Até 1974 a mudança do DNEF para Brasília
Revista "Refesa", Jul-Ago 1972, p. 29
Acervo: José Emílio Buzelin
(SPMT)
Pesquisa e digitalização: Chris R.
Com o objetivo de atender às determinações do governo
federal dentro do plano global do Ministério dos Transportes, o
Departamento Nacional de Estradas de Ferro elaborou, em maio de 1971,
o seu plano de mudança para Brasília, nos termos do qual
foi estabelecido o cronograma físico e financeiro das diversas
etapas de sua execução.
A partir de então, foram postas em prática todas as providências
necessárias ao cumprimento do plano, especialmente a lavratura
de convênio com a Novacap no valor estimado de 49 milhões
de cruzeiros, cabendo a esta o encargo, como delegado do DNEF, de administrar
a construção de unidades administrativas e residenciais,
inclusive o atendimento das necessidades da autarquia, no tocante às
aquisições de novas projeções.
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Na mesma edição...
"Este é o viaduto do Fundão, um dos principais da variante
de correção do traçado Uberlândia-Araguari,
em Minas Gerais, com 660,40 metros de extensão. Custou ao DNEF
4,7 milhões de cruzeiros. Possui 23 pilares, o mais alto com 84,50
metros."
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Os serviços administrativos do órgão serão localizados
em área já previamente destinada às autarquias no Plano
Piloto de Brasília, denominada Setor de Autarquias Sul, junto ao Setor
Bancário e à Praça da Justiça, todos ao longo do
Eixo Monumental da cidade, onde se encontram os prédios ministeriais.
A sede compõe-se de bloco principal, bloco anexo e estacionamento, ocupando
os dois primeiros área construída de 12.000 m², sendo o custo
estimado da obra em torno de Cr$ 12.000.000,00 (doze milhões de cruzeiros).
Para o atendimento financeiro do plano, foram concedidos Cr$ 6.250.000,00 no
exercício de 1971, Cr$ 9.000.000,00 no corrente exercício, estando
prevista para 1973 a cifra de Cr$ 8.000.000,00.
O projeto do edifício sede foi elaborado no DNEF pelo arquiteto Francisco
José Lopes Mendes, chefe da Seção de Obras de Arte e Edifícios,
da Divisão de Obras, cabendo o desenvolvimento do projeto arquitetônico
às equipes técnicas contratadas pela Novacap.
A mudança definitiva do órgão está prevista para
meados de 1974, quando se completa o período de 20 meses estabelecido
para a conclusão das obras.
"Viaduto nº 1 — extensão de 268 metros e altura máxima
de 54 metros — no trecho Araguari-Goiandira,
da variante Araguari - Pires do Rio" [Ministério
dos Transportes, "Ação 79", Brasília, 1979]
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