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Agenda do Samba e Choro
Praça ainda não urbanizada na parte comercial das quadras 700 norte, mostrando as três fileiras paralelas de prédios, com o beco de serviço e uma via estreita
Três fileiras de prédios comerciais / residenciais a oeste da avenida W-3 (à direita) elevam a densidade populacional da Asa Norte
e deram origem à "W-3½ Norte" (à esquerda), interrompida a cada duas quadras. No centro de cada trecho foi deixado
amplo espaço — que entre a 703 e a 704 (em frente) está coberto de brita, 14-Jan-2004, 18h38.
Via estreita de serviço entre a segunda e a terceira fileiras de prédios comerciais das quadras 700 norte junto à Avenida W3
A ilusão de continuidade da "W-3½ Norte" — interrompida a cada duas quadras — deve-se à coincidência com a primeira travessa
das entre-quadras comerciais "700" junto à W-3. Não é possível o cruzamento na maioria dos casos, 15-Jan-2004, 16h52.

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

  • Segunda a Sexta - R$ 3,00
  • Sábados, Domingos e Feriados - R$ 2,00
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Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
W-3½ Norte


 
Flavio R. Cavalcanti [2006]

Inexistente [creio eu] nas pranchetas dos pioneiros construtores da cidade, nos anos 50 — que só implantaram a Asa Sul —, esta via não recebeu numeração, nem impediu que a via seguinte (em afastamento, a oeste do Eixo Rodoviário) se chamasse W-4.

Mapa de localização da via estreita de serviço da parte comercial das quadras 700 norte, junto à Avenida W3

É uma das inúmeras diferenças que tornaram a Asa Norte muito mais densamente povoada:

  • As quadras residenciais "700" foram estreitadas, afastando-se da W-3 Norte. Além de casas (todas térreas, de início), receberam prédios de pilotis + 2, 3 ou 5 andares.

  • No espaço retirado às "700", junto à W-3 Norte, foram criadas várias faixas de utilização:

    • Estacionamentos de mais de 300 metros de extensão, com entrada na extremidade norte de cada quadra e saída na extremidade sul;

    • Uma faixa de lojas térreas de frente para a avenida, com pé direito elevado e moradia no piso superior, que avança sobre a calçada, formando marquise ou galeria;

    • Uma segunda faixa de lojas semelhantes, com gabarito mais baixo e avanço (marquise) menor, separada da primeira faixa de lojas por um beco estreito nos fundos de ambas;

    • Uma rua estreita — que poderíamos chamar de "W-3½";

    • Uma faixa de lojas semelhantes, com gabarito mais baixo e avanço (marquise) menor, também de frente para a "W-3½", e fundos para o gramado das "700" residenciais.

A "W-3½" é interrompida, a cada duas quadras, pelas entrequadras comerciais / residenciais CRLN "700".

Tem duas faixas de rodagem, uma em cada sentido e a rara sinalização permite velocidade de 40 km/h ("via de acesso"), embora tudo recomendasse 20 km/h ("via local").

Cada trecho tem de 3 a 8 estacionamentos laterais.

Carros estacionados junto ao meio fio, ou com duas rodas sobre uma calçada, com freqüência obrigam a parar num ponto mais apertado para dar passagem a outro carro em sentido oposto.

Observações

Todas essas descrições (2004) são fluidas, variando bastante de um trecho para outro — em grande parte, possivelmente pelo maior ou menor obstáculo criado por fatos consumados em décadas anteriores.

O trecho ao longo da 705 e 706 tem largura para apenas um veículo, e só pode ser trafegado no sentido norte.

Alteração recente [observação de 2004] do gabarito permite reconstruir os prédios da segunda e da terceira fileira (a contar da W-3), desde que a nova construção siga padrões mais exigentes — entre eles, o afastamento em relação à primeira fila de lojas, alargando o beco nos fundos de ambas.

   

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

  

Bibliografia
braziliana

Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Memórias do desenvolvimento - 19 Out. 2014

Preexistências de Brasília - 13 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

Francesco Tosi Colombina - 3 Out. 2014

Estrada Colonial no Planalto Central - 27 Set. 2014

Chegou o governador - 12 Set. 2014

Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid - 3 Out. 2013

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas

Acompanhe

Mão única e carros estacionads sobre a calçada, na estreita via de serviço atrás dos prédios comerciais das quadras 700 norte
Da rua do Ceub (entre-quadras 706/707 Norte) é proibido entrar nesse trecho de mão única, que se estende
até a 705 Norte, 13-Jan-2004.
Mão dupla e lixo na estreita via de serviço atrás dos prédios comerciais das quadras 700 norte, junto à Avenida W3
Trecho de mão dupla, com quebra-molas improvisados e limite de 40 km/h — se alguém conseguir, 14-Jan-2004, às 19h47.
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília
Água Mineral EPIA N5 Eixo
Rodo-
viário
N5 L4
Norte

















L4
Sul
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a
902
W4
e
W5
716
a
702
W3
e
W3½
516
a
502
W2 316
a
302
W1 116
a
102
216
a
202
L1 416
a
402
L2 612
a
602
Campus
da UnB
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Rodo-
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a
916
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a
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