Agricultura, 1886
Título
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Augustos e dignissimos senhores representantes da nação
Nomeado, por decreto de 10 de maio corrente, para o cargo de Ministro e Secretario
de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas, venho, em obediencia
ao preceito legal, apresentar-vos o relatorio que,
para esse fim havia preparado o meu digno antecessor,
conselheiro Antonio da Silva Prado.
(...)
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(...)
Ao encerrar o relatorio do anno passado [ref. 1885],
dei-vos noticia do fallecimento do distincto engenheiro
Honorio Bicalho, chefe da directoria de obras publicas.
Para esse cargo foi nomeado o chefe de secção José Freire
Parreiras Horta, e para o de chefe de secção, o bacharel Alfredo
Augusto da Rocha.
(...)
Agricultura
Por vezes ha o governo tentado reunir dados estatisticos que habilitem a administração
a formar juizo seguro sobre a primeira fonte da riqueza publica. Infelizmente
têm sido frustrados todos os esforços empregados para chegar a resultado
satisfactorio.
O valor official da exportação dos productos agricolas é
por emquanto a unica base de que se póde utilisar para apreciar o seu desenvolvimento.
Esse meio, porém, é deficiente: si patenteia, de certo modo, os
resultados obtidos pela grande lavoura, em geral applicada ao cultivo de alguns
productos mais rensosos, não permitte conhecer os esforços empregados
na pequena lavoura destinada ao consumo local, nem apreciar si os resultados auferidos
correspondem vantajosamente aos capitaes e forças nella empregados.
Do quadro junto, que sujeito á vossa apreciação, reconhece-se
que, por emquanto, os productos agricolas que mais avultam na exportação
são o café, o assucar, o fumo e algodão, seguindo-se-lhes
os productos da industria pastoril.
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* [quadro estatístico de 1881-1882
a 1885-1886, em mil-réis, por província — apenas indicando quais
são os “principais produtos” e o “produto predominante” de cada província.
SP vai na frente (242.436: em 5 anos); MG (118.466: em 4 anos) e PE (92.104: em
5 anos) em segundo; PA (75.127: em 4 anos fiscais; sugere que a borracha já
adquire relevo) e RS (88.018: em 5 anos) em terceira linha]
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Com satisfação, porém, posso annunciar-vos que a lavoura
parece bem disposta a abandonar a cultura exclusiva seguida até hoje, procurando,
no cultivo de diversos productos acautelar as funestas consequencias de qualquer
crise agricola.
A molestia que, de annos a esta parte, tem atacado os cafeeiros e a canna de
assucar (...)
* [designou-se o dr. Emilio Augusto
Goldi (Goeldi), do Museu Nacional, para estudar as condições topográficas,
atmosféricas e telúricas dos locais onde o mal mais ataca, para
contribuir para o conhecimento exato das causas do mal...]
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(...)
Comissão na Europa
Commissão de compra de material e fiscalisação, na Europa,
das emprezas que gozam de garantia de juros
* [criada em 1884 ou 1881? continua
a cargo o engº Antonio Augusto Fernandes Pinheiro. Foi autorizado a imprimir
Relatório em Paris (“sob sua própria supervisão”), para agilizar
a distribuição aos parlamentares]
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* [quadro dos juros pagos aos engenhos
centrais]
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Viação ferrea
Estatistica
Em 10 de julho do anno passado, dirigi aos directores e engenheiros fiscaes
das estradas de ferro de concessão geral, pertencentes ao Estado, ou subvencionadas,
e tambem aos presidentes de provincia, para que transmittissem ás administrações
das linhas sob suas immediatas juridsições, a seguinte circular:
* [Circular nº 49. Solicita informações
ref. 1885, de cada ferrovia: quantidade de passageiros por classes, toneladas
de bagagem e encomendas, toneladas de mercadorias transportadas; percurso quilométrico
total dos passageiros, bagagens e encomendas e mercadorias, i.e., passageiros-km,
toneladas-km, incluindo animais, máquinas, materiais com os respectivos
pesos, fretes; peso médio a atribuir aos passageiros para reduzi-los a
toneladas-km; percurso quilométrico de todos os carros e vagões,
discriminados por tipos; peso morto total correspondente a todos os carros e vagões-km;
número e percurso quilométrico de todos os trens, discriminadamente
por espécie de trem; avaliação do custo de um passageiro-km
e tonelada-km, detalhando todas as operações efetuadas para chegar
a esssa avaliação]
Em face das respostas a este ministerio, mandei organizar os quadros estatisticos
relativos ao anno de 1885, que em seguida encontrareis, e nos quaes figuram unicamente
as ferro-vias, cujas administrações remetteram todas as informações
requisitadas.
Sendo obvia a necessidade de uniformar [sic]
o serviço de estatistica nas ferro-vias, para que os respectivos dados
possam ser rasoavelmente comparaveis, expedi, em 30 de dezembro ultimo, uma circular
ás estradas de ferro do Estado, ás que estão sob sua immediata
fiscalisação, e ás de concessão provincial, por intermedio
dos respectivos presidentes, determinando que os relatorios annuaes deviam vir
acompanhados de quadros estatisticos organisados de accôrdo com os modelos
formulados por este ministerio, e que acompanharam a mesma circular.
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A época adiantada em que ella foi expedida, a falta de conveniente e
adequada escripturação em varias estradas, e tambem a indifferença
com que em geral são acolhidas as exigencias que obrigam a um serviço
novo, concorreram para que mui poucas linhas remettessem os quadros estatisticos
relativos ao anno de 1886 [1885?], exacta e inteiramente
de conformidade com os citados modelos.
Apezar da falta absoluta de informações sobre varias estradas,
e da deficiencia das que foram recebidas de outras, nas quaes contam-se até
algumas de propriedade do Estado e garantidas por elle, cujos directores e engenheiros
fiscaes ainda não enviaram os quadros exigidos, mandei que os dados conhecidos
fossem sujeitos á vossa esclarecida attenção e exame, não
isoladamente, em artigos especiaes, como era de praxe fazer-se, porém grupados
em quadros geraes, que abrangessem todas as linhas constitutivas da rede das ferro-vias
brazileiras.
Esses quadros, organizados de modo a serem facilmente manuseados e examinados,
constituem o primeiro passo para um serviço, cuja alta valia não
desconhecereis, e que muito efficazmente auxiliará a administração
no estudo de questões que de dia para dia avolumam de importancia.
Foram essas considerações que me levaram a publical-os, apezar
das muitas omissões que nelles encontrareis, por não terem ainda
chegado, como disse, a este ministerio todas as informações instantemente
requisitadas por avisos e telegrammas.
Reiterando as ordens expedidas ás estradas sob a immediata jurisdicção
do governo, e appellando, como faço, para as administrações
das diversas comapanhias que exploram vias ferreas, espero que no seguinte relatorio
deste Ministerio possam apparecer, não só os quadros de 1886 como
os de 1887, sem a menor omissão ou lacuna, e isentos de quaesquer incorrecções.
Será isto em proveito de todos, porquanto as proprias administrações
das companhias particulares de transporte hão de tambem reconhecer a inestimavel
vantagem do grupamento methodico dos dados estatisticos, e o importante auxilio
que, assim organisados, prestarão na guarda dos grandes interesses que
lhes foram confiados pelos respectivos accionistas.
A determinação dos sacrificios impostos ao Estado pelo serviço
da garantia de juros ás companhias de estradas de ferro, feita por este
ministerio, segundo os balanços do Thesouro Nacional e balancetes da sua
delegacia em Londres, de que encontrareis quadros explicativos nos artigos referentes
a cada uma das ferro-vias subvencionadas, apresenta o seguinte resumo:
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* [Recife a Palmares + Bahia a S. Francisco
somam mais da metade das garantias pagas na primeira parte da lista. A segunda
parte contém apenas 3 ferrovias: SP e Rio, de Carangola, Mogyana; as 3
juntas acrescentam uns 8%, sendo que a Mogyana entra com 366: no total geral de
102.370: — ou seja, 0,36%. De interesse paulista, aparecem, em 3º lugar a
Santos-Jundiaí (7.3143: ou 7,38%); Minas e Rio (5.720: ou 5,59%); e SP-Rio
(6.025: ou 5,89%). — Lembrando que o “total” pode estar desfalcado por ausência
de algumas ferrovias, o que reduziria todos estes percentuais]
Verificando-se haver pequenas diferenças entre os respectivos totaes
e as informações que sobre este objeto foram prestadas pelos agentes
que o governo mantem na Europa junto das companhias concessionarias, vou sujeitar
ao exame de uma commissão, não só aquelles calculos, como
tambem o do custo das diversas linhas pertencentes ao Estado, para que sejam verificados
com todo o cuidado, visto como em trabalhos dessa natureza nunca sobejam as verificações,
maxime quando feitos com alguma presteza, como foi necessario para que ficassem
concluidos em tempo de serem submettidos á vossa apreciação.
Em synthese, encontrareis essas informações nos quadros ns. 1
e 2 do anno de 1886, publicados em continuação aos de 1885, que
começam na pagina immediata.
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* [índice dos 4 Quadros estatísticos
que se seguem, sobre passageiros animais e mercadorias; percurso do material;
resultados gerais do tráfego; despesas de custeio]
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* [quadros de substituição
de via permanente (trilhos, panelas...), por ferrovia]
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Mostram os quadros estatisticos offerecidos á vossa apreciação
que, a 31 de dezembro ultimo, a viação ferrea do Brasil estava assim
constituida:
Em trafego |
7.669 kilometros |
Em construcção |
1.631 kilometros |
Com estudos approvados |
3.656 kilometros |
Total |
12.956 kilometros |
No corrente anno têm sido entregues ao trafego, em varias estradas, 260
kilometros, de sorte que a extensão trafegada é actualmente de 7.929
kilometros, e, comparada á que foi registrada no ultimo relatorio, mostra
accrescimo de 867 kilometros.
O preindicado total de 12.956 kilometros subdivide-se do modo seguinte:
|
Em trafego |
Em construcção |
Com estudos approvados |
Rêde do Estado |
1.832 |
376 |
2.413 |
Rêde com garantia de juro do governo geral |
2.321 |
448 |
3 |
Rêde provincial |
328 |
92 |
150 |
Rêde com garantia de juro ou subvenção kilometrica dos governos
provinciaes |
1.496 |
368 |
?05 |
Rêde sem garantia de juro ou subvenção kilométrica |
1.605 |
347 |
377 |
Rêde urbana e suburbana |
84 |
|
8 |
Totaes |
7.669 |
1.631 |
3.656 |
Em relação á bitola é esta a classificação:
|
Em trafego |
Em construcção |
Com estudos approvados |
Bitola larga (1m,60) |
1.354 |
|
|
Bitola estreita (de 1m,40 a 0m,66) |
6.315 |
1.631 |
3.656 |
Totaes |
7.669 |
1.631 |
3.656 |
|