Metrô DF - Brasília
Integração ônibus / Estação Guará
Situada na confluência das três vias principais da cidade satélite, a Estação Guará oferece condições de tornar realidade a integração entre as linhas de ônibus e o Metrô ao contrário da Estação Feira, situada 800 metros adiante, no Centro Administrativo, Vivencial e Esportivo (Cave), cuja lógica vai contra um trânsito mais intenso de veículos em seu interior.
No entanto, a integração é mais efetiva para os ônibus que percorram a pista externa da via de contorno do Guará II, no sentido anti-horário a menos que venha a ser aberta uma passagem subterrânea para os usuários que desembarquem dos ônibus no outro lado da via.
Até o momento, só há semáforo para travessia em uma das duas pistas.
A via de contorno do Guará II não é uma via de movimento simples, nesse ponto, mas um trecho onde desembocam, se afunilam e cruzam outras duas a Via Central do Guará II, em frente à estação, e a via central (R1) do Guará I, centenas de metros a leste. Como são desencontradas, não é possível o cruzamento direto entre elas, exigindo distribuição dos fluxos de veículos nas duas pistas do trecho intermediário, por semáforo, diante da estação.
Mesmo para quem desça dos ônibus na estreita calçada ao lado das plataformas, ainda não há sinal de proteção contra sol e chuva no ponto, nem cobertura até os acessos ao à Estação do Metrô, dezenas de metros à direita (fotos abaixo).
Acessos (no alto) e cobertura das plataformas do trem
|