|
|
Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
|
|
Ao contrário da Asa Sul, a ligação L-4 / W-3 no final da Asa Norte permanece praticamente a mesma desde sua implantação — horizontal, extensiva, com muitos (e quilométricos!) volteios para distribuir o tráfego.
O traçado em forma de arco aproveita uma extensão da ponte do Bragueto como viaduto — passando por baixo dele, junto ao lago , para ligar os lados leste e oeste do final da Asa Norte.
Uma solução econômica, para uma época em que a Asa Norte ainda permanecia bem menos ocupada do que a Asa Sul (onde se concentrou a edificação inicial da cidade), e portanto com pouco tráfego no local.
Modificações posteriores, incluindo asfaltamento, alargamento, duplicação, eventual desenvolvimento das alças etc. não alteraram a concepção básica dessa ligação leste-oeste ao contrário do que ocorreu na Asa Sul, na segunda metade dos anos 70.
Oficialmente, não é conhecida como "N-5" embora constitua a quinta ligação entre os setores leste e oeste da Asa Norte , mas simplesmente como extensões da W-3 Norte (na metade a oeste da ponte / viaduto do Bragueto); e da L-4 Norte (na metade a leste).
De um ponto de vista funcional, como (hipotética) "N-5" ou seja, a quinta via de ligação leste-oeste do lado norte da cidade , poderia ter sido feita como uma via única, em conjunto com outra via de ligação (à EPIA), da mesma forma como sua equivalente na Asa Sul se estende até a EPIG.
No entanto, sua conexão à via de ligação para a EPIA foi feita em ângulo reto, por semáforos (cruzamento) e retornos no canteiro central. A preferência (na falha de semáforo) é de quem segue para a W-3 Norte, enquanto quem vem da ligação à EPIA deve aguardar. Sob certos aspectos, foi uma solução melhor considerando o transtorno de quem chegava ao final da W-3 Sul (antes da construção de um viaduto, instalação de semáforo etc.), e se deparava com uma via preferencial de tráfego intenso e ininterrupto.
Bibliografia
|
|
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília | |||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Água Mineral | EPIA | N5 | Eixo Rodo- viário |
N5 | L4 Norte L4 Sul Av. Nações |
Clubes | Lago | ||||||||||||||||||
Noroeste | Camping | 916 a 902 |
W4 e W5 |
716 a 702 |
W3 e W3½ |
516 a 502 |
W2 | 316 a 302 |
W1 | 116 a 102 |
216 a 202 |
L1 | 416 a 402 |
L2 | 612 a 602 |
Campus da UnB |
|||||||||
SMU SAAN |
SRTVN | SMHN - Hospitais | SMHN | SBN / SAN | N4 | ||||||||||||||||||||
N-3 | N-3 | N3 | Embaixadas | ||||||||||||||||||||||
EPAA | SCN | SCN - Comercial Norte | SBN / SAN | ||||||||||||||||||||||
SMU | Autódromo Esportes GDF |
N2 | N2 — Via de serviço | Plata- forma Rodo- viária e Estação Central do Metrô |
N2 | N2 | |||||||||||||||||||
SHN - Hotéis | SHN - Hotéis | SDN (CNB) |
Cultural Norte | Ministérios | Planalto | ||||||||||||||||||||
N1 — Eixo Monumental | N1 — Eixo Monumental | ||||||||||||||||||||||||
Ferro-viária | Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes | Esplanada Congresso | |||||||||||||||||||||||
Estrutural | S1 — Eixo Monumental | S1 — Eixo Monumental | |||||||||||||||||||||||
SIA | Câmara e SIG Cruzeiro Sudoeste Octogonal |
EPIG | TJDFT SIG |
S2 | SHS - Hotéis | W3 | SHS - Hotéis | SDS (Conic) |
Cultural Sul | L2 | Ministérios | STF | |||||||||||||
Parque da Cidade |
S2 — Via de serviço | S2 | S2 | ||||||||||||||||||||||
901 a 916 |
W4 e W5 |
SCS | SCS - Comercial Sul | Eixo Rodo- viário |
SBS | SAS | 601 a 616 |
Embaixadas | |||||||||||||||||
S3 | S3 | S3 | |||||||||||||||||||||||
SRTVS | SMHS - Setor Médico Hospitalar | SBS | L1 | SAS | |||||||||||||||||||||
Campo da Esperança | 702 a 716 |
502 a 516 |
W2 | 302 a 316 |
W1 | 102 a 116 |
202 a 216 |
402 a 416 |
|||||||||||||||||
S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul | S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial | ||||||||||||||||||||||||
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões. Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta. |
|
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |