Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
  
   
   
Agenda do Samba e Choro
  

Ferrovias para Brasília - 1970
Brasília tem mais petróleo

Revista "Refesa", Jul.-Ago. 1970, p. 24
Acervo: José Emílio Buzelin (SPMT)
Pesquisa e digitalização: Chris R.

A reportagem registra uma das principais funções da ferrovia para a consolidação de Brasília: a sensível redução do elevado custo de vida, até então dependente de combustíveis trazidos por caminhões através de centenas de quilômetros.

“Todo o petróleo consumido por Brasília vem da Refinaria Gabriel Passos, de Minas Gerais. A refinaria foi projetada para abastecer uma vasta região consumidora, que compreende o sul da Bahia, todo o estado de Goiás, grande parte de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e Distrito Federal. Fica situada no município de Betim, em local de vale aberto a jusante da Central do Brasil e a montante da linha da antiga Rede Mineira de Viação, hoje Regional Centro-Oeste. Sem nenhuma possibilidade, porém, de acesso direto a qualquer dessas ferrovias, naquela época.

“Esse problema foi levado à direção da Petrobras, na Guanabara, que rapidamente compreendeu sua gravidade e dispôs-se a solucioná-lo. Depois de vários estudos, foi aprovado o projeto que previa a construção em Embiruçu, pequeno posto telegráfico na linha da ex-VFCO, de um pátio de carregamento para vagões e um outro para espera e triagem. Em agosto de 1969 as instalações de Embiruçu foram inauguradas, já possuindo a ferrovia os novos vagões-tanque de 43 toneladas, em média. Imediatamente passou o sistema a operar, abastecendo, por trem, os terminais ferroviários do norte de Minas e das cidades de Uberlândia, Anápolis e Goiânia. Por sua vez, a Petrobras, de acordo com o que havia sido decidido em comum, iniciou a construção do terminal de Brasília, que foi concluído em maio deste ano. Hoje a Petrobras tem estocados, em Brasília, oito milhões de litros de petróleo.

“Recorde

“No primeiro quadrimestre deste ano, o transporte de derivados de petróleo feito pela RFFSA, através da 5ª Divisão - Centro-Oeste, para Brasília, Goiás e Triângulo Mineiro, atingiu um total de mais de 120 milhões de litros. Em números exatos, esse transporte alcançou 65.247.167 litros de gasolina e 57.813.037 litros de óleo diesel, com um total de 125.060.204 litros, dando escoamento à produção da Refinaria Gabriel Passos.

“O transporte de derivados na 5ª Divisão - Centro-Oeste vem crescendo gradativamente, tendo alcançado, em fevereiro, um carregamento de 672 vagões, em março 933, e 1.040 vagões em abril.”

   
Trem de combustíveis de Belo Horizonte para Brasília
Pátio ferroviário com vagões de combustíveis para Brasília
Pátio de carregamento de derivados de petróleo para Brasília
(Fotos, presumivelmente, do pátio de carregamento de derivados em Embiruçu, MG)
Esplanada Ferroviária
"Pátio de Brasília será o maior" | Pátios ferroviários | SIA | PPCUB
Localização (1977) | Extremidade norte | Extremidade sul | Além do viaduto
Soja | Areia e Trigo | Sucata | Coque | Containers | Inflamáveis | UTE
As ferrovias na construção de Brasília
As opções em 1956 | Logística | Ferreocap | 1957: Decreto-convênio | 1962: Des-ferreocap
A chegada do trem a Brasília
Um trem para Brasília | O primeiro trem para Brasília
"Trens de luxo para Brasília" | Expresso Brasil Central | Reinauguração do Bandeirante
Ligação Santos-Brasília | Balanço de fim de jornada
Pátio de Brasília será o maior | A nova estação de Brasília
Abastecimento de combustíveis | Variante Pires do Rio e mudança do DNEF
A logística da construção | As ferrovias da Novacap
4ª viagem Experimental de trem para Brasília | Os trens experimentais do GTB
Brasília nos planos ferroviários (DF)
Ferrovias concedidas do plano de 1890 | EF Tocantins | Cia. Mogiana | Ferrovia Angra-Catalão | EF Goiás | Ferrovia Santos - Brasília
O prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil | A ferrovia da Cia. Paulista | Ferrovias para o Planalto Central | Documentação
  

Busca no site
  
  
Página inicial do site Brasília
Página inicial do site Brasília
Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade