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Até 1974 a mudança do DNEF para Brasília

Revista "Refesa", Jul-Ago 1972, p. 29
Acervo: José Emílio Buzelin (SPMT)
Pesquisa e digitalização: Chris R.

Com o objetivo de atender às determinações do governo federal dentro do plano global do Ministério dos Transportes, o Departamento Nacional de Estradas de Ferro elaborou, em maio de 1971, o seu plano de mudança para Brasília, nos termos do qual foi estabelecido o cronograma físico e financeiro das diversas etapas de sua execução.

A partir de então, foram postas em prática todas as providências necessárias ao cumprimento do plano, especialmente a lavratura de convênio com a Novacap no valor estimado de 49 milhões de cruzeiros, cabendo a esta o encargo, como delegado do DNEF, de administrar a construção de unidades administrativas e residenciais, inclusive o atendimento das necessidades da autarquia, no tocante às aquisições de novas projeções.

   
Na mesma edição...
Viaduto ferroviário do Fundão, no novo traçado Uberlândia-Araguari
"Este é o viaduto do Fundão, um dos principais da variante de correção do traçado Uberlândia-Araguari, em Minas Gerais, com 660,40 metros de extensão. Custou ao DNEF 4,7 milhões de cruzeiros. Possui 23 pilares, o mais alto com 84,50 metros."
     

Os serviços administrativos do órgão serão localizados em área já previamente destinada às autarquias no Plano Piloto de Brasília, denominada Setor de Autarquias Sul, junto ao Setor Bancário e à Praça da Justiça, todos ao longo do Eixo Monumental da cidade, onde se encontram os prédios ministeriais.

A sede compõe-se de bloco principal, bloco anexo e estacionamento, ocupando os dois primeiros área construída de 12.000 m², sendo o custo estimado da obra em torno de Cr$ 12.000.000,00 (doze milhões de cruzeiros).

Para o atendimento financeiro do plano, foram concedidos Cr$ 6.250.000,00 no exercício de 1971, Cr$ 9.000.000,00 no corrente exercício, estando prevista para 1973 a cifra de Cr$ 8.000.000,00.

O projeto do edifício sede foi elaborado no DNEF pelo arquiteto Francisco José Lopes Mendes, chefe da Seção de Obras de Arte e Edifícios, da Divisão de Obras, cabendo o desenvolvimento do projeto arquitetônico às equipes técnicas contratadas pela Novacap.

A mudança definitiva do órgão está prevista para meados de 1974, quando se completa o período de 20 meses estabelecido para a conclusão das obras.

Viaduto ferroviário no novo traçado  de Araguari a Pires do Rio
"Viaduto nº 1 — extensão de 268 metros e altura máxima de 54 metros — no trecho Araguari-Goiandira,
da variante Araguari - Pires do Rio" [Ministério dos Transportes, "Ação 79", Brasília, 1979]
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