Página inicial do site Brasília
Página inicial do site Brasília
 
   
   
Agenda do Samba e Choro
Perspectiva da Via S2, entre os setores Hoteleiro e Comercial, no início da Asa Sul, vendo-se ao fundo a Esplanada dos Ministérios
Logo após cruzar a avenida W-3, a via S-2 mergulha para nível inferior, onde se mantém até o final da praça dos Três Poderes.
À esquerda
, a parte baixa do Setor Hoteleiro Sul; à direita, a parte baixa do Setor Comercial Sul, 16-Jul-2003.

  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  
Agenda do Samba e Choro
   

Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
Via S2

Flavio R. Cavalcanti [2006]

A designação provém de ser a segunda via leste-oeste, do lado sul da cidade — a primeira é a pista do próprio Eixo Monumental no sentido leste, denominada S-1.

Deriva da própria S-1, nas proximidades da Torre de TV, e separa o Setor Hoteleiro Sul do Setor Comercial Sul, até o Eixo Rodoviário. A partir daí separa o Setor Cultural Sul do setores Bancário e de Autarquias. Adiante, separa ministérios, Câmara dos Deputados e Superior Tribunal de Justiça, de seus respectivos anexos.

A S-2 cruza em nível apenas a W-3, e logo mergulha para nível inferior, onde se mantém até depois da praça dos Três Poderes. Entronca, outra vez em nível, na avenida das Nações (L-4 Sul).

É uma via secundária (60 km/h?) de mão dupla, com duas faixas de rodagem em cada sentido.

Sucessivas transformações e adaptações deram à S-2 características diferentes, de um trecho para outro:

   Mapa de localização da Via S2
  • Em sua maior parte, as mãos são separadas por faixa contínua — com cravos descomunais —, sendo proibidos o retorno e o cruzamento da mão oposta.

  • Em alguns pontos, tem canteiros centrais e retornos. Em outros, tem semáforos que permitem cruzar a mão oposta, com faixa livre permanente na faixa da direita. Só vendo.

  • Na área da Esplanada e dos Três Poderes, reassume o aspecto original, com predominância de faixas para travessia de pedestres, sem semáforos. É relativamente comum o cruzamento da mão oposta por motoristas que entram ou saem de uma garagem, ou do estacionamento de um anexo.


7 – (...) Para o tráfego de caminhões estabeleceu-se um sistema secundário autônomo com cruzamentos sinalizados mas sem cruzamento ou interferência alguma com o sistema anterior, salvo acima do setor esportivo e que acede aos edifícios do setor comercial ao nível do subsolo, contornando o centro cívico em cota inferior, com galerias de acesso previstas no terrapleno (fig. 7).
                                                 Lúcio Costa, Relatório do Plano Piloto de Brasília


   

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

  

Byteria

  

Viaduto de cruzamento da Via S2 com a via L2, no início da Asa Sul
Viaduto da avenida L-2 sobre a via S-2, tendo à esquerda o Setor de Autarquias Sul e adiante o Setor Bancário Sul; e à direita,
o espaço destinado ao Setor Cultural Sul, com o tapume de obras da Biblioteca Nacional, em 8-Mai-2003.
Via S2 nos fundos da Catedral e dos Ministérios Catedral
Em patamar inferior ao da Esplanada, a via S-2 atende às garagens subterrâneas da Cúria Metropolitana (em construção),
ministérios, Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal, indo terminar na Avenida das Nações. Foto: 8-Mai-2003.
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília
Água Mineral EPIA N5 Eixo
Rodo-
viário
N5 L4
Norte

















L4
Sul
Av.
Nações
Clubes Lago
Noroeste Camping 916
a
902
W4
e
W5
716
a
702
W3
e
W3½
516
a
502
W2 316
a
302
W1 116
a
102
216
a
202
L1 416
a
402
L2 612
a
602
Campus
da UnB
SMU

SAAN
SRTVN SMHN - Hospitais SMHN SBN / SAN N4
N-3 N-3 N3 Embaixadas
  EPAA SCN SCN - Comercial Norte SBN / SAN
SMU Autódromo
Esportes

GDF
N2     N2 — Via de serviço Plata-
forma
Rodo-
viária

e
Estação
Central
do
Metrô
N2 N2
  SHN - Hotéis SHN - Hotéis   SDN
(CNB)
Cultural Norte Ministérios Planalto
N1 — Eixo Monumental N1 — Eixo Monumental
Ferro-viária Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes Esplanada            Congresso    
Estrutural S1 — Eixo Monumental S1 — Eixo Monumental
SIA Câmara
e
SIG



Cruzeiro

Sudoeste

Octogonal
EPIG TJDFT
SIG
S2 SHS - Hotéis W3 SHS - Hotéis   SDS
(Conic)
Cultural Sul L2 Ministérios STF
Parque
da
Cidade
    S2 — Via de serviço S2 S2
901
a
916
W4
e
W5
SCS SCS - Comercial Sul Eixo
Rodo-
viário
SBS   SAS 601
a
616
Embaixadas
S3 S3 S3
SRTVS SMHS - Setor Médico Hospitalar SBS L1 SAS
Campo da Esperança 702
a
716
502
a
516
W2 302
a
316
W1 102
a
116
202
a
216
402
a
416
S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial
Asa Norte | Centro | Asa Sul
Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões.
Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta.
Vias de Brasília e Distrito Federal
Eixo Monumental | Eixo Rodoviário | Vias locais do Plano Piloto
EPIA: espinha dorsal | EPCT - Contorno da bacia do Paranoá | Estradas Parque | Vias de acesso
Vias e Calçadas - a trama viária
Eixo Rodoviário | Transversais | Corredores leste-oeste | Calçadão, passarelas e acesso | Metrô | Galeria dos Estados | Cebolão Sul | Cebolão Norte
Estradas Parque do DF
EPAA - Armazenagem e Abastecimento | EPAR - Aeroporto | EPCB - Contorno do Bosque | EPCL - Ceilândia (Via Estrutural) | EPCT - Contorno | EPCV - Cabeça de Veado | EPDB - Dom Bosco | EPGU - Guará | EPIA - Indústria e Abastecimento | EPIG - Indústrias Gráficas | EPNB - Núcleo Bandeirante | EPPN - Península Norte | EPPR - Paranoá | EPTG - Taguatinga | EPTM - Tamanduá
  

Busca no site
  
  
Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade