Título
Título

João Coelho Gomes Ribeiro, A gênese histórica da Constituição federal,
Rio de Janeiro, 1917, p. 41, p. 273, cf. AH2:21-22

p. 41

Quanto ao Distrito Federal, a sede do governo ou a capital da República não pode e nem deve continuar, por mais tempo, na cidade do Rio de Janeiro.

O exemplo criterioso e sábio da confederação norte-americana, os próprios precedentes da nossa história, nos estão indicando a necessidade inelutável de subtrair à influência da grande multidão, em um centro populoso, muitas vezes mal inspirada porque mal dirigida, o governo supremo da nação e sobretudo, as suas assembléias deliberantes.

O local mesmo, a preferir-se para o caso, deve oferecer condições especiais de terreno, que dificultem o incremento das habitações e da população, além de certos limites.

É essa a lição respeitável dos Estados Unidos do norte, onde até nas capitais dos Estados se acham preenchidas as citadas condições, acauteladoras de futuras sedições e de graves embaraços para o governo [Os fatos clamorosos de que tem sido teatro a capital atual e a situação miseranda dos nossos sertões e fronteiras clamam pela mudança. Os poderes públicos mantêm-se, entretanto, indiferentes a este nosso principal desideratum!].

p. 273

Conclusão

Em síntese, as principais alterações que, a nosso ver deveriam ser feitas, no dispositivo da nossa Constituição, são as seguintes:

IV - Decretação da mudança da capital para o território demarcado no planalto de Goiás, com o prazo máximo de 5 anos, mediante prévia concorrência e sem ônus para a União. (Vide pág. 41 e nota C).

   

Documento

Referências

Dez anos antes, em 1907, João Coelho Gomes Ribeiro já havia publicado o trabalho A capital federal e a Constituição da República, cf. Nogueira Paranaguá na carta aberta de 1911 ao Presidente da República e aos membros do Congresso Nacional [cf. AH2:13-14]

João Coelho Ribeiro também publicou artigo na imprensa (possivelmente no início dos anos 20) sugerindo o lançamento das pedras fundamentais dos palácios do Congresso no planalto central, por ocasião das comemorações do Centenário da Independência, como primeiro passo para a mudança da capital federal. Esse artigo teria sido a fonte da proposta dos deputados Americano do Brasil (GO) e Rodrigues Machado (MA), transformada no decreto 4.494, e que resultou no lançamento da pedra fundamental de Brasília.

Brasília nos planos ferroviários (DF)
Ferrovias concedidas do plano de 1890 | EF Tocantins | Cia. Mogiana | Ferrovia Angra-Catalão | EF Goiás | Ferrovia Santos - Brasília
O prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil | A ferrovia da Cia. Paulista | Ferrovias para o Planalto Central | Documentação
A idéia mudancista | Hipólito | Bonifácio | Independência | Império | Varnhagen | República | Cruls | Café-com-leite | Marcha para oeste | Constitucionalismo | Mineiros | Goianos | Projetos de Brasil | Ferrovias para o Planalto Central
 
  
    
 
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade