|
|
Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
|
|
A designação surgiu, nas pranchetas dos construtores, por ser a terceira via, em afastamento, a oeste do Eixo Rodoviário.
Apesar do nome de "avenida", é uma via secundária (60 km/h), com inúmeros acessos dos dois lados — vias locais, entrada e saída de estacionamentos —, todos de menor prioridade. Na ausência de semáforo (ou nos horários de pisca-alerta), a prioridade é sempre da W-3.
É percorrida por linhas de ônibus circulares (Plano Piloto) e de ligação com as cidades próximas. As linhas de ligação que percorrem a W-3 de norte a sul geralmente não passam pela Rodoviária (tarefa atribuída, em geral, às linhas que passam pelo Eixo Rodoviário).
A W-3 Norte tem três faixas de rodagem em cada sentido, com estacionamento público do lado oeste (quadras "700") — e estacionamentos eventualmente deixados pelos construtores dos prédios do lado leste (quadras "500").
É proibido estacionar ou parar junto ao meio-fio — exceto nas baias dos pontos de ônibus, para desembarque de passageiros.
As quadras "700" comerciais da W-3 foram a primeira área a se desenvolver na Asa Norte, no início dos anos 60, quando as únicas quadras construídas eram as residenciais SQN 403 a 406 — a mais de um quilômetro dali, e desprovidas de comércio.
Surgiram como um arruamento de barracos de dois andares, a parte superior avançando sobre as calçadas — também de madeira, para livrar o pé da lama — no mais puro estilo "velho oeste" da Cidade Livre (Núcleo Bandeirante), de cujos arredores haviam sido transferidos. Os comerciantes moravam no andar de cima, com suas famílias.
Por isso, otrecho construído da L-2 era conhecido como "Asa Norte Residencial", e o trecho de barracos da W-3 como "Asa Norte Comercial", assim identificadas nos letreiros dos ônibus.
Esse comércio em barracos de madeira já surgiu estabelecido do lado oeste da W-3 — quadras "700", que na Asa Sul são puramente residenciais.
Do lado leste, apenas a 502 Norte começou a ser construída segundo o desenho rígido das lojas da Asa Sul, com marquise em balanço e dois pisos superiores (inclusive para residência) na face voltada para a avenida e para o sol da tarde. As demais "500" Norte foram edificadas já sem essa padronização, e com permissão de gabarito elevado.
Ferreosfera |
Byteria |
|
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília | |||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Água Mineral | EPIA | N5 | Eixo Rodo- viário |
N5 | L4 Norte L4 Sul Av. Nações |
Clubes | Lago | ||||||||||||||||||
Noroeste | Camping | 916 a 902 |
W4 e W5 |
716 a 702 |
W3 e W3½ |
516 a 502 |
W2 | 316 a 302 |
W1 | 116 a 102 |
216 a 202 |
L1 | 416 a 402 |
L2 | 612 a 602 |
Campus da UnB |
|||||||||
SMU SAAN |
SRTVN | SMHN - Hospitais | SMHN | SBN / SAN | N4 | ||||||||||||||||||||
N-3 | N-3 | N3 | Embaixadas | ||||||||||||||||||||||
EPAA | SCN | SCN - Comercial Norte | SBN / SAN | ||||||||||||||||||||||
SMU | Autódromo Esportes GDF |
N2 | N2 — Via de serviço | Plata- forma Rodo- viária e Estação Central do Metrô |
N2 | N2 | |||||||||||||||||||
SHN - Hotéis | SHN - Hotéis | SDN (CNB) |
Cultural Norte | Ministérios | Planalto | ||||||||||||||||||||
N1 — Eixo Monumental | N1 — Eixo Monumental | ||||||||||||||||||||||||
Ferro-viária | Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes | Esplanada Congresso | |||||||||||||||||||||||
Estrutural | S1 — Eixo Monumental | S1 — Eixo Monumental | |||||||||||||||||||||||
SIA | Câmara e SIG Cruzeiro Sudoeste Octogonal |
EPIG | TJDFT SIG |
S2 | SHS - Hotéis | W3 | SHS - Hotéis | SDS (Conic) |
Cultural Sul | L2 | Ministérios | STF | |||||||||||||
Parque da Cidade |
S2 — Via de serviço | S2 | S2 | ||||||||||||||||||||||
901 a 916 |
W4 e W5 |
SCS | SCS - Comercial Sul | Eixo Rodo- viário |
SBS | SAS | 601 a 616 |
Embaixadas | |||||||||||||||||
S3 | S3 | S3 | |||||||||||||||||||||||
SRTVS | SMHS - Setor Médico Hospitalar | SBS | L1 | SAS | |||||||||||||||||||||
Campo da Esperança | 702 a 716 |
502 a 516 |
W2 | 302 a 316 |
W1 | 102 a 116 |
202 a 216 |
402 a 416 |
|||||||||||||||||
S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul | S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial | ||||||||||||||||||||||||
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões. Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta. |
|
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |