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Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
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A designação provém de ser a segunda via leste-oeste, do lado sul da cidade — a primeira é a pista do próprio Eixo Monumental no sentido leste, denominada S-1. Deriva da própria S-1, nas proximidades da Torre de TV, e separa o Setor Hoteleiro Sul do Setor Comercial Sul, até o Eixo Rodoviário. A partir daí separa o Setor Cultural Sul do setores Bancário e de Autarquias. Adiante, separa ministérios, Câmara dos Deputados e Superior Tribunal de Justiça, de seus respectivos anexos. A S-2 cruza em nível apenas a W-3, e logo mergulha para nível inferior, onde se mantém até depois da praça dos Três Poderes. Entronca, outra vez em nível, na avenida das Nações (L-4 Sul). É uma via secundária (60 km/h?) de mão dupla, com duas faixas de rodagem em cada sentido. Sucessivas transformações e adaptações deram à S-2 características diferentes, de um trecho para outro: |
Em sua maior parte, as mãos são separadas por faixa contínua — com cravos descomunais —, sendo proibidos o retorno e o cruzamento da mão oposta.
Em alguns pontos, tem canteiros centrais e retornos. Em outros, tem semáforos que permitem cruzar a mão oposta, com faixa livre permanente na faixa da direita. Só vendo.
Na área da Esplanada e dos Três Poderes, reassume o aspecto original, com predominância de faixas para travessia de pedestres, sem semáforos. É relativamente comum o cruzamento da mão oposta por motoristas que entram ou saem de uma garagem, ou do estacionamento de um anexo.
7 – (...) Para o tráfego de caminhões
estabeleceu-se um sistema secundário autônomo com
cruzamentos sinalizados mas sem cruzamento ou interferência
alguma com o sistema anterior, salvo acima do setor esportivo
e que acede aos edifícios do setor comercial ao nível
do subsolo, contornando o centro cívico em cota inferior,
com galerias de acesso previstas no terrapleno (fig.
7).
Lúcio
Costa, Relatório
do Plano Piloto de Brasília
Bibliografia
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Byteria |
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Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília | |||||||||||||||||||||||||
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Água Mineral | EPIA | N5 | Eixo Rodo- viário |
N5 | L4 Norte L4 Sul Av. Nações |
Clubes | Lago | ||||||||||||||||||
Noroeste | Camping | 916 a 902 |
W4 e W5 |
716 a 702 |
W3 e W3½ |
516 a 502 |
W2 | 316 a 302 |
W1 | 116 a 102 |
216 a 202 |
L1 | 416 a 402 |
L2 | 612 a 602 |
Campus da UnB |
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SMU SAAN |
SRTVN | SMHN - Hospitais | SMHN | SBN / SAN | N4 | ||||||||||||||||||||
N-3 | N-3 | N3 | Embaixadas | ||||||||||||||||||||||
EPAA | SCN | SCN - Comercial Norte | SBN / SAN | ||||||||||||||||||||||
SMU | Autódromo Esportes GDF |
N2 | N2 — Via de serviço | Plata- forma Rodo- viária e Estação Central do Metrô |
N2 | N2 | |||||||||||||||||||
SHN - Hotéis | SHN - Hotéis | SDN (CNB) |
Cultural Norte | Ministérios | Planalto | ||||||||||||||||||||
N1 — Eixo Monumental | N1 — Eixo Monumental | ||||||||||||||||||||||||
Ferro-viária | Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes | Esplanada Congresso | |||||||||||||||||||||||
Estrutural | S1 — Eixo Monumental | S1 — Eixo Monumental | |||||||||||||||||||||||
SIA | Câmara e SIG Cruzeiro Sudoeste Octogonal |
EPIG | TJDFT SIG |
S2 | SHS - Hotéis | W3 | SHS - Hotéis | SDS (Conic) |
Cultural Sul | L2 | Ministérios | STF | |||||||||||||
Parque da Cidade |
S2 — Via de serviço | S2 | S2 | ||||||||||||||||||||||
901 a 916 |
W4 e W5 |
SCS | SCS - Comercial Sul | Eixo Rodo- viário |
SBS | SAS | 601 a 616 |
Embaixadas | |||||||||||||||||
S3 | S3 | S3 | |||||||||||||||||||||||
SRTVS | SMHS - Setor Médico Hospitalar | SBS | L1 | SAS | |||||||||||||||||||||
Campo da Esperança | 702 a 716 |
502 a 516 |
W2 | 302 a 316 |
W1 | 102 a 116 |
202 a 216 |
402 a 416 |
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S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul | S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial | ||||||||||||||||||||||||
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões. Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta. |
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