Varnhagen, 1877
Ofício ao ministro da Agricultura
Villa Formosa da Imperatriz, em Goyaz, 28 de
Julho de 1877.
Illmº Exmº Sr.
Para melhor cumprir as ordens que V. E. se dignou
dar-me em Aviso desse ministerio de 14
de Junho último, começarei por consignar por escripto algumas
idéas que, acerca da colonizaçâo européa no Brazil,
tive a honra de emittir verbalmente na audiencia que V. E. se dignou conceder-me
poucos dias antes da data do mencionado Aviso.
Varios resultados menos favoraveis a esse respeito, nos climas
tropicaes do nosso littoral, fizeram que hoje tenha quasi unanimemente
triunfado na Europa a idéa de que, para o primeiro estabelecimento
dos colonos do norte no nosso paiz, só sâo apropriados
os climas do Rio Grande do Sul, e quando muito os de algumas paragens
das de Santa Catharina e Paraná; de modo que é quasi
exclusivamente para estas provincias que a mesma colonizaçâo
ja segue expontanea, dispensando a estipendiada; com a qual, nâo
só por espirito de equidade e justiça, como por outras
muitas consideraçôes, bem conhecidas de V. Ex., conviria
que fossemos presenteando as demais provincias.
Se o clima do Rio Grande do Sul, no littoral, é mais fresco
e analogo aos da Europa que os das demais provincias, nâo
é menos certo que, no interior destas ultimas, ha chapadôes
mui elevados, em que a temperatura é igualmente benigna,
e em que no inverno caem até as folhas á maior parte
das arvores. É mui conhecido o principio, com as proporçôes
até designadas por Humboldt, de que a identidade da temperatura
se opera nas mais baixas latitudes pela ascensâo das altitudes;
e isto a tal ponto que, debaixo da equinocial, nas immediaçôes
de Quito por exemplo, ha neves perpetuas. E bem conhecidos sâo
entre nós como muito mais frescos que os do litoral, na provincia
do Rio de Janeiro, os climas de Petropolis e da Nova Friburgo, em
paragens elevadas mais de oitocentos metros, e na de S. Paulo, mais
ao sul, como muito mais frescos que os de Santos, os da capital
e mais cidades, de serra-acima, em alturas além de sete centos
metros. Assim, por via de regra, quanto mais baixa for a latitude
do logar maior deverá ser a sua altitude para que o clima
seja fresco e de natureza menos tropical, a ponto de nâo fazer
esmorecer os colonos ao ver, ao cabo de alguns mezes, desbotarem-se
a seus filhos das faces as côres rosadas com que haviam partido
da Europa. E se nas latitudes de 22º a 24º sâo para
isso mais que sufficientes elevaçôes de 700 a 800 metros,
em menores latitudes é claro que essas alturas deverâo
ser maiores. E o mais é que estes climas mais frescos sâo
ás vezes até designados pela propria vegetaçâo,
que cessa de ser de mattas virgens, e passa a cerrados e a campos
limpos, mais apreciados pelos colonos que nâo tem as prevençôes
da nossa gente de que só sâo perfeitamente productivas
as mesmas mattas; as quaes elles colonos apreciam em menos, por
sua antipathia ás derribadas, preferindo antes plantar e
semear desde logo em campos já mais ou menos araveis.
Em conformidade com estes principios, começarei por indicar
uma regiâo das provincias de S. Paulo e Minas que, pela bondade
do clima e das terras e pela muita facilidade com que a ella se
poderá chegar, terminada que seja a estrada de ferro da Casa
Branca, podia fornecer muitas localidades mui apropriadas para centros
ou povoaçôes de colonos europeus recem-chegados. Esta
regiâo estende-se pelos capadôes quasi sem arvores,
de terra vermelha, com pastos de barba-de-bode, elevado mais de
900 metros, que se encontra desde antes da cidade de Franca, abrange
os das duas margens do rio das Velhas, afluente do Par[a]nahiba,
e comprehende toda a extensâo logo abaixo das cabeceiras dos
afluentes do Quebra-anzol e mesmo Par[a]nahiba, ao poente das serras
da Canastra e da Mata da Corda. Os chapadôes sâo por
ahi de tâo pequenas pendentes que, com a introduçâo
nelles de alguns arados centraes a vapor, de grande força,
de repente se poderiam pôr ao sol, reunir em montôes
e logo queimar para estrume, como se faz na Europa, as touceiras
do dito capim; quer para depois semear trigos, quer prados artificiaes
de alfafa, havendo meio de regal-os, quer finalmente de capim gordura,
ou melloso, ou qualquer outra das especies que dâo expontaneas
em outras paragens do sertâo.
Na vasta extensâo que acabo de percorrer, ha porém
outra regiâo nâo menos apropriada a offerecer localidades
favoraveis ao primeiro estabelecimento de colonos europeos, e a
respeito da qual julgo que deveriamos desde ja dar algumas providencias,
afim de a ir preparando para a missâo que a Providencia parece
ter-lhe reservado, fazendo a um tempo della partir aguas para os
tres rios maiores do Brazil e da America do Sul, Amazonas, Prata
e S. Francisco, e constituindo-a, por assim dizer, o nucleo que
reune entre si as tres grandes concas ou bacias fluviaes do Imperio.
Refiro-me á bella regiâo situada no triangulo formado
pelas tres lagoas Formosa, Feia e Mestre d'Armas, com chapadôes
elevados mais de mil e cem metros, sobre o mar, como nella requer
para a melhoria do clima a menor latitude, com algumas terras mais
altas do lado do norte, que nâo só a protegem dos ventos
menos frescos desse lado, como lhe offerecerâo os indispensaveis
mananciaes.
Nâo entrarei aqui, Exm. Sr., na questâo da alta conveniencia para
o Imperio e até para o Rio de Janeiro, da mudança
da capital, questâo que me reservo discutir de novo extensamente
em uma publicaçâo nâo official. Mas nâo posso deixar
de aproveitar esta occasiâo para recommendar a importancia, em todo o sentido,
da mencionada paragem, como solo fecundo em que tem de vingar e prosperar muito
quaesquer sementes que nelle se lançarem. Nestes terrenos de campos elevados,
de bellas pastagens, onde se criam perfeitamente os cavallos companheiros da civilizaçâo
do homem (e que se pagam hoje apenas a trinta e quarenta mil reis cada um), onde
os cafezeiros, ao cabo do primeiro anno da planta da muda, já produzem
prodigiosamente, promettendo para quando houver daqui communicaçôes
ser este um novo districto deste genero, nestes terrenos, digo, com bosques nos
valles e margens dos ribeirôes, se encontram para as construcçôes
de edificios, muito bons grés brancos e vermelhos e até marmores
de côres, os quaes hoje apenas se destinam para cal, e se encontra tambem,
como por todo o sertâo, bastante minerio de ferro; existindo até
bem perto em actividade uma fabrica pertencente ao major José Rodrigues
Chaves, a qual, por meio do modesto processo dos fornos catalâes, o funde,
fornecendo para todas as emmediaçôes muito bom ferro. Para rebentar
a pedra facil seria fazer-se até polvora, com o muito salitre que fornece
a visinha serra das Araras.
Entre outras localidades apropriadas ao estabelecimento de povoaçôes
que ainda se poderâo encontrar nesta regiâo, unica
em relaçâo ao Brazil todo, eu cheguei a reconhecer
pessoalmente duas, bastante elevadas, de facil accesso, bem ventiladas,
suaves, escoantes, bellos horizontes e com capacidade sufficiente
para estender-se e chegar a receber até mais de um milhâo
de almas.
É uma dellas a chapada, por alguns denominada serra da Gordura, perto
de quatro leguas a O. N. O. desta villa, na paragem onde, a
menos de um tiro de fuzil umas das outras, se veem as cabeceiras dos ribeirôes
Santa Rita, vertente ao rio de S. Francisco pelo
Preto; Bandeirinhas, vertente ao Amazonas, pelo
Paranan e Tocantins; e Sitio-Novo, vertente ao Prata,
pelo S. Bartholomeu e grande Paraná.
A outra fica apenas legua e meia a N. O. desta ultima, e lhe é,
no meu entender, mui superior; tanto por ser ainda mais alta, e
ventilada e de mais bellos horizontes, como pela facilidade de conduzir
a ella as aguas potaveis, apanhando logo acima as varias aguas verentes
á Lagoa Formosa e ribeirâo do Bahú. Refiro-me
a uma localidade no dorso do espigâo que forma o paredâo
da Lagoa Formosa ao lado de leste, na subida que conduz á
chamada serra do Cocal; em um sitio abundante de planta aqui denominada
com o nome de yucas. A differença de nivel para menos do
alto da serra do Cocal, nâo só permittiria o apanhamento
e a facil conducçâo de aguas das ditas vertentes,
com as quaes se poderia desde logo encher a primeira caixa ou mâe
d'agua, em quanto a povoaçâo se nâo estendesse
muito e fosse necessario ir buscar mais ás serras mais distantes,
como tambem a abrigaria completamente dos nortes, que, como disse,
sâo os ventos menos frescos e menos sadios da America do
Sul; e desse modo soprariam mui por cima das casas.
Nâo falta, Exmº Sr., quem nutra aprehensôes, de que, nestas
paragens, todos os mananciaes produzem o bocio ou papeira, e eu era dos que partilhavam
esses receios antes de aqui vir. As observaçôes porém que
tenho feito, e as investigaçôes a que tenho procedido, apoiadas nas
que já fizera o sabio academico francez Boussingault na Colombia, me deram
a intima convicçâo de que a causa de semelhante enfermidade nos chapadôes
apenas habitados junto ás cabeceiras dos córregos ou olhos d'agua,
nâo é outra senâo a de serem essas aguas, em geral junto ás
nascentes, mui carregadas de certos saes e nâo convenientemente batidas
e arejadas, condiçôes uma e outra que só perdem por meio da
distancia dos encanamentos feitos com pedra ou tijolo; os quaes, se ha altura
sufficiente, se fazem com pequenas caxoeiras ou saltos, e nâo ha, com fundo
desigual, onde a agua va saltitando e arejando-se. No encanamento das Aguas-livres
em Lisboa, ha dois canaes paralellos, dos quaes somente um serve, em quanto se
limpa o outro, donde, ao cabo de algum tempo, se tiram como telhas de sarro ou
sedimento deixado pelas aguas. Ora, nos nossos sertôes, o facto das virtudes
dos encanamentos distantes se comprova pela propria experiencia: pois nâo
adquirem papos os individuos que bebem, já nos ribeirôes, das mesmas
aguas que os deram aos que dellas beberam nas nascentes, especialmente se estas
tem logar em terrenos de certa argila schistosa.
Cingindo-me agora ao supra mencionado Aviso de V. Ex. de 14 de
Junho, cumpre-me tratar das communicaçôes, e da maneira
como desde já os colonos e todos os aviamentos poderiam ser
até essas paragens transportados. Nada mais facil do que
tirar partido dos proprios meios de conduçâo hoje
empregados, desde o extremo da estrada de ferro da provincia de
S. Paulo, que sem demora chegará á Casa Branca. Por
onde vâo carros de sal, levando ás vezes mais de cento
e vinte arrobas de peso, e tendo as rodas fixas ao eixo, bem poderâo
ir caravanas de carroças de quatro rodas como as da Companhia
Uniâo e Industria, com toldos, puchada por menos juntas de
bois, conduzindo familias dos colonos e sendo estes os proprios
carroceiros, apeando-se todos os individuos nos passos dificeis
e trabalhando juntos por arrancar e aplanar qualquer irregularidade
causada pela chuva precedente. O caminho por Uberaba é todo
de chapadôes, sanissimo e os pastos para os bois bastante
bons e gratuitos. Uma junta de bons bois nâo custa aqui muito
mais de 50$00 r., e uma vacca de açougue 16 a 18; de modo
que a carne é mui barata, e a caça nâo falta,
nem peixe nas tres lagoas visinhas, e das fructas do paiz se poderia
obter muito bons vinhos.
Em todo caso, Exmº Sr., uma paragem, da importancia desta, que, pela bondade
de seu clima e sua fertilidade, recommendaria no estrangeiro o Brazil todo, que
pela sua posiçâo favoreceria notavelmente o desenvolvimento do commercio
interno de todas as provincias, e que (quando viesse a ser a séde
do governo) afiançaria nos seculos futuros a segurança e
unidade do Imperio, parece-me que é digna de merecer desde já a
devida attençâo dos poderes publicos do Estado, fazendo
convergir para ella todas as communicaçôes, começando
pela continuaçâo da estrada de Pedro 2º,
levando-a talvez de preferencia pelo Paraopeba, rio S. Francisco e Urucuya, cujas
cabeceiras se acham mui perto desta villa. Tambem a linha
de Casa Branca se poderia desde já para esta paragem encaminhar,
seguindo algumas vertentes, a buscar, pelo caminho mais facil, a foz do Corumbá
no Par[a]nahiba, para subir depos aquelle rio e o S. Bartholomeu, até as
cabeceiras deste. Eu julgo, Exmº Sr. que, se fosse necessario, até
por uma lei applicavel ás proprias estradas de ferro provinciaes, deviamos
de todo abandonar o systema de as decretar e conceder para unir entre si povoaçôes
ainda de insignificante commercio e trafico, com grandes gastos de aterros e desaterros,
aplanando montes e valles, e que nos conviria adoptar de preferencia o principio
de ir beirando os rios, sem nenhuns gastos de nivellamento, e com muito maior
proveito da agricultura em geral, como succede á que segue o valle do Parahiba.
E creio firmemente que nesta quasi preferencia das margens dos rios, ajudando
assim a natureza, que se limitou a abrir os leitos, mais ou menos nivellados,
deixando caxoeiras, que mais custaria a quebrar do que a vencer lateralmente pelas
estradas de ferro, está o grande segredo do desenvolvimento das mesmas
estradas de ferro no Brazil; pois novas cidades, muito mais importantes que as
actuaes, poderâo vir a surgir ao lado dellas como por encanto. Isto nâo
obstaria a que a dessas grandes arterias se fizessem divergir ramaes para as cidades
visinhas, mais ou menos importantes. Deus guarde" etc.
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