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Agenda do Samba e Choro
Via de serviço subterrânea para atender 18 prédios do Setor Comercial Sul
Acesso de serviço em nível inferior para atender 18 prédios da Quadra 4, a partir da via S-2, que nesse ponto ainda não foi
aprofundada em relação ao terreno; e galeria protegida (mas sem lojas) para pedestres, em 5-Jan-2004.

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

  • Segunda a Sexta - R$ 3,00
  • Sábados, Domingos e Feriados - R$ 2,00
  • Estudante - Passe Livre

Achados e perdidos

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Setor Comercial Sul - parte baixa
Vias de serviço


 
Flavio R. Cavalcanti - 2004

11 – (...) Estes núcleos e setores são acessíveis aos automóveis diretamente das respectivas pistas, e aos pedestres por calçadas sem cruzamento (fig. 8), e dispõem de auto-portos para estacionamento em dois níveis, e de acesso de serviço pelo subsolo correspondente ao piso inferior da plataforma central. (...)

Lúcio Costa, Relatório do Plano Piloto de Brasília

Numa cidade que nos anos 60 era criticada por ter ruas exageradamente largas, os acessos de serviço à parte baixa do Setor Comercial Sul foram subdimensionados, tanto em altura quanto em largura, e não oferecem espaço para manobras de retorno — inexplicável, em vias sem saída.

Ao contrário do Hotel Nacional, os prédios do baixo SCS servidos por estas vias também não previram (ou já desativaram) "auto-portos" para o recebimento de mercadorias, suprimentos e mudanças na via subterrânea, e estrutura interna para encaminhá-los às lojas térreas e escritórios.

   

Acompanhe

  
Agenda do Samba e Choro
Mapa esquemático do Setor Comercial Sul, com as vias e calçadas de pedestres Via W-3 Via S-2 Via S-3 Galeria dos Estados Metrô - Estação Galeria
Acessos de serviço pela S-2, em nível inferior (marrom). Nos primeiros anos, os acessos para o público (em vermelho) se faziam
apenas pela via S-3. Hoje, todos os acessos para o público acabaram sendo ligados também à S-2, formando travessas;
e automóveis estacionam nas vias de serviço.

Na prática, as vias inferiores foram-se tornando meros acessos às garagens privativas, naturalmente privilegiando os proprietários e funcionários de categoria mais elevada, à medida em que o SCS tornava-se local de difícil estacionamento.

A utilização irregular das próprias vias inferiores como estacionamentos adicionais — e, mais recentemente, a adoção de containers para lixo — tornam quase impraticável, hoje, a passagem de grandes caminhões de entrega, mudança, lixo etc.

Na Quadra 1, que desde o início foi destinada a prédios verticais, simplesmente não existe via inferior de serviço. As garagens dos prédios junto ao Eixo Rodoviário têm saída direta para leste, em nível. Já nos prédios mais internos, o acesso às garagens se dá por rampas a partir dos minúsculos estacionamentos da via superior — e que foram um dos obstáculos à construção de marquises entre eles.

   

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
Galeria para pedestres e via de serviço inferior da Quadra 2 do Setor Comercial Sul
Acesso de serviço aos prédios da Quadra 2, em 5-Jan-2004. A galeria coberta é passagem obrigatória para quem não quer
dar a volta pela calçada da S-2, tornando-se ponto ótimo para os ambulantes. Muitos prédios foram dispensados
de oferecer lojas térreas, como neste caso.
  
  
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília
Água Mineral EPIA N5 Eixo
Rodo-
viário
N5 L4
Norte

















L4
Sul
Av.
Nações
Clubes Lago
Noroeste Camping 916
a
902
W4
e
W5
716
a
702
W3
e
W3½
516
a
502
W2 316
a
302
W1 116
a
102
216
a
202
L1 416
a
402
L2 612
a
602
Campus
da UnB
SMU

SAAN
SRTVN SMHN - Hospitais SMHN SBN / SAN N4
N-3 N-3 N3 Embaixadas
  EPAA SCN SCN - Comercial Norte SBN / SAN
SMU Autódromo
Esportes

GDF
N2     N2 — Via de serviço Plata-
forma
Rodo-
viária

e
Estação
Central
do
Metrô
N2 N2
  SHN - Hotéis SHN - Hotéis   SDN
(CNB)
Cultural Norte Ministérios Planalto
N1 — Eixo Monumental N1 — Eixo Monumental
Ferro-viária Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes Esplanada            Congresso    
Estrutural S1 — Eixo Monumental S1 — Eixo Monumental
SIA Câmara
e
SIG



Cruzeiro

Sudoeste

Octogonal
EPIG TJDFT
SIG
S2 SHS - Hotéis W3 SHS - Hotéis   SDS
(Conic)
Cultural Sul L2 Ministérios STF
Parque
da
Cidade
    S2 — Via de serviço S2 S2
901
a
916
W4
e
W5
SCS SCS - Comercial Sul Eixo
Rodo-
viário
SBS   SAS 601
a
616
Embaixadas
S3 S3 S3
SRTVS SMHS - Setor Médico Hospitalar SBS L1 SAS
Campo da Esperança 702
a
716
502
a
516
W2 302
a
316
W1 102
a
116
202
a
216
402
a
416
S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial
Asa Norte | Centro | Asa Sul
Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões.
Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta.
     

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