Agricultura, 1877
Trilhos para o Mato Grosso

p. 346 / gif 356

Matto-Grosso

Via de communicação entre a côrte e a provincia de Matto-Grosso

Encontrareis entre os Annexos o parecer da commissão nomeada por aviso de 22 de junho de 1876 para, á vista dos estudos feitos e d’outros que se fizessem necessarios, e tendo em consideração as vantagens economicas e estrategicas dos traçados propostos, escolher e indicar a preferivel á communicação entre a côrte e a provincia de Matto-Grosso.

Estudados e comparados os 16 traçados até agora offerecidos, a commissão opina pelo projecto que se compuzesse de uma secção em estrada de ferro da côrte ao melhor ponto de partida para a navegação do Para[na]panema; — d’outra de navegação dos rios Para[na]panema, Paraná, Ivinheima e Brilhante até o porto de Sete-Voltas; e finalmente d’uma secção d’estrada ordinaria deste porto á villa de Miranda, perfazendo uma distancia total de 2.128.k

De Miranda a Cuyabá far-se-hia o trajecto pelo rio Paraguay e pela navegação aperfeiçoada do rio Miranda e dos affluentes do Paraguay, que conduzem á capital de Matto-Grosso.

Tal é a linha que á commissão se afigura a mais economica, de incontestaveis vantagens, assim para o commercio do Rio de Janeiro, S. Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul com a provincia de Matto-Grosso, como para o commercio internacional com o Paraguay e a Bolivia.

Escusado como é observar que nas actuaes circumstancias não puderamos emprehender, apezar das suas reconhecidas vantagens, a realisação de commettimento de semelhante importancia, nem por isso é o assumpto menos digno de accurada attenção dos poderes publicos.

O governo imperial agradeceu o concurso que por este modo prestou a commissão á elucidação do grave problema.

A commissão foi composta pelo conselheiro de estado Visconde do Rio-Branco, como presidente, conselheiro e marechal de campo Henrique de Beaurepaire Rohan, conselheiro e brigadeiro dr. Francisco Antonio Raposo, e drs. Manoel Buarque de Macedo e Honorio Bicalho.

   

Agricultura, 1877
Relatorio apresentado á Assembléa Geral Legislativa (...) pelo ministro e secretario de Estado dos negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas
João Lins Vieira Cansansão de Sinimbú
Rio de Janeiro - Imprensa Industrial, 1878

Ferro-via para Matto-Grosso

Ofício de Varnhagen

Referências

 

Brasília nos planos ferroviários (DF)
Ferrovias concedidas do plano de 1890 | EF Tocantins | Cia. Mogiana | Ferrovia Angra-Catalão | EF Goiás | Ferrovia Santos - Brasília
O prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil | A ferrovia da Cia. Paulista | Ferrovias para o Planalto Central | Documentação
A idéia mudancista | Hipólito | Bonifácio | Independência | Império | Varnhagen | República | Cruls | Café-com-leite | Marcha para oeste | Constitucionalismo | Mineiros | Goianos | Projetos de Brasil | Ferrovias para o Planalto Central
 
  
    
 
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade