Indústria, Viação e Obras Públicas, 1908
Estrada de Ferro de Goyaz

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Termo de transferencia do trecho de Formiga a Arcos á E. F. de Goyaz

Aos 30 dias do mez de julho de 1907, presentes na Secretaria de Estado dos Negocios da Industria, Viação e Obras Publicas, no Rio de Janeiro, o sr. dr. Miguel du Pin e Almeida, ministro de Estado dos Negocios da mesma Repartição, por parte do governo federal dos Estados Unidos do Brasil, e o dr. Franklin Ferreira Sampaio, presidente da Companhia Estrada de Ferro de Goyaz, declarou o sr. ministro que transferia á mesma companhia o trecho da Estrada de Ferro Oeste de Minas, comprehendido entre os logares denominados Arcos e Formiga, com todas as obras e materiaes ahi existentes, mediante as seguintes condições:

I

A Companhia Estrada de Ferro de Goyaz, obriga-se a entregar á Directoria da Estrada de Ferro Oeste de Minas, sem direito a indemnização alguma: 2 locomotivas Consolidation da fabrica Baldwin, do typo 10-20 E, para bitola de 76 centimetros, eguaes ás que foram por aquella fabrica fornecidas á Estrada de Ferro Oeste de Minas em dezembro de 1889, sob ns. 10.497 e 10.500, devendo ser providas ambas de freio Westinghouse, lubrificadores automaticos, alavanca de marcha de parafuso e pharol electrico; 15 carros-plataforma para o transporte de trilhos, com eixos e rodas com aros de aço, para 10 toneladas, com o comprimento de 20 metros e a largura de dois metros, providos de freios e sujeitos ás especificações que forem dadas pela directoria da Estrada de Ferro Oeste de Minas, sendo oito desses carros para a bitola de um metro e sete para a de 76 centimetros; 1100 toneladas de trilhos de aço e accessorios respectivos, comprehendidos no peso das 1100 toneladas, devendo os trilhos ser do peso de 25 kilogrammas, e o perfil e respectivas especificações fornecidos pela directoria da Estrada de Ferro Oeste de Minas.

II

Todo o material será de primeira qualidade e deverá estar entregue na estação Maritima da Gambôa dentro do praso de oito mezes, contados da presente data.

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III

Pela demora do material além do praso acima estabelecido, a Companhia Estrada de Ferro de Goyaz pagará á Estrada de Ferro Oeste de Minas a multa de 500$ por semana.

Por assim haverem accordado, mandou o sr. Ministro lavrar o presente termo que, depois de lêr e achar conforme, assigna com o dr. Franklin Ferreira Sampaio, presidente da Companhia Estrada de Ferro de Goyaz, com as testemunhas dr. Antonio Eugenio Richard Junior e Elpidio Azambuja de Oliva Maya, e commigo Arthur Azevedo, que o escrevi.

Rio de Janeiro, 30 de julho de 1907. — Miguel Calmon du Pin e Almeida. — Antonio Eugenio Richard Junior. — Elpidio Azambuja de Oliva Maya. — Arthur Azevedo.

   

Indústria, Viação e Obras Públicas, 1908
Relatorio apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Industria, Viação e Obras Publicas
Miguel Calmon du Pin e Almeida
no anno de 1908 – 20º da Republica
Volume I – Rio de Janeiro
Imprensa Nacional – 1908

Estrada de Ferro de Goyaz
Novo contrato
Termo de transferencia do trecho de Formiga a Arcos á E. F. de Goyaz

Há dois relatórios referentes a 1908, sendo um em 3 volumes; e outro integral, em 1.600+ páginas.

Referências

Brasília nos planos ferroviários (DF)
Ferrovias concedidas do plano de 1890 | EF Tocantins | Cia. Mogiana | Ferrovia Angra-Catalão | EF Goiás | Ferrovia Santos - Brasília
O prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil | A ferrovia da Cia. Paulista | Ferrovias para o Planalto Central | Documentação
A idéia mudancista | Hipólito | Bonifácio | Independência | Império | Varnhagen | República | Cruls | Café-com-leite | Marcha para oeste | Constitucionalismo | Mineiros | Goianos | Projetos de Brasil | Ferrovias para o Planalto Central
 
  
    
 
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