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Agenda do Samba e Choro
  

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

Achados e perdidos

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

• Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015

  

Bibliografia

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

  

Bibliografia
braziliana

Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

  

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Mboabas

   
Tapumes do canteiro de obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília em 2007
Canteiro de obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília, no gramado oeste do Eixo Rodoviário Sul. Tentei obter permissão
do engenheiro, mas ele preferiu não arriscar. Disse que até ele tem dificuldade de obter permissão para documentar a obra.
Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)

Metrô DF - Brasília
Registros da finalização da
Estação 108 Sul


Flavio R. Cavalcanti - Ago. 2007

Depois de 15 anos do início da construção, tudo indica que o Metrô DF vai, finalmente, funcionar para valer.

A linha "A" (Verde) já atingiu a primeira das 5 estações previstas para a Ceilândia, onde se concentra o maior número de possíveis usuários do sistema, e as outras 4 já estão sendo preparadas para inauguração no início de 2008.

Na Asa Sul, onde até hoje o Metrô percorre sem parar 6 estruturas-fantasma enterradas desde a construção, já está sendo preparada a Estação 108.

Com isso, o sistema começa a fazer sentido prático para um número crescente de pessoas.

O horário de funcionamento, que até o início do ano terminava às 20h, foi ampliado (23h?) para atender aos estudantes das inúmeras faculdades noturnas.

Para atrair (e acostumar) novos usuários, o Metrô DF finalmente passou a funcionar nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h, com tarifa promocional de R$ 1,00 (contra R$ 1,50 durante a semana), em intervalos de 15 minutos (contra 8 minutos durante a semana). Vale notar que esses intervalos referem-se à linha comum, da Estação Central (Rodoviária) até a Estação Águas Claras, onde se bifurca, duplicando a duração dos intervalos para as linhas "A" (Taguatinga, Ceilândia) e "B" (Taguatinga Sul, Samambaia).

Com isso, a média de usuários passou de 50 mil, no início do ano, para cerca de 85 mil por dia -- um aumento de 70% em apenas 7 meses.

Os responsáveis pelo Metrô DF anunciaram, numa onda de entrevistas nos primeiros dias de agosto, que esperam transportar 220 a 250 mil passageiros por dia até o final do atual governo -- Arruda / Paulo Octavio (Dem, ex-PFL) --, com a integração ônibus / metrô.

No último aniversário de Brasília (21 Abr. 2007), o Metrô DF funcionou gratuitamente, noite a dentro, transportando a população para a mega-festa realizada na Esplanada dos Ministérios. Segundo divulgado, nesse dia as catracas registraram 400 mil passageiros.

   

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

Acompanhe

Pontos de ônibus no Eixinho oeste durante as obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília em 2007
Pontos de ônibus (tríplice) externo ao Eixo Rodoviário (Eixinho oeste). Se for seguido o mesmo projeto da Estação 114,
estes pontos de ônibus deveriam ser substituídos por uma marquise ampla, com escada, elevador e passagem subterrânea.
No entanto, não há sinal de que isso esteja sendo feito. A impressão que se tem, por comparação com as demais entrequadras,
é de que o Clube Unidade de Vizinhança (moita de espinheiro à direita, no pé da foto) avançou mais do que devia, em área que costuma ser pública. Por conta disso, não há espaço suficiente, nem estacionamento, e a própria "baia" para os ônibus é a menor
de todas, na Asa Sul, prejudicando o trânsito no Eixinho oeste. Enfim, por ser parte integrante da primeira área de vizinhança urbanizada (JK-Niemeyer, 1960 ou antes), também é a mais arborizada. Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)
Escada no gramado oeste do Eixo Monumental durante as obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília em 2007
Esse “nariz de submarino”, que assinala na superfície as estruturas (futuras estações) enterradas da Asa Sul, está adquirindo
aspecto de escada de acesso subterrâneo. Se for, poderia indicar um ponto de ônibus também no canteiro oeste do Eixo Rodoviário. Não existe ponto de ônibus desse lado, na Estação 114, nem nas demais entrequadras comunitárias da Asa Sul (só os pontos
previstos no projeto inicial da cidade, próximos às vias de comércio local). E ficaria perto demais da saída do posto de gasolina
situado em frente à SQS 109. Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)
Grelhas de ventilação fora do tapume de obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília em 2007
Pelo menos 3 grelhas, de vários tamanhos e formatos, ficaram fora do tapume, no gramado oeste do Eixo Rodoviário.
Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)
Trânsito no Eixão Sul às 11 horas da manhã, em meados de 2007
Atravessar o Eixo Rodoviário ao nível do asfalto, às 11h da manhã, está ficando cada vez mais difícil, com o trânsito fluindo a
mais de 80 km/h. As estações do Metrô irão aliviar enormemente esse problema, como já acontece na Estação 114, que oferece
uma ampla passagem subterrânea, com várias lojas (infelizmente, ainda desocupadas), limpeza e policiamento permanente.
Nada a ver com as passagens estreitas, sujas e perigosas — construídas antes de 1960 e deformadas no início dos anos 70
com a introdução de esquinas subterrânea, quando da reforma das tesourinhas. Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)
Canteiro de obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília no gramado oeste, vista desde o outro lado do Eixão, em 2007
Canteiro de obras do gramado oeste, vista desde o outro lado do Eixão. Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)
Estrutura da passagem subterrânea sob o Eixinho leste, durante as obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília, em 2007
Estrutura da passagem subterrânea sob o Eixinho leste, finalmente desenterrada. Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)
Outra vista da estrutura da passagem subterrânea sob o Eixinho leste, durante as obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília, em 2007
Outra vista da mesma passagem subterrânea, no canteiro do gramado leste. Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)
Canteiro de obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília no gramado leste, visto desde os pontos de ônibus (tríplice) do Eixinho, em 2007
Canteiro de obras do gramado leste, visto desde os pontos de ônibus (tríplice) do Eixinho.
Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)
Estrutura da passagem subterrânea sob as pistas centrais (Eixão) do Eixo Rodoviário durante as obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília, em 2007
Estrutura da passagem subterrânea sob as pistas centrais (Eixão) do Eixo Rodoviário, também enterrada desde o último milênio.
Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)
Ponto de ônibus (tríplice) da EQS 208 / 209, imprensado entre os tapumes do canteiro de obras da Estação 108 Sul do Metrô de Brasília externo ao Eixo Rodoviário, em 2007
Ponto de ônibus (tríplice) da EQS 208 / 209, no momento imprensado entre os tapumes do canteiro de obras externo ao Eixo Rodoviário. Texto e fotos: Agosto de 2007 (inverno / winter)
  

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Estações do Metrô DF
Central | Galeria | 102 | 108 | 112 | 114
Asa Sul | Shopping | Feira | Guará | Arniqueiras | Águas Claras
Linha Verde
Concessionárias | Praça do Relógio | Centro Metropolitano
Ceilândia Sul | Guariroba | Ceilândia Centro | Ceilândia Norte | Ceilândia
Linha Laranja
Taguatinga Sul | Furnas | Samambaia Sul | Samambaia
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