Agricultura, 1877
Trilhos para o Mato Grosso
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Matto-Grosso
Via de communicação entre a côrte e a provincia de Matto-Grosso
Encontrareis entre os Annexos o parecer da commissão nomeada por aviso
de 22 de junho de 1876 para, á vista dos estudos feitos e d’outros que
se fizessem necessarios, e tendo em consideração as vantagens economicas
e estrategicas dos traçados propostos, escolher e indicar a preferivel
á communicação entre a côrte e a provincia de Matto-Grosso.
Estudados e comparados os 16 traçados até agora offerecidos,
a commissão opina pelo projecto que se compuzesse de uma secção
em estrada de ferro da côrte ao melhor ponto de partida para a navegação
do Para[na]panema; — d’outra de navegação
dos rios Para[na]panema, Paraná, Ivinheima
e Brilhante até o porto de Sete-Voltas; e finalmente d’uma secção
d’estrada ordinaria deste porto á villa de Miranda, perfazendo uma distancia
total de 2.128.k
De Miranda a Cuyabá far-se-hia o trajecto pelo rio Paraguay e pela navegação
aperfeiçoada do rio Miranda e dos affluentes do Paraguay, que conduzem
á capital de Matto-Grosso.
Tal é a linha que á commissão se afigura a mais economica,
de incontestaveis vantagens, assim para o commercio do Rio de Janeiro, S. Paulo,
Paraná e Rio Grande do Sul com a provincia de Matto-Grosso, como para o
commercio internacional com o Paraguay e a Bolivia.
Escusado como é observar que nas actuaes circumstancias não puderamos
emprehender, apezar das suas reconhecidas vantagens, a realisação
de commettimento de semelhante importancia, nem por isso é o assumpto menos
digno de accurada attenção dos poderes publicos.
O governo imperial agradeceu o concurso que por este modo prestou a commissão
á elucidação do grave problema.
A commissão foi composta pelo conselheiro de estado Visconde do Rio-Branco,
como presidente, conselheiro e marechal de campo Henrique de Beaurepaire Rohan,
conselheiro e brigadeiro dr. Francisco Antonio Raposo, e drs. Manoel Buarque de
Macedo e Honorio Bicalho.
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