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Agenda do Samba e Choro
Ponte do Bragueto  e conjunto de acessos às principais vias do final da Asa Norte
Distribuição do tráfego no final da Asa Norte: as vias do Eixo Rodoviário se espalham em forma de Lis para conexão com as vias
W-3 Norte e L-4 Norte — que se desviam em direção uma à outra, formando um arco sob a ponte do Bragueto.
[GoogleEarth: imagens de satélite de 7 Out. 2008]

  

Ferreoclipping

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• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

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Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
Via N5 ? - Ligação L-4 a W-3 Norte


 
Flavio R. Cavalcanti

Ao contrário da Asa Sul, a ligação L-4 / W-3 no final da Asa Norte permanece praticamente a mesma desde sua implantação — horizontal, extensiva, com muitos (e quilométricos!) volteios para distribuir o tráfego.

O traçado em forma de arco aproveita uma extensão da ponte do Bragueto como viaduto — passando por baixo dele, junto ao lago —, para ligar os lados leste e oeste do final da Asa Norte.

Mapa de localização das vias de distribuição do trânsito no final da Asa Norte

Uma solução econômica, para uma época em que a Asa Norte ainda permanecia bem menos ocupada do que a Asa Sul (onde se concentrou a edificação inicial da cidade), e portanto com pouco tráfego no local.

Modificações posteriores, incluindo asfaltamento, alargamento, duplicação, eventual desenvolvimento das alças etc. não alteraram a concepção básica dessa ligação leste-oeste — ao contrário do que ocorreu na Asa Sul, na segunda metade dos anos 70.

Oficialmente, não é conhecida como "N-5" — embora constitua a quinta ligação entre os setores leste e oeste da Asa Norte —, mas simplesmente como extensões da W-3 Norte (na metade a oeste da ponte / viaduto do Bragueto); e da L-4 Norte (na metade a leste).

De um ponto de vista funcional, como (hipotética) "N-5" — ou seja, a quinta via de ligação leste-oeste do lado norte da cidade —, poderia ter sido feita como uma via única, em conjunto com outra via de ligaçãoEPIA), da mesma forma como sua equivalente na Asa Sul se estende até a EPIG.

No entanto, sua conexão à via de ligação para a EPIA foi feita em ângulo reto, por semáforos (cruzamento) e retornos no canteiro central. A preferência (na falha de semáforo) é de quem segue para a W-3 Norte, enquanto quem vem da ligação à EPIA deve aguardar. Sob certos aspectos, foi uma solução melhor — considerando o transtorno de quem chegava ao final da W-3 Sul (antes da construção de um viaduto, instalação de semáforo etc.), e se deparava com uma via preferencial de tráfego intenso e ininterrupto.

   

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

  

Vias de ligação leste-oeste do final da Asa Norte em 2008
Ligação atual: horizontal, extensiva, com muitos (e quilométricos) volteios para distribuir o tráfego.
[GoogleEarth: imagens de 7 Out. 2008]
Maquete da futura via de ligação leste-oeste do final da Asa Norte, com novos viadutos e alças de acesso e distribuição do trânsito, e alargamento da ponte do Bragueto
Futura ligação leste-oeste na extremidade norte do Eixo Rodoviário — mais direta, com trevo completo e ligações / viadutos
complementares, simplificando as conexões entre o Eixão, os Eixinhos, W3, L2, L4 e a ponte do Bragueto — que receberá
complementos laterais para desafogar o gargalo atual.
[do Blog DF Transportes]
Ponte JK - a "terceira ponte"
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Água Mineral EPIA N5 Eixo
Rodo-
viário
N5 L4
Norte

















L4
Sul
Av.
Nações
Clubes Lago
Noroeste Camping 916
a
902
W4
e
W5
716
a
702
W3
e
W3½
516
a
502
W2 316
a
302
W1 116
a
102
216
a
202
L1 416
a
402
L2 612
a
602
Campus
da UnB
SMU

SAAN
SRTVN SMHN - Hospitais SMHN SBN / SAN N4
N-3 N-3 N3 Embaixadas
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SMU Autódromo
Esportes

GDF
N2     N2 — Via de serviço Plata-
forma
Rodo-
viária

e
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Central
do
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N2 N2
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SIG
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Cultural Sul L2 Ministérios STF
Parque
da
Cidade
    S2 — Via de serviço S2 S2
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a
916
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e
W5
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Rodo-
viário
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a
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a
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