Formosa, 1892. Foto: H. Morize (Missão Cruls)

Varnhagen, 1877
Ofício ao ministro da Agricultura

Villa Formosa da Imperatriz, em Goyaz, 28 de Julho de 1877.

Illmº Exmº Sr.

Para melhor cumprir as ordens que V. E. se dignou dar-me em Aviso desse ministerio de 14 de Junho último, começarei por consignar por escripto algumas idéas que, acerca da colonizaçâo européa no Brazil, tive a honra de emittir verbalmente na audiencia que V. E. se dignou conceder-me poucos dias antes da data do mencionado Aviso.

Varios resultados menos favoraveis a esse respeito, nos climas tropicaes do nosso littoral, fizeram que hoje tenha quasi unanimemente triunfado na Europa a idéa de que, para o primeiro estabelecimento dos colonos do norte no nosso paiz, só sâo apropriados os climas do Rio Grande do Sul, e quando muito os de algumas paragens das de Santa Catharina e Paraná; de modo que é quasi exclusivamente para estas provincias que a mesma colonizaçâo ja segue expontanea, dispensando a estipendiada; com a qual, nâo só por espirito de equidade e justiça, como por outras muitas consideraçôes, bem conhecidas de V. Ex., conviria que fossemos presenteando as demais provincias.

Se o clima do Rio Grande do Sul, no littoral, é mais fresco e analogo aos da Europa que os das demais provincias, nâo é menos certo que, no interior destas ultimas, ha chapadôes mui elevados, em que a temperatura é igualmente benigna, e em que no inverno caem até as folhas á maior parte das arvores. É mui conhecido o principio, com as proporçôes até designadas por Humboldt, de que a identidade da temperatura se opera nas mais baixas latitudes pela ascensâo das altitudes; e isto a tal ponto que, debaixo da equinocial, nas immediaçôes de Quito por exemplo, ha neves perpetuas. E bem conhecidos sâo entre nós como muito mais frescos que os do litoral, na provincia do Rio de Janeiro, os climas de Petropolis e da Nova Friburgo, em paragens elevadas mais de oitocentos metros, e na de S. Paulo, mais ao sul, como muito mais frescos que os de Santos, os da capital e mais cidades, de serra-acima, em alturas além de sete centos metros. Assim, por via de regra, quanto mais baixa for a latitude do logar maior deverá ser a sua altitude para que o clima seja fresco e de natureza menos tropical, a ponto de nâo fazer esmorecer os colonos ao ver, ao cabo de alguns mezes, desbotarem-se a seus filhos das faces as côres rosadas com que haviam partido da Europa. E se nas latitudes de 22º a 24º sâo para isso mais que sufficientes elevaçôes de 700 a 800 metros, em menores latitudes é claro que essas alturas deverâo ser maiores. E o mais é que estes climas mais frescos sâo ás vezes até designados pela propria vegetaçâo, que cessa de ser de mattas virgens, e passa a cerrados e a campos limpos, mais apreciados pelos colonos que nâo tem as prevençôes da nossa gente de que só sâo perfeitamente productivas as mesmas mattas; as quaes elles colonos apreciam em menos, por sua antipathia ás derribadas, preferindo antes plantar e semear desde logo em campos já mais ou menos araveis.

Em conformidade com estes principios, começarei por indicar uma regiâo das provincias de S. Paulo e Minas que, pela bondade do clima e das terras e pela muita facilidade com que a ella se poderá chegar, terminada que seja a estrada de ferro da Casa Branca, podia fornecer muitas localidades mui apropriadas para centros ou povoaçôes de colonos europeus recem-chegados. Esta regiâo estende-se pelos capadôes quasi sem arvores, de terra vermelha, com pastos de barba-de-bode, elevado mais de 900 metros, que se encontra desde antes da cidade de Franca, abrange os das duas margens do rio das Velhas, afluente do Par[a]nahiba, e comprehende toda a extensâo logo abaixo das cabeceiras dos afluentes do Quebra-anzol e mesmo Par[a]nahiba, ao poente das serras da Canastra e da Mata da Corda. Os chapadôes sâo por ahi de tâo pequenas pendentes que, com a introduçâo nelles de alguns arados centraes a vapor, de grande força, de repente se poderiam pôr ao sol, reunir em montôes e logo queimar para estrume, como se faz na Europa, as touceiras do dito capim; quer para depois semear trigos, quer prados artificiaes de alfafa, havendo meio de regal-os, quer finalmente de capim gordura, ou melloso, ou qualquer outra das especies que dâo expontaneas em outras paragens do sertâo.

Na vasta extensâo que acabo de percorrer, ha porém outra regiâo nâo menos apropriada a offerecer localidades favoraveis ao primeiro estabelecimento de colonos europeos, e a respeito da qual julgo que deveriamos desde ja dar algumas providencias, afim de a ir preparando para a missâo que a Providencia parece ter-lhe reservado, fazendo a um tempo della partir aguas para os tres rios maiores do Brazil e da America do Sul, Amazonas, Prata e S. Francisco, e constituindo-a, por assim dizer, o nucleo que reune entre si as tres grandes concas ou bacias fluviaes do Imperio. Refiro-me á bella regiâo situada no triangulo formado pelas tres lagoas Formosa, Feia e Mestre d'Armas, com chapadôes elevados mais de mil e cem metros, sobre o mar, como nella requer para a melhoria do clima a menor latitude, com algumas terras mais altas do lado do norte, que nâo só a protegem dos ventos menos frescos desse lado, como lhe offerecerâo os indispensaveis mananciaes.

Nâo entrarei aqui, Exm. Sr., na questâo da alta conveniencia para o Imperio e até para o Rio de Janeiro, da mudança da capital, questâo que me reservo discutir de novo extensamente em uma publicaçâo nâo official. Mas nâo posso deixar de aproveitar esta occasiâo para recommendar a importancia, em todo o sentido, da mencionada paragem, como solo fecundo em que tem de vingar e prosperar muito quaesquer sementes que nelle se lançarem. Nestes terrenos de campos elevados, de bellas pastagens, onde se criam perfeitamente os cavallos companheiros da civilizaçâo do homem (e que se pagam hoje apenas a trinta e quarenta mil reis cada um), onde os cafezeiros, ao cabo do primeiro anno da planta da muda, já produzem prodigiosamente, promettendo para quando houver daqui communicaçôes ser este um novo districto deste genero, nestes terrenos, digo, com bosques nos valles e margens dos ribeirôes, se encontram para as construcçôes de edificios, muito bons grés brancos e vermelhos e até marmores de côres, os quaes hoje apenas se destinam para cal, e se encontra tambem, como por todo o sertâo, bastante minerio de ferro; existindo até bem perto em actividade uma fabrica pertencente ao major José Rodrigues Chaves, a qual, por meio do modesto processo dos fornos catalâes, o funde, fornecendo para todas as emmediaçôes muito bom ferro. Para rebentar a pedra facil seria fazer-se até polvora, com o muito salitre que fornece a visinha serra das Araras.

Entre outras localidades apropriadas ao estabelecimento de povoaçôes que ainda se poderâo encontrar nesta regiâo, unica em relaçâo ao Brazil todo, eu cheguei a reconhecer pessoalmente duas, bastante elevadas, de facil accesso, bem ventiladas, suaves, escoantes, bellos horizontes e com capacidade sufficiente para estender-se e chegar a receber até mais de um milhâo de almas.

É uma dellas a chapada, por alguns denominada serra da Gordura, perto de quatro leguas a O. N. O. desta villa, na paragem onde, a menos de um tiro de fuzil umas das outras, se veem as cabeceiras dos ribeirôes Santa Rita, vertente ao rio de S. Francisco pelo Preto; Bandeirinhas, vertente ao Amazonas, pelo Paranan e Tocantins; e Sitio-Novo, vertente ao Prata, pelo S. Bartholomeu e grande Paraná.

A outra fica apenas legua e meia a N. O. desta ultima, e lhe é, no meu entender, mui superior; tanto por ser ainda mais alta, e ventilada e de mais bellos horizontes, como pela facilidade de conduzir a ella as aguas potaveis, apanhando logo acima as varias aguas verentes á Lagoa Formosa e ribeirâo do Bahú. Refiro-me a uma localidade no dorso do espigâo que forma o paredâo da Lagoa Formosa ao lado de leste, na subida que conduz á chamada serra do Cocal; em um sitio abundante de planta aqui denominada com o nome de yucas. A differença de nivel para menos do alto da serra do Cocal, nâo só permittiria o apanhamento e a facil conducçâo de aguas das ditas vertentes, com as quaes se poderia desde logo encher a primeira caixa ou mâe d'agua, em quanto a povoaçâo se nâo estendesse muito e fosse necessario ir buscar mais ás serras mais distantes, como tambem a abrigaria completamente dos nortes, que, como disse, sâo os ventos menos frescos e menos sadios da America do Sul; e desse modo soprariam mui por cima das casas.

Nâo falta, Exmº Sr., quem nutra aprehensôes, de que, nestas paragens, todos os mananciaes produzem o bocio ou papeira, e eu era dos que partilhavam esses receios antes de aqui vir. As observaçôes porém que tenho feito, e as investigaçôes a que tenho procedido, apoiadas nas que já fizera o sabio academico francez Boussingault na Colombia, me deram a intima convicçâo de que a causa de semelhante enfermidade nos chapadôes apenas habitados junto ás cabeceiras dos córregos ou olhos d'agua, nâo é outra senâo a de serem essas aguas, em geral junto ás nascentes, mui carregadas de certos saes e nâo convenientemente batidas e arejadas, condiçôes uma e outra que só perdem por meio da distancia dos encanamentos feitos com pedra ou tijolo; os quaes, se ha altura sufficiente, se fazem com pequenas caxoeiras ou saltos, e nâo ha, com fundo desigual, onde a agua va saltitando e arejando-se. No encanamento das Aguas-livres em Lisboa, ha dois canaes paralellos, dos quaes somente um serve, em quanto se limpa o outro, donde, ao cabo de algum tempo, se tiram como telhas de sarro ou sedimento deixado pelas aguas. Ora, nos nossos sertôes, o facto das virtudes dos encanamentos distantes se comprova pela propria experiencia: pois nâo adquirem papos os individuos que bebem, já nos ribeirôes, das mesmas aguas que os deram aos que dellas beberam nas nascentes, especialmente se estas tem logar em terrenos de certa argila schistosa.

Cingindo-me agora ao supra mencionado Aviso de V. Ex. de 14 de Junho, cumpre-me tratar das communicaçôes, e da maneira como desde já os colonos e todos os aviamentos poderiam ser até essas paragens transportados. Nada mais facil do que tirar partido dos proprios meios de conduçâo hoje empregados, desde o extremo da estrada de ferro da provincia de S. Paulo, que sem demora chegará á Casa Branca. Por onde vâo carros de sal, levando ás vezes mais de cento e vinte arrobas de peso, e tendo as rodas fixas ao eixo, bem poderâo ir caravanas de carroças de quatro rodas como as da Companhia Uniâo e Industria, com toldos, puchada por menos juntas de bois, conduzindo familias dos colonos e sendo estes os proprios carroceiros, apeando-se todos os individuos nos passos dificeis e trabalhando juntos por arrancar e aplanar qualquer irregularidade causada pela chuva precedente. O caminho por Uberaba é todo de chapadôes, sanissimo e os pastos para os bois bastante bons e gratuitos. Uma junta de bons bois nâo custa aqui muito mais de 50$00 r., e uma vacca de açougue 16 a 18; de modo que a carne é mui barata, e a caça nâo falta, nem peixe nas tres lagoas visinhas, e das fructas do paiz se poderia obter muito bons vinhos.

Em todo caso, Exmº Sr., uma paragem, da importancia desta, que, pela bondade de seu clima e sua fertilidade, recommendaria no estrangeiro o Brazil todo, que pela sua posiçâo favoreceria notavelmente o desenvolvimento do commercio interno de todas as provincias, e que (quando viesse a ser a séde do governo) afiançaria nos seculos futuros a segurança e unidade do Imperio, parece-me que é digna de merecer desde já a devida attençâo dos poderes publicos do Estado, fazendo convergir para ella todas as communicaçôes, começando pela continuaçâo da estrada de Pedro 2º, levando-a talvez de preferencia pelo Paraopeba, rio S. Francisco e Urucuya, cujas cabeceiras se acham mui perto desta villa. Tambem a linha de Casa Branca se poderia desde já para esta paragem encaminhar, seguindo algumas vertentes, a buscar, pelo caminho mais facil, a foz do Corumbá no Par[a]nahiba, para subir depos aquelle rio e o S. Bartholomeu, até as cabeceiras deste. Eu julgo, Exmº Sr. que, se fosse necessario, até por uma lei applicavel ás proprias estradas de ferro provinciaes, deviamos de todo abandonar o systema de as decretar e conceder para unir entre si povoaçôes ainda de insignificante commercio e trafico, com grandes gastos de aterros e desaterros, aplanando montes e valles, e que nos conviria adoptar de preferencia o principio de ir beirando os rios, sem nenhuns gastos de nivellamento, e com muito maior proveito da agricultura em geral, como succede á que segue o valle do Parahiba. E creio firmemente que nesta quasi preferencia das margens dos rios, ajudando assim a natureza, que se limitou a abrir os leitos, mais ou menos nivellados, deixando caxoeiras, que mais custaria a quebrar do que a vencer lateralmente pelas estradas de ferro, está o grande segredo do desenvolvimento das mesmas estradas de ferro no Brazil; pois novas cidades, muito mais importantes que as actuaes, poderâo vir a surgir ao lado dellas como por encanto. Isto nâo obstaria a que a dessas grandes arterias se fizessem divergir ramaes para as cidades visinhas, mais ou menos importantes. Deus guarde" etc.

   

Varnhagen
ao ministro da Agricultura

in A questão da capital: marítima ou no interior?
Francisco Adolfo Varnhagen.
Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, 1935

Agricultura

Ferro-via para Matto-Grosso

Referências

  

  

Formosa | 1877: Carta de Formosa
Uma proposta única | Estradas de ferro | A idéia de Brasília em Varnhagen
1849: Memorial orgânico | 1877: Carta de Formosa | Documentação
Marcos históricos de Brasília
O Plano Piloto de Lúcio Costa | A escolha do Plano Piloto | O lago de Glaziou
A origem do Catetinho | Vida e morte de Bernardo Sayão
O massacre da Pacheco Fernandes
A logística da mudança | Os trens experimentais | A chegada do trem
A Pedra Fundamental | Missão Cruls | Relatório Cruls
Carta de Formosa | Emenda Lauro Müller
A idéia mudancista | Documentação
Brasília nos planos ferroviários (DF)
Ferrovias concedidas do plano de 1890 | EF Tocantins | Cia. Mogiana | Ferrovia Angra-Catalão | EF Goiás | Ferrovia Santos - Brasília
O prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil | A ferrovia da Cia. Paulista | Ferrovias para o Planalto Central | Documentação
A idéia mudancista | Hipólito | Bonifácio | Independência | Império | Varnhagen | República | Cruls | Café-com-leite | Marcha para oeste | Constitucionalismo | Mineiros | Goianos | Projetos de Brasil | Ferrovias para o Planalto Central
 
  
    
 
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