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Agenda do Samba e Choro
Faixa de pedestres na via W4 sul, entre a quadra residencial 713 e a entrequadra de comércio e serviços
Trecho da W-4 Sul entre a 713 (à direita) e a entre-quadras 713/913 (à esquerda), 4-Dez-2003.

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

  • Segunda a Sexta - R$ 3,00
  • Sábados, Domingos e Feriados - R$ 2,00
  • Estudante - Passe Livre

Achados e perdidos

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

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Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
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Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
Vias W4 e W5 Sul

Flavio R. Cavalcanti [2006]

São vias locais (50 km/h), respectivamente a quarta e a quinta, em afastamento, a oeste do Eixo Rodoviário.

A W4 é interrompida por balões (rotatórias) a cada duas quadras, onde entronca com as transversais que vêm da W3.

Mapa de localização das vias W4 e W5  ao longo da Asa Sul de Brasília

A W5 tem várias quebras de direção, e recebe a outra extremidade dessas ligações transversais, dando passagem a uma delas para um dos portões do Parque da Cidade — utilizado, por sua vez, como passagem entre a parte média da Asa Sul e as áreas a oeste.

A W4 e a W5 atendem uma área densa em escolas, instituições culturais, religiosas, clínico / hospitalares, e um número crescente de prédios comerciais com lojas no térreo.

Separam as quadras residenciais (as "700") das não-residenciais ("900").

O espaço entre elas — "entre-quadras 700 / 900 Sul" — hoje está quase totalmente edificado, inclusive onde é mais estreito, com prédios cujos estacionamentos em expansão tendem a eliminar as áreas verdes.

Há poucos semáforos, e muitas faixas de pedestres.

De início eram vias independentes, ambas de mão dupla. Hoje funcionam como duas mãos de uma única via.

A W-4 Sul tem duas faixas de rodagem, de sentido norte, e é interrompida por balões a cada duas quadras, ao ser cruzada pelas vias de ligação com a W-3.

A W-5 é quebrada — além dos balões — por sucessivas mudanças de direção. Tem três faixas de rodagem, sentido sul.

Início

No início da Asa Sul, a W-4 foi prolongada pelo beco estreito entre a 702 (Colégio Maria Auxiliadora) e a Entre-Quadras 702/902 (Funai e sede urbana do Clube do Congresso), com semáforo para cruzar a via de ligação com a W-3 (702/703).

Passado o beco, novo semáforo permite cruzar a via entre a 702 e o Setor de Rádio e TV, atingindo o Setor Comercial, o Setor Hoteleiro, e a entrada do Parque da Cidade.

Final

No final da Asa Sul, após a 714/914, a W-4 deixa de existir como pista separada.

Ali a W-5 passa de três para quatro faixas de rodagem (estreitas) — duas em cada sentido — e recebe tráfego intenso do SIA, Guará, Taguatinga, Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal, desviado do Setor Policial Sul. Torna-se, de fato, via de ligação do Setor Policial para a W-3, em conjunto com a via local entre as quadras residenciais 714 / 715.

Cruzamento

Entre as duas extremidades, a W-4 / W-5 é atravessada por outro grande fluxo de trânsito, sem semáforo: — A via 710/711, que conduz a uma entrada para o Parque da Cidade, intensamente utilizada como passagem para o Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal, Guará, Taguatinga e Águas Claras.

   

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

Acompanhe

Balão (rotatória) de conexão das vias W4 e W5 com a via transversal às quadras 700 e 900
Balão na W-4 Sul para cruzamento da via 712/713 Sul, 1°-Mar-2004.
Trecho da via W4 sul entre a quadra residencial 705 e os prédios comerciais e de serviços da entrequadra 705/905
Trecho da W-4 Sul entre a residencial 705 Sul (à esquerda) e prédios com lojas térreas e salas na EQS 705/905 (à direita), 1°-Mar-2004.
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília
Água Mineral EPIA N5 Eixo
Rodo-
viário
N5 L4
Norte

















L4
Sul
Av.
Nações
Clubes Lago
Noroeste Camping 916
a
902
W4
e
W5
716
a
702
W3
e
W3½
516
a
502
W2 316
a
302
W1 116
a
102
216
a
202
L1 416
a
402
L2 612
a
602
Campus
da UnB
SMU

SAAN
SRTVN SMHN - Hospitais SMHN SBN / SAN N4
N-3 N-3 N3 Embaixadas
  EPAA SCN SCN - Comercial Norte SBN / SAN
SMU Autódromo
Esportes

GDF
N2     N2 — Via de serviço Plata-
forma
Rodo-
viária

e
Estação
Central
do
Metrô
N2 N2
  SHN - Hotéis SHN - Hotéis   SDN
(CNB)
Cultural Norte Ministérios Planalto
N1 — Eixo Monumental N1 — Eixo Monumental
Ferro-viária Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes Esplanada            Congresso    
Estrutural S1 — Eixo Monumental S1 — Eixo Monumental
SIA Câmara
e
SIG



Cruzeiro

Sudoeste

Octogonal
EPIG TJDFT
SIG
S2 SHS - Hotéis W3 SHS - Hotéis   SDS
(Conic)
Cultural Sul L2 Ministérios STF
Parque
da
Cidade
    S2 — Via de serviço S2 S2
901
a
916
W4
e
W5
SCS SCS - Comercial Sul Eixo
Rodo-
viário
SBS   SAS 601
a
616
Embaixadas
S3 S3 S3
SRTVS SMHS - Setor Médico Hospitalar SBS L1 SAS
Campo da Esperança 702
a
716
502
a
516
W2 302
a
316
W1 102
a
116
202
a
216
402
a
416
S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial
Asa Norte | Centro | Asa Sul
Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões.
Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta.
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