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Passagem de terra cruzando a ferrovia no nível dos trilhos, próximo ao viaduto da antiga RFFSA sobre os trilhos do Metrô de Brasília, próximo ao Guará
Passagem de terra cruzando a ferrovia no nível dos trilhos para encurtar caminho entre a via de contorno do Guará II (para a direita) e a via ainda não asfaltada
(à esquerda), a curta distância do viaduto (em frente), delimitado pelos muros de vedação da faixa de domínio do Metrô DF. Foto: 10 Set. 2002 (Inverno / Winter)

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
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  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

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• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

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Trem do Metrô de Brasília passando por baixo do viaduto da RFFSA
Trem do Metrô DF descendo por baixo do viaduto da RFFSA, vendo-se à direita uma chácara ou
mansão da Colônia Agrícola Águas Claras, separada do Guará (ao fundo) pelos trilhos da ferrovia.
Em primeiro plano, uma ponta do SMPW , do lado de cá do córrego Vicente Pires

Ferrovia em Brasília
Viaduto RFFSA sobre o Metrô no Guará

Flavio R. Cavalcanti - Nov. 2012

O viaduto da antiga RFFSA foi construído devido à abertura de uma "trincheira" ("vala" a céu aberto) cruzando seus trilhos, para passagem dos trens do Metrô DF entre o Guará e Águas Claras.

Ainda não tenho a data exata da escavação da "trincheira" e das obras do viaduto para atravessá-la. Na época, infelizmente não dispunha de condições para acompanhar e documentar fotograficamente as obras de implantação do Metrô DF — nem a explosão de ocupações desordenadas do solo no Distrito Federal.

Imagem de satélite com o percurso dos trilhos bem marcado em vermelho (barro) desde a estação ferroviária Bernardo Sayão (embaixo) e a ocupação do solo na Colônia Agrícola Águas Claras em fins de 1990 Guará I Guará II SIA - Setor de Indústria e Abastecimento SIN - Setor de Inflamáveis STRC - Setor de Transporte Rodoviário de Carga Águas Claras - cidade Vicente Pires - cidade SMPW - Setor de Mansões Park Way Estação ferroviária Bernardo Sayão
Imagem de satélite com o percurso dos trilhos bem marcado em vermelho (barro) desde a estação ferroviária Bernardo Sayão (embaixo) e a ocupação do solo na Colônia Agrícola Águas Claras
(faixa entre o Guará e a várzea do córrego Vicente Pires). Ainda eram bem visíveis a linha tronco
e a variante cercando o Setor de Inflamáveis (SIN). Fonte: site da Nasa

Um levantamento da cronologia do Metrô DF, assinado por "Marcelo Almirante", situa em 6 Jan. 1992 a assinatura do contrato do governo local (GDF) com o consórcio Brasmetrô ("construtoras Camargo Corrêa, Serveng Civilsan, Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, além das fornecedoras dos equipamentos elétricos Inepar CMW, empresa TCBR, autora do projeto"); em 15 Abr. 1992 a "aprovação do projeto conceitual"; e em 28 Ago. 1992 o "início das obras no Guará".

Neste local, os trilhos da ferrovia cruzavam a faixa de domínio (leste-oeste) da linha de transmissão de Furnas Centrais Elétricas, que divide o Guará I do Guará II, e cuja utilização foi autorizada pela estatal Furnas para implantação do Metrô DF, evitando desse modo a necessidade de desapropriações de terrenos, derrubada de imóveis, indenizações, realocação de empresas ou moradores etc.

Os trilhos da ferrovia, por sua vez, acompanham (norte-sul) o contorno oeste do Guará I e II, separando-os da faixa formada pela Colônia Agrícola Águas Claras.

No início da década de 1980, percorri os trilhos da RFFSA do Guará I até a estação ferroviária de Brasília, afinal aberta para receber o Trem Bandeirante. A área da Colônia Agrícola Águas Claras — do outro lado dos trilhos, junto ao Guará — permanecia praticamente deserta.

No início da década de 1990, já se desenvolvia um setor de oficinas entre o Guará II e os trilhos da ferrovia, porém ainda bem distante deste local.

A sequência de três imagens de satélite (abaixo) mostra o avanço da ocupação do solo em torno do viaduto ferroviário de 2002 a 2011.

Os trilhos da ferrovia passam sobre o lado direito do viaduto, enquanto o lado esquerdo já era utilizado por carros e caminhões, em 2002, como ligação entre caminhos de terra batida da Colônia Agrícola Águas Claras separados pela trincheira do Metrô DF. Em 2008 essa utilização precária do viaduto parece "oficializada" pelo asfaltamento.

A lógica sugere que a construção do viaduto tenha entrado na conta do Metrô DF, compensando a ferrovia pela abertura da trincheira transversal à via férrea já existente.

O alinhamento reto da "rua" — mantendo afastamento constante dos trilhos, mas se contorcendo para aproveitar uma banda do viaduto — reforça a impressão de que o viaduto não foi projetado para tal compartilhamento com veículos rodoviários.

O Mapa Google (embaixo, no final da página) mostra uma prática das pontes medievais — um veículo precisa afastar-se para o lado e parar, para dar passagem a outro veículo vindo no sentido contrário.

Com o asfaltamento dos caminhos, a passagem de veículos sobre os trilhos foi deslocado para junto do viaduto — aumentando o risco de acidente.

Na subida (sentido norte), com os vagões carregados e as locomotivas roncando pelo esforço extra, o barulho do trem pode ser ouvido à distância, no silêncio da madrugada. O mesmo não acontece na descida (sentido sul), com os vagões vazios, e o motorista que atravessa os trilhos da ferrovia pode ser surpreendido por um trem que sai do viaduto cercado pelos muros de vedação, a poucos metros.

O balão (rotatória), dificultando a passagem de veículos um pouco mais longos, não ajuda a melhorar a segurança.

 

   

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

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A questão da capital: marítima ou no interior?

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Bibliografia
braziliana

Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

  

Bibliografia

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferrovias

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• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

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• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

• Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015

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Ocupação do solo em torno do viaduto ferroviário da antiga RFFSA em imagem de satélite de 2 Jun. 2002
Ocupação do solo em torno do viaduto ferroviário da antiga RFFSA em imagem de satélite de 2 Jun. 2002 (Inverno / Winter)
Ocupação do solo em torno do viaduto ferroviário da antiga RFFSA em imagem de satélite de 15 Mai. 2008
Ocupação do solo em torno do viaduto ferroviário da antiga RFFSA em imagem de satélite de 15 Mai. 2008 (Outono / Autumn)
Ocupação do solo em torno do viaduto ferroviário da antiga RFFSA no Guará, em imagem de satélite de 7 Set. 2011
Ocupação do solo em torno do viaduto ferroviário da antiga RFFSA no Guará, em imagem de satélite de 7 Set. 2011 (Inverno / Winter)
Entorno do viaduto da antiga RFFSA sobre os trilhos do Metrô de Brasília, próximo ao Guará
Entorno do viaduto da antiga RFFSA sobre os trilhos do Metrô de Brasília, próximo ao Guará II. Foto: 10 Set. 2002 (Inverno / Winter)
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