precisa ser feita com os migrantes nacionais.

(...)

p. 86-88

2 — Regime da propriedade

Dentre as reformas institucionais acima referidas merecem destaque especial as medidas que dizem respeito aos estatutos fundamentais do capital e da terra, como bases do nosso regime de propriedade.

A situação do nosso balanço de pagamentos não permite, sem prejuízo da taxa de nosso crescimento econômico, dispensar a contribuição do capital estrangeiro, sob forma de investimentos ou financiamentos, enquanto possa colaborar eficazmente para intensificar o dinamismo econômico do País, sob as garantias que a nossa legislação concede às empresas privadas. Mas tal contribuição estará subordinada aos interesses fundamentais do desenvolvimento brasileiro e da segurança nacional. Impõe-se uma disciplina seletiva da entrada destes capitais, incentivando-a em relação àqueles setores nos quais reputemos esta cooperação conveniente ou recomendável para a presente etapa da nossa vida econômica, e desestimulando-a naqueles em que as suas vantagens não compensem os ônus que acarretem. Nem poderá jamais ser admitida, sem a simultânea garantia ao empresário brasileiro, de condições efetivas de concorrência, modificando-se as leis e regulamentos que o coloquem em situação de inferioridade. E o mesmo imperativo de subordinação do concurso do capital estrangeiro à economia nacional como um todo reclamará urgente disciplina de toda a remessa de rendimentos para o exterior, que se processe de forma imoderada, ou se constitua num fator permanente de intolerável evasão de recursos.

No plano interno, a eliminação dos abusos do poder econômico será a condição para que a prosperidade nacional venha a refletir, efetivamente, um ideal de democracia econômica e de realização da justiça distributiva.

No que se refere ao estatuto da terra, a utilização do instrumento da desapropriação por interesse social deverá obedecer às exigências de incremento da produtividade agrícola e de incorporação do homem do campo à comunidade econômica nacional.

É por aí que se faz mister pôr cobro, tanto aos latifúndios marginalizados a qualquer atividade econômica, ou objeto de uma utilização predatória, quanto à utilização da terra para finaldiades especulativas ou de entesourização, tal como acontece com as periferias de quase todos os núcleos urbanos do País. Mas a integração da propriedade com o desenvolvimento não se esgota nessas medidas. Supõe também a criação de um sistema de coerções, sempre orientado pela sua valorização produtiva, que iriam desde as penalizações tributárias até a sua transferência efetiva para os que a queiram explorar em benefício da comunidade. Isso, dentro de um procedimento que, se deve evitar o confisco, não pode proporcionar ao proprietário ausente, ou descuidado da produtividade de sua terra, o mesmo tratamento dispensado àquele que se transforma num efetivo agente de criação da riqueza nacional.

   

Jânio Quadros
Mensagem ao Congresso Nacional
remetida pelo Presidente da República na abertura da sessão legislativa de 1961

1961

Referências

 

Brasília nos planos ferroviários (DF)
Ferrovias concedidas do plano de 1890 | EF Tocantins | Cia. Mogiana | Ferrovia Angra-Catalão | EF Goiás | Ferrovia Santos - Brasília
O prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil | A ferrovia da Cia. Paulista | Ferrovias para o Planalto Central | Documentação
A idéia mudancista | Hipólito | Bonifácio | Independência | Império | Varnhagen | República | Cruls | Café-com-leite | Marcha para oeste | Constitucionalismo | Mineiros | Goianos | Projetos de Brasil | Ferrovias para o Planalto Central
 
  
    
 
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