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Metrô DF
Achados e perdidos
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Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
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Inexistente [creio eu] nas pranchetas dos pioneiros construtores da cidade, nos anos 50 — que só implantaram a Asa Sul —, esta via não recebeu numeração, nem impediu que a via seguinte (em afastamento, a oeste do Eixo Rodoviário) se chamasse W-4.
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É uma das inúmeras diferenças que tornaram a Asa Norte muito mais densamente povoada:
As quadras residenciais "700" foram estreitadas, afastando-se da W-3 Norte. Além de casas (todas térreas, de início), receberam prédios de pilotis + 2, 3 ou 5 andares.
No espaço retirado às "700", junto à W-3 Norte, foram criadas várias faixas de utilização:
Estacionamentos de mais de 300 metros de extensão, com entrada na extremidade norte de cada quadra e saída na extremidade sul;
Uma faixa de lojas térreas de frente para a avenida, com pé direito elevado e moradia no piso superior, que avança sobre a calçada, formando marquise ou galeria;
Uma segunda faixa de lojas semelhantes, com gabarito mais baixo e avanço (marquise) menor, separada da primeira faixa de lojas por um beco estreito nos fundos de ambas;
Uma rua estreita — que poderíamos chamar de "W-3½";
Uma faixa de lojas semelhantes, com gabarito mais baixo e avanço (marquise) menor, também de frente para a "W-3½", e fundos para o gramado das "700" residenciais.
A "W-3½" é interrompida, a cada duas quadras, pelas entrequadras comerciais / residenciais CRLN "700".
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Tem duas faixas de rodagem, uma em cada sentido e a rara sinalização permite velocidade de 40 km/h ("via de acesso"), embora tudo recomendasse 20 km/h ("via local").
Cada trecho tem de 3 a 8 estacionamentos laterais.
Carros estacionados junto ao meio fio, ou com duas rodas sobre uma calçada, com freqüência obrigam a parar num ponto mais apertado para dar passagem a outro carro em sentido oposto.
Todas essas descrições (2004) são fluidas, variando bastante de um trecho para outro — em grande parte, possivelmente pelo maior ou menor obstáculo criado por fatos consumados em décadas anteriores.
O trecho ao longo da 705 e 706 tem largura para apenas um veículo, e só pode ser trafegado no sentido norte.
Alteração recente [observação de 2004] do gabarito permite reconstruir os prédios da segunda e da terceira fileira (a contar da W-3), desde que a nova construção siga padrões mais exigentes — entre eles, o afastamento em relação à primeira fila de lojas, alargando o beco nos fundos de ambas.
Bibliografia
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Bibliografia
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Legislação Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013 Open access e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013 Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011 Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992 Moedas | Medidas |
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília | |||||||||||||||||||||||||
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Água Mineral | EPIA | N5 | Eixo Rodo- viário |
N5 | L4 Norte L4 Sul Av. Nações |
Clubes | Lago | ||||||||||||||||||
Noroeste | Camping | 916 a 902 |
W4 e W5 |
716 a 702 |
W3 e W3½ |
516 a 502 |
W2 | 316 a 302 |
W1 | 116 a 102 |
216 a 202 |
L1 | 416 a 402 |
L2 | 612 a 602 |
Campus da UnB |
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SMU SAAN |
SRTVN | SMHN - Hospitais | SMHN | SBN / SAN | N4 | ||||||||||||||||||||
N-3 | N-3 | N3 | Embaixadas | ||||||||||||||||||||||
EPAA | SCN | SCN - Comercial Norte | SBN / SAN | ||||||||||||||||||||||
SMU | Autódromo Esportes GDF |
N2 | N2 — Via de serviço | Plata- forma Rodo- viária e Estação Central do Metrô |
N2 | N2 | |||||||||||||||||||
SHN - Hotéis | SHN - Hotéis | SDN (CNB) |
Cultural Norte | Ministérios | Planalto | ||||||||||||||||||||
N1 — Eixo Monumental | N1 — Eixo Monumental | ||||||||||||||||||||||||
Ferro-viária | Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes | Esplanada Congresso | |||||||||||||||||||||||
Estrutural | S1 — Eixo Monumental | S1 — Eixo Monumental | |||||||||||||||||||||||
SIA | Câmara e SIG Cruzeiro Sudoeste Octogonal |
EPIG | TJDFT SIG |
S2 | SHS - Hotéis | W3 | SHS - Hotéis | SDS (Conic) |
Cultural Sul | L2 | Ministérios | STF | |||||||||||||
Parque da Cidade |
S2 — Via de serviço | S2 | S2 | ||||||||||||||||||||||
901 a 916 |
W4 e W5 |
SCS | SCS - Comercial Sul | Eixo Rodo- viário |
SBS | SAS | 601 a 616 |
Embaixadas | |||||||||||||||||
S3 | S3 | S3 | |||||||||||||||||||||||
SRTVS | SMHS - Setor Médico Hospitalar | SBS | L1 | SAS | |||||||||||||||||||||
Campo da Esperança | 702 a 716 |
502 a 516 |
W2 | 302 a 316 |
W1 | 102 a 116 |
202 a 216 |
402 a 416 |
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S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul | S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial | ||||||||||||||||||||||||
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões. Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta. |
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