Metrô DF - Brasília
Registros da finalização da
Estação 108 Sul
Flavio R. Cavalcanti - Ago. 2007
Depois de 15 anos do início da construção, tudo
indica que o Metrô DF vai, finalmente, funcionar para valer.
A linha "A" (Verde) já atingiu a primeira das 5 estações
previstas para a Ceilândia, onde se concentra o maior número
de possíveis usuários do sistema, e as outras 4 já
estão sendo preparadas para inauguração no início
de 2008.
Na Asa Sul, onde até hoje o Metrô percorre sem parar 6 estruturas-fantasma
enterradas desde a construção, já está sendo
preparada a Estação 108.
Com isso, o sistema começa a fazer sentido prático para
um número crescente de pessoas.
O horário de funcionamento, que até o início do
ano terminava às 20h, foi ampliado (23h?) para atender aos estudantes
das inúmeras faculdades noturnas.
Para atrair (e acostumar) novos usuários, o Metrô DF finalmente
passou a funcionar nos sábados, domingos e feriados, das 9h às
19h, com tarifa promocional de R$ 1,00 (contra R$ 1,50 durante a semana),
em intervalos de 15 minutos (contra 8 minutos durante a semana). Vale
notar que esses intervalos referem-se à linha comum, da Estação
Central (Rodoviária) até a Estação Águas
Claras, onde se bifurca, duplicando a duração dos intervalos
para as linhas "A" (Taguatinga, Ceilândia) e "B"
(Taguatinga Sul, Samambaia).
Com isso, a média de usuários passou de 50 mil, no início
do ano, para cerca de 85 mil por dia -- um aumento de 70% em apenas 7
meses.
Os responsáveis pelo Metrô DF anunciaram, numa onda de entrevistas
nos primeiros dias de agosto, que esperam transportar 220 a 250 mil passageiros
por dia até o final do atual governo -- Arruda / Paulo Octavio
(Dem, ex-PFL) --, com a integração ônibus / metrô.
No último aniversário de Brasília (21 Abr. 2007),
o Metrô DF funcionou gratuitamente, noite a dentro, transportando
a população para a mega-festa realizada na Esplanada dos
Ministérios. Segundo divulgado, nesse dia as catracas registraram
400 mil passageiros.
|