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Flavio R. Cavalcanti - 2004
11 – Lateralmente a esse setor central de diversões,
e articulados a ele, encontram-se dois grandes núcleos destinados
exclusivamente ao comércio — lojas e "magazins",
e dois setores distintos, o bancário-comercial, e o dos escritórios
para profissões liberais, representações e
empresas, onde foram localizados, respectivamente, o Banco do Brasil
e a sede dos Correios e Telégrafos. Estes núcleos
e setores são acessíveis aos automóveis diretamente
das respectivas pistas, e aos pedestres por calçadas sem
cruzamento (fig.
8), e dispõem de auto-portos para estacionamento em dois
níveis, e de acesso de serviço pelo subsolo correspondente
ao piso inferior da plataforma central. No setor dos bancos, tal
como no dos escritórios, previram-se três blocos altos
e quatro de menor altura, ligados entre si por extensa ala térrea
com sobreloja de modo a permitir intercomunicação
coberta e amplo espaço para instalação de agências
bancárias, agências de empresas, cafés, restaurantes,
etc. Em cada núcleo comercial, propõe-se uma seqüência
ordenada de blocos baixos e alongados e um maior, de igual altura
dos anteriores, todos interligados por um amplo corpo térreo
com lojas, sobrelojas e galerias. Dois braços elevados da
pista de contorno permitem, também aqui, acesso franco aos
pedestres.
O núcleo inicial do Setor Bancário Sul foi concebido como um vasto "calçadão" para pedestres — com marquises, lojas e sobrelojas formando extensas galerias de ligação entre os prédios verticais. A trânsito de veículos se dá por dois sistemas independentes:
A implantação partiu do contorno — a via de acesso do público, que um aterro mantém em nível à medida em que o terreno descai para leste — deixando no centro o terreno já rebaixado, nivelado e com os acessos inferiores pavimentados, pronto para receber as fundações dos prédios que iriam preencher o quebra-cabeças. |
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Ligando o Eixo Rodoviário à face leste — passagem para o Setor de Autarquias Sul —, foi implantada a praça-plataforma central, desimpedida, encabeçada pelo Ed. Sede I do Banco do Brasil, com sua extensa marquise. A área pública dos dois lados — com as galerias de lojas, sobrelojas, marquises — seria o piso externo dos próprios prédios (laje dos subsolos), que para isso seguiriam uma série de especificações, articulando-se uns com os outros para integrar o conjunto. Alguma coisa aconteceu — provavelmente a venda antecipada dos lotes —, que não funcionou. A maioria dos prédios existentes já estavam construídos nos primeiros 10 ou 15 anos da inauguração da cidade — dentro do projeto urbanístico —, porém dispersos, sem a continuidade espacial que tornaria concreta sua integração, uns aos outros. E nisso ficou. A expectativa do urbanista, de que se abrissem lojas, agências, cafés etc. não se concretizou — como aliás, tampouco em outros setores — devido, talvez, à resistência dos órgãos e empresas proprietárias dos prédios. |
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Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília | |||||||||||||||||||||||||
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Água Mineral | EPIA | N5 | Eixo Rodo- viário |
N5 | L4 Norte L4 Sul Av. Nações |
Clubes | Lago | ||||||||||||||||||
Noroeste | Camping | 916 a 902 |
W4 e W5 |
716 a 702 |
W3 e W3½ |
516 a 502 |
W2 | 316 a 302 |
W1 | 116 a 102 |
216 a 202 |
L1 | 416 a 402 |
L2 | 612 a 602 |
Campus da UnB |
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SMU SAAN |
SRTVN | SMHN - Hospitais | SMHN | SBN / SAN | N4 | ||||||||||||||||||||
N-3 | N-3 | N3 | Embaixadas | ||||||||||||||||||||||
EPAA | SCN | SCN - Comercial Norte | SBN / SAN | ||||||||||||||||||||||
SMU | Autódromo Esportes GDF |
N2 | N2 — Via de serviço | Plata- forma Rodo- viária e Estação Central do Metrô |
N2 | N2 | |||||||||||||||||||
SHN - Hotéis | SHN - Hotéis | SDN (CNB) |
Cultural Norte | Ministérios | Planalto | ||||||||||||||||||||
N1 — Eixo Monumental | N1 — Eixo Monumental | ||||||||||||||||||||||||
Ferro-viária | Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes | Esplanada Congresso | |||||||||||||||||||||||
Estrutural | S1 — Eixo Monumental | S1 — Eixo Monumental | |||||||||||||||||||||||
SIA | Câmara e SIG Cruzeiro Sudoeste Octogonal |
EPIG | TJDFT SIG |
S2 | SHS - Hotéis | W3 | SHS - Hotéis | SDS (Conic) |
Cultural Sul | L2 | Ministérios | STF | |||||||||||||
Parque da Cidade |
S2 — Via de serviço | S2 | S2 | ||||||||||||||||||||||
901 a 916 |
W4 e W5 |
SCS | SCS - Comercial Sul | Eixo Rodo- viário |
SBS | SAS | 601 a 616 |
Embaixadas | |||||||||||||||||
S3 | S3 | S3 | |||||||||||||||||||||||
SRTVS | SMHS - Setor Médico Hospitalar | SBS | L1 | SAS | |||||||||||||||||||||
Campo da Esperança | 702 a 716 |
502 a 516 |
W2 | 302 a 316 |
W1 | 102 a 116 |
202 a 216 |
402 a 416 |
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S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul | S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial | ||||||||||||||||||||||||
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões. Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta. |
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